"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Croissant

Esta receita de croissant faz parte do caderninho de receitas da minha cunhada e já faço há muitos anos.

 
É perfeita para festas, em tamanho coquetel. A massa é ótima, bem fácil de preparar e permite que se faça simples assim ou recheadas com presunto e queijo, azeitonas, só queijo, vários queijos, ou versões doces com goiabada, chocolate, nutella....
Ela pode ser feita com antecedência (depois de modelados, rapidamente para que não fermentem pela segunda vez, leve para congelar em aberto no freezer. Depois de congelados é só colocar num plástico, tirar o ar e voltar ao freezer por até 3 meses. Para assar, com umas 6 horas de antecedência retire do freezer, disponha na assadeira e em local protegido do vento espere descongelar e crescer. Depois é só assar normalmente. Fica excelente!
  

Massa Croissant

500 g farinha de trigo
1 colher de sopa do biológico seco
3 colheres de sopa de açúcar

1 colher de café de sal
200 ml de água morna
2 ovos
200 g de manteiga (uso especial para folhar)


Dissolver o fermento na água morna. Junte o açúcar, sal, farinha e ovos e misture até conseguir uma massa homogênea.
Cubra com um plástico e deixe fermentar por aproximadamente 1 hora.
Depois deste tempo, abra a massa de forma retangular, na espessura de mais ou menos 1 cm. Espalhe a manteiga derretida e fria com um pincel e dobre a massa, repetindo a manteiga e dobrando quantas vezes render a manteiga. Abra com rolo novamente e corte em triângulos (eu uso um cortador próprio, onde já faz um corte na base maior para facilitar quando enrolamos.
 
Recheie (ou não), enrole da parte maior para a menor, coloque numa assadeira, pincele com gema, polvilhe (se desejar) gergelim (ou orégano, ou queijo ralado) . Espere crescer mais uma vez e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média até dourarem.




12 comentários:

  1. Oi Cumadre, que saudades de você. Seu blog tá "uma coisa de doido"....esses croissants...valha-me Deus...que água na boca. bjocas

    ResponderExcluir
  2. que massa otima é essa né?acho que foi aquela daquele encontro né?amei a receita..bjo..

    ResponderExcluir
  3. Alguns croissants deliciosos para todos.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. UAU.....QUE DELÍCIA, E RENDEU BASTANTE!
    ESSA MASSA É TUDO DE BOM, VALEU!

    TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!
    BJS..♥

    ResponderExcluir
  5. Menina, isso é uma padaria ou o quê? kkkkkk!!!! Nunca vi tanto croissant gostoso junto!!!!

    Que delícia!

    Uai, qualquer dia experimento, ah, claro que sim!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Olá Tânia, vc me fez uma visita hoje e eu vim conhecer seu blog, menina do céu cada delicia que tem nesse seu cantinho, entre tantas que vi, gostei muito do Pão de alho c/queijos e a Casquinha de Bacalhau, mas quero voltar para ver o restante com calma. Quanto a esses croissants, achei uma massa excelente, e adorei o cortador, nem sabia que existia cortador próprio. Vou voltar, e quando quiser volte ao meu será sempre muito bem vinda. Bjos. Ótima semana

    ResponderExcluir
  7. menina que delicia...um suquinho geladinho e tava bom d+. Legal parece que rende bastante...gostei da receita. bjinhus!!!
    Rose

    ResponderExcluir
  8. Gostei da massa e deste cortador, que prático! bjo

    ResponderExcluir
  9. Oi, adoro seu blog, fiquei muito triste quando não podia mais acessar, faço sempre aquela sua receita de antepasto de pimentas, meu filho adora. Gostaria de saber como faço para copiar a receita, uso apenas para fazer parte de minhas receitas favoritas, não repasso para ninguém. Obrigada, bjs. bom feriadão.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem com você? Adoro seu blog, já fiz várias receitas, porém agora não estou conseguindo copiar e colar para minha pasta de receitas, não uso suas receitas além de fazer para minha família. Estes croiassant estão maravilhosos, se puder me mandar por e-mail, agradeço. bjs.

    ResponderExcluir
  11. Sonia
    Me mande seu e-mail que te encaminho a receita!
    Beijinhos

    ResponderExcluir