"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Molho de Pimenta Dedo-de-Moça


Este molho de pimentas dedo-de-moça eu aprendi com a minha mestra Iliane....que me presenteou com um vidro e no mesmo dia acabamos com ele (sim, no plural porque não foi só responsabilidade minha!), de tão bom que era.
O mais gostoso deste molho é que com o passar do tempo ele atenua a "picância" e, com os demais temperos da receita, fica muito saboroso.

100 g de pimenta dedo de moça
1 cebola grande descascada
1 cabeça de alho sem casca
1 copo americano de óleo
1/2 copo de vinagre branco
sal.

Retire os cabinhos da pimenta e lave-as. Corte a cebola em quatro pedaços, coloque no liquidificador a pimenta, cebola, alho, vinagre e  o sal e bata bem (A iliane bateu tudo junto, inclusive o óleo, mas a primeira vez que fiz assim não ficou como o dela, então testei colocando o óleo por último, só para misturar e deu certo).
Passe para uma panela e leve ao fogo, assim que o óleo subir e ficar todo em cima desligue o fogo e deixe esfriar. Coloque num vidro e está pronto um molho divino de pimenta!
Obrigada de novo pela maravilhosa receita, Iliane!!

Como da última vez eu fiz muitas receitas, resolvi comprar os vidros próprios para molho de pimenta. Sempre presenteio amigos com as minhas conservas (os que apreciam).
Mas achei que o vidro tava tão insosso.....

Não tenho a menor aptidão para artes manuais, mas juntei o que tinha em casa.....e resolvi inventar....

Até que ficaram bonitinhos ....





45 comentários:

  1. COISINHAS MAIS LINDINHAS É DELICIOSAS!
    ADORO PIMENTAS CHEIROSAS E BEM ARDIDAS!
    BJIM

    ResponderExcluir
  2. os vidrinhos de pimenta ficaram lindos e com certeza, o molho bem mais saboroso do que o industrializado!! adoro pimenta!

    ResponderExcluir
  3. amiga..ficou lindo seus vidrinhos com essa pimenta!!!menina..realmente ela é uma delicia..fiquei feliz que fez e gostou..e obrigado pelo carinho e pelo link..bjus..otmo começo de semana..li

    ResponderExcluir
  4. Que delícia de molho e que ótima idéia para presente! Claro que vou copiar essa receita!

    Beijinho e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Ciao carissima trovo sempre delle belle ricette sul tuo blog. Scusami se sono stata poco presente in questo periodo. Buona settimana, un abbraccio Daniela.

    ResponderExcluir
  6. Bonitinhos não, ficaram lindos! Super legal esta ideia de presente. Um beijo,

    ResponderExcluir
  7. Tania, ficaram uma graça!
    Eu nunca me arrisquei a preparar em casa e dos industrializados só gosto do molho da Kitano! Os outros não têm sabor ou têm outros temperos muito realçados.
    Qualquer dia desses vou fazer essa receita.

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Adoro pimenta. Certamente farei esta sua receita. Poderei postá-la no meu blog? (www.vovotida.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  9. Até que ficaram bonitinhos??? Ficaram lindos Tânia! Vou anotar aqui para fazer em casa! Meu pai adoro molho de pimenta! Bjinhos

    ResponderExcluir
  10. Uso pimenta com moderação, mas os vidrinhos ficaram lindos. Receber um mimo desses é uma satisfação em dobro.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Ah!!! Manda um vidrinho desses pra mim...rs!!!
    Certa vez, fia uma receita, mas era mais complicada que essa. Gostei muito, e como aqui gostamos demais de uma boa pimentinha, onde vou testar a receita.
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  12. Vim aqui pela indicação da Paula, do blog 'com capricho', e já de cara adorei o teu blog, pois amo pimenta!
    Parabéns, já sou sua fã!
    Bjus do blog 'Cozinha Santa'!

    ResponderExcluir
  13. Adorei a receita e os vidrinhos também...somos apaixonados por pimentas também...e sempre presenteio algumas pessoas...rs
    Bjinhus e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  14. Receita de Iliane, feita pelas habilidosas mãos de Tânia “Zakuskas” não tinha outro jeito se não ficar ótimo!

    Pode colocar meu nome ai na lista de contemplados viu amiga? Também adoro uma pimentinha!

    ResponderExcluir
  15. Tânia,
    Sua decoração ficou uma graça.
    Pena que eu não seja amiga de pimenta, para poder aproveitar a receita.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  16. Nossa que coisa mais linda.
    Fora que deve ficar gostoso a beça.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Tânia, tem um selinho no meu blog, dedico a vc, espero que aceite! Bjinhos

    ResponderExcluir
  18. Não vou deixar o Marcelo ver sua postagem, senão ele não vai me dar sossego até eu fazer esta sua alquimia, amiga!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  19. Oi, Tania,
    Fantástico o molho de pimenta. E seus vidrinhos estão encantadores. Esta história de você não ter habilidade manual está errada.Alguém deve ter colocado isto na sua cabeça. Você é muito, muito jeitosa mesmo. Já vi outros potinhos aí bem lindos, enfeitados por você, potanto...
    Parabéns pela criatividade!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Adorei esse molho ficaram lindos os frascos além deve ser muito bom!Não conhecia teu blogo foi ao acaso mas gostei bastante já está na minha lista de blogs.Convido a tomares um café na minha cozinha,) e seres minha seguidora e também serei tua,assim sabemos ambas quando à receitinhas novas:) espero tua visita.
    Bjinhos,
    Boa fim de semana

    ResponderExcluir
  21. Olá, também amo pimentas e esses molhos caseiros são uma delícia!!! Adorei seu blog, e já estou por aqui a te seguir!
    E que vidrinhos charmosos!!!
    Deixo um convite para vc visitar meu cantinho, ok?
    Beijos doces!!!

    ResponderExcluir
  22. Nossa..muito boa essa receita, amei os vidrinhos, muito legal!!

    ResponderExcluir
  23. muito boa a receita! Acabei de fazer e ficou uma delícia!... bjim

    ResponderExcluir
  24. muito boa a receita! Acabei de fazer e ficou uma delícia!... bjim

    ResponderExcluir
  25. Oi! Parabéns pelo capricho! Você bate as pimentas com as sementes?

    ResponderExcluir
  26. Oi! Parabéns pelo capricho! Você bate as pimentas com as sementes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Janielly! Sim, bato a pimenta inteira, tiro só o cabinho.

      Excluir
  27. Olá! adoro pimenta e sempre pesquiso molhos diferente...É mesmo necessário ferver???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana. A receita é para ferver. O sabor fica diferente se não o fizer, mas vai de gosto pessoal. Acho que inclusive a durabilidade se não ferver fica bem reduzida.

      Excluir
  28. Adoro pimenta! sempre pesquiso novas receitas de molho...é mesmo necessário fervê-lo?

    ResponderExcluir
  29. Olá! adoro pimenta e sempre pesquiso molhos diferente...É mesmo necessário ferver???

    ResponderExcluir
  30. OLá tudo bem?? Estava a procura da receita de alichela e encontrei seu BLOG, e Adorei. Vi várias receitas que com certeza meus filhotes ( e amigos) vão adorar. Parabéns pelo BLOG, voltarei aqui várias vezes para ver as receitas.

    ResponderExcluir
  31. Olá, estava procurando receitas de alichela e encontrei seu BLOG. Adorei as receitas e sei que meus filhotes ( e seus amigos) também vão adorar. Parabéns pelo BLOG, voltarei outras vezes para compartilhá-lo.

    ResponderExcluir
  32. Estava já há algum tempo em busca de uma receita de molho de pimenta, no google encontrei algumas muito ralas ou que não me apateciam pelos ingredientes, até que achei a sua e não pensei duas vezes antes de fazê-lo. Ficou maravilhoso, até minha namorada que não é muito chegada na capsaicina amou.

    Só mais uma coisa, a receita foi postada no dia de meu aniversário (28/02), nunca pensei que ganharia um presente tão bom de alguém que eu nem sequer conheço! haha

    Parabéns e obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helbert, muito bom ler mensagens como a sua. Fico feliz em repassar algo que também aprendi.
      Eu é que agradeço seu comentário e suas palavras!

      Excluir
  33. olá boa noite,essa receita de molho de pimenta depois de pronta tem que conservar na geladeira ou pode deixa fora da geladeira e por quanto tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudia, eu conservo na geladeira. Acho que se não tiver muito calor você pode até deixar alguns dias fora. Eu não saberia te dizer quanto tempo, pois nunca fiz esse teste.
      Bjs

      Excluir
  34. Oi Tania, td bem ? Adoreii sua receita, vou fazer uma feijoada no sabado, e gostaria de fazer esse molho e fiquei com duvida na quantidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maura, uma receita dá prá umas 10 - 15 pessoas fãs de pimenta, como acompanhamento da sua feijoada. Hummmm, fiquei salivando agora imaginando...
      Tomara que você goste.
      Beijinhos

      Excluir
  35. Ola bom dia.
    Onde posso comprar essas garrafinhas para o molho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei em qual cidade você mora. Aqui em São Paulo compro no Pronto Socorro do vidro (www.psdovidro.com.br) ou nas várias casas que vendem essências (Casa das Essências, Paraíso das Essências - existem várias próximas a Praça da Sé e em outros bairros). ;)

      Excluir
  36. Eu fiz,mas nao ficou vermelho assim,ficou laranja bem clarinho.

    ResponderExcluir