"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

terça-feira, 27 de março de 2012

Relish de Pepino


Esta receita peguei há tempos no Blog From Our Home To Yours (da Cris), e desde então já fiz tantas vezes que já decorei. Faz feliz quem gosta daquele picles de pepino daquele lanche famoso, pois fica igualzinho. Além de render bastante, dá para fazer pasteurização e conservar por muito tempo, aproveitando a safra e consequentemente os preços mais em conta da matéria prima principal, ou seja, o pepino.
O texto abaixo é quase integral da Cris. "Quase" porque trascrevi da forma que fiz. 
A receita original você acessa aqui.

A receita com minhas alterações

1 kg de pepino tipo japonês
2 cebolas pequenas
1 pimentão vermelho
2 colheres (sopa) de sal
Água gelada para cobrir os pepinos

Fatie os pepinos, o pimentão e as cebolas bem fininhas (usei um mandolin para os pepinos e na faca mesmo para o pimentão e cebolas). Dissolva o sal na água gelada e deixe de molho as fatias de pepino, cebolas e pimentão por 3 horas. Escorra bem.

Calda:
1 1/4 xícara de açúcar
1 1/4 xícara de vinagre branco (usei vinagre de arroz)
1 colher (chá) de grãos de mostarda (ou mais, a gosto)
1/4 colher (chá) de cúrcuma em pó
Misture os ingredientes da calda numa panela. Acrescente os pepinos, os pimentões e as cebolas escorridos e deixe levantar fervura. Não deixe ferver. Guarde na geladeira em vidros esterilizados. Rende muito. Sirva com cachorro quente ou hamburguer. Use também para fazer molho tártaro.

Dicas:
- O pepino pode ficar de molho na geladeira por uma noite, o mínimo são 3 horas.
- O amarelinho do picles é conseguido com a curcuma, na falta tente o açafrão... curry não...


26 comentários:

  1. Bom dia. Há tempos procuro a receita do picles dessa rede de fast food!!

    Não fiz ainda esta receita. Mas nos potes dessa rede, não vejo pimentão no pote.

    Sem o pimentão, fica muito diferente?

    ResponderExcluir
  2. Oi Ismael.
    Não fica diferente se você fizer sem pimentão e sem cebolas. Pode fazer tranquilo.Eu já fiz omitindo estes ingredientes e fica igualmente gostoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como assim ferver em vidros esterilizados??

      Excluir
    2. Você tem que higienizar bem os vidros. Isso inclui fervê-los (e as respectivas tampas) para eliminar qualquer risco de contaminação.

      Excluir
  3. Como um acompanhamento deve ser delicioso, e tambén para salada.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Suas zakuskas são um espetáculo!
    De uns tempos para cá, tenho consumido muito pepino em conserva. Até em maionese já provei a aprovei.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. mm... adorei essa receita, Tânia, adoro pickles, e essa eu vou anotar pra fazer.

    ResponderExcluir
  6. Tânia,

    O seu relish ficou com um aspecto fantástico, super profissional. E o sabor, com certeza, não fica atrás, rsrs.

    Beijoca e boa tarde, querida!

    ResponderExcluir
  7. Oi TÂnia,
    Esse receita é deliciosa mesmo.Já fiz há algum tempo, é bom que vc me lembrou de faze-la novamente.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  8. Minha nossa, nem acredito que por fim vou ter essa receitinha aqui, e vou logo fazendo, pois adoro.
    A idéia de conservar por mais tempo é ótima...depois de pronto seria só armazenar em vidros esterelizados e ferver depois de fechados??

    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Tânia! Nossa fiquei tão feliz com seu post! Principalmente porque você disse que já até decorou a receita, e olha, quem gosta de comida japonesa e de outro lanche (subway) também vai gostar... beijão!

    ResponderExcluir
  10. Oi Raquel...
    É isso mesmo. Coloque nos vidros esterilizados e ferva de cabeça para baixo. Mas não deixe muito tempo fervendo porque senão os pepinos ficam "moles" demais. Pelo menos eu gosto deles mais crocantes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. olá adorei a sua receita mas gostaria de saber por quanto tempo pode quardar a conserva no vidro? é que eu vi em outro sites que tem conserva que vão de meses a ano. fica minha perguntinha, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kalila
      Na geladeira duram um tempão, não sei precisar exatamente, mas tenho um vidrão na geladeira há uns 5 meses e hoje experimentei e ele continua delicioso como no primeiro dia. Se quiser que dure mais tempo, faça a pasteurização esterilizando bem o vidro com água fervente e a tampa (que deve ser metálica e nova). Depois de preenchido os vidros com os pepinos e a calda, leve para ferver de cabeça para baixo sobre um guardanapo. Para não amolecer demais os pepinos, eu não fervo como na receita, mas sim coloco todos os ingredientes "crus" no vidro e deixo ferver uns 2 minutos dentro do próprio vidro. Desligue o fogo e deixe esfriar sem retirar da penela. Aí dura mais de um ano, com certeza e sem refrigeração.
      Tem uma postagem que explica melhor isso:
      http://zakuskas.blogspot.com.br/2009/12/antepasto-de-pimentas.html

      Beijinhos e obrigada pela sua visita!

      Excluir
  12. Infelizmente o meu ferveu um tempo que me descuidei tem algum problema para a minha saúde comer pepino fervido? por que não pode ferver?

    ResponderExcluir
  13. Oi Cristina. O inconveniente de ferver demais é que o pepino perde a crocância e fica mole. Pode consumir sem problema, mas a textura ficará comprometida.

    ResponderExcluir
  14. Gosto demais do seu blog que pena que não posta mais!
    Passo sempre por aqui, pois é referencia para mim.

    ResponderExcluir
  15. Depois de pronto já pode consumir ou tem prazo pra espera?pq já vi receitas de pickles que deixam uma semana pra consumir

    ResponderExcluir
  16. Olá, fiquei muito feliz em encontrar esta receita no teu blog. Amo relish de pepino! Gostaria de saber se você tem alguma receita de siliodka. Peguei algumas, tipo colar a sardinha no sal por uma semana fora da geladeira, etc, mas nao sei os pormenores. Minha mãe costumava fazer quando eu era pequena. Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Oi Fabiola! Obrigada pelo seu comentário.

    Meus pais fazem até hoje, mas os detalhes eu ainda não tive a curiosidade de ver. Vou perguntar para eles e te digo, ok!

    Você já viu a receita de pepinos em conserva à moda russa? Receitinha deles:
    http://zakuskas.blogspot.com.br/2008/12/pepinos-conserva-moda-russa-e-relish.html

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi.. não precisa ferver dentro do vidro se nao quiser?

      Excluir
    2. Não precisa, se você for consumir rápido e conservar na geladeira.

      Excluir
  18. Oi adorei sua receita mas não encontrei a semente de mostarda e estou sem curcuma... da muita diferença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fará diferença no sabor, apenas na apresentação.

      Excluir
  19. Só por curiosidade, açafrão da terra é a mesma coisa que curcuma!

    ResponderExcluir