"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Costela Assada na Panela de Pressão



Não sou fã de carnes vermelhas....mas me rendi a esta receita, postada pela Ana Cláudia,   na Comunidade Culinária-Receitas do Orkut.
E o mais incrível....em menos de 40 minutos já estava pronta, dourada, macia e deliciosa.
Recomendo....repito.....refaço.....
A receita adaptada o mínimo da original, para ficar clara a forma de ser feita, e outras dicas...

- 1 kg de costela bovina magra (usei 1.500 Kg de ponta de agulha)


- 1 tablete de caldo de carne (usei  1 1/2 caldo de costela)

Esfarele o caldo ou pique em pedacinhos. Ponha a costela em pedaços, já lavada e bem escorrida /seca e o caldo na panela de pressão (sem óleo, sem água). Tampe e deixe 10 minutos em fogo alto (independente de chiar ou não).
Abra a panela mexa, para que o caldo misture bem com costela.


Feche a panela e deixe em fogo alto até começar a chiar. Abaixe o fogo, chama média/baixa e deixe cozinhar por 20 minutos.
Está pronta. Os ossos soltam da carne que fica macia e dourada!


(quando abri a panela, virei as costelas e deixei que dourassem do outro lado. Escorri a gordura e joguei uma cebola grande em fatias e salsa picada).



* Enquanto cozinha, cheira a assado, meio queimado, isso e normal (tá assando! - só cuidado para não queimar mesmo - diminua a chama).
* A costela tem que ser magra, fica parecendo churrasco. Se for gorda junta muita água e cozinha ao invés de assar.

* Outras pessoas também fizeram com costela suína e atestaram que fica boa, eu ainda não fiz, e creio que o tempo de cozimento deva ser bem menor.
* Se não encontrar caldo de costela, use  caldo de picanha, de carne.....



37 comentários:

  1. Fiquei doida p/ fazer essa receita!!! Normalmente costela leva hooooras no forno...que facilidade!!!
    Amei!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que delicia Taninha...Só com caldo de carne...Não tempera a costela? Ai, fiquei com vontade....Beijão

    ResponderExcluir
  3. Que delicia, me encanta y la tarta de manzana divina... que hambre me ha entrado...
    Un beso desde España

    ResponderExcluir
  4. Essa costela ficou divina, a foto esta de dar agua na boca. Acho que experimentar essa receita também. beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Tania, qué aspecto tan delicioso!!!.
    Un beso

    ResponderExcluir
  6. Tania, lí e relí, não vai água? Menina tenho 2 coisas a te confessar:
    1ª eu tenho paúra, pavor de panela de pressão, juro. Meu feijão leva mais de 1 hora na pressão assim que chia eu desligo o fogo, pois tenho medo que exploda pode? Isso desde de sempre, uso mais nem fico na cozinha em fogo baixíssimo.
    2ª eu A-D-O-R-O uma costela de qualquer jeito, assada, cozida e agora ví essa maravilha e fiquei aguada, mais morro de medo de fazer assim como vc fez.
    Pra sorte minha tenho um irmão que adora cozinhar, tenho certeza que ele não vai me negar, vou comprar a costela e aparecer na casa dele, para ele fazer pra mim,vou copiar e mandar por e-mail a sua costela maravilhosa, assada na panela de pressão isso é um achado. Depois eu te conto.Bjss

    ResponderExcluir
  7. Raramente como carne vermelha mas, quando como, é quase sempre costela. Adoro uma costelinha :)

    ResponderExcluir
  8. Tânia, eu já fiz e acrescentei após o tempo de cozimento alguns legumes...ficou parecendo cozido...muito, muito bom!
    A foto está linda!
    Agora vou jantar...que fome!!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Tania, querida!
    Amei a simplicidade desta receita!
    Vou fazer pro meu papai que é um carnivoro de primeira!
    Depois te conto
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Que delicia de costela. Gostei bastante rsrsr

    ResponderExcluir
  11. Tanita,
    Essa receita é mesmo muito boa! Só não é dessa pessoa! Eu a conheço Há muitos anos, e lá mesmo na Comunidade do Mauro duas ou três pessoas a postaram antes (uma delas em 2006!), acabei de ir lá averiguar porque não me lembrava de uma moça postando essa receita e sim dois rapazes. Mas é isso aí, o negócio é divulgar. A sua ficou com uma aparência maravilhosa!
    Beijinho querida!

    ResponderExcluir
  12. Eu jurava que era de forno quando vi a fotografia. E uma moleza de fazer! Gostei demais. Ficou incrivelmente apetitosa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Tania..é muito boa mesmo!eu vi essa receita e fiz tambem..fiz com carne de porco(costela)..ficou maravilhosa..você viu que tem gente que fez até com frango?pois é..amei..só que minha foto não ficou boa..e depois?não dava para tirar outra..já havia acabado tudo!!rss!!!muito bom mesmo..ficou linda a sua..bjus..li

    ResponderExcluir
  14. Hum... que delícia!!! me deu água na boca.... vou experimentar... deve ficar bem saborosa, e além do mais é facílima de fazer!! Beijos..

    ResponderExcluir
  15. Tânia,
    Receita boa, não?
    Prática, rápida e gostosa.
    Obrigada pela ideia.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  16. Carol:
    De tão simples parece confuso...mas é isso mesmo...
    . Não vai água
    . Não vai óleo
    . Não precisa temperar a costela (o caldo já faz isso)

    Carmencita....as panelas de pressão modernas normalmente tem duas válvulas de segurança, então se tomarmos atenção não tem que ter medo. Deve ser perigoso (e concordo contigo) panelas com borrachas vencidas, válvulas entupidas e nenhum plano B de segurança. Fora isso, ela quebra um galhão na cozinha, viu?? Perca o medo e aproveite!!

    Marly...pois é...quando posto receita de outros me preocupo com a autoria da receita, mas nem sempre chegamos ao verdadeiro criador. Achei justo citar a fonte de onde vi. Eu nem sabia que a receita era tão antiga assim. Obrigada por avisar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. adoro costelas. essa receita é um quebra galho. minha filha chama de churrasco de pressão.

    ResponderExcluir
  18. Tânia, essa costela é parecida com a que fiz dias desses, mas tem detalhes diferentes, vou experimentar com certeza, adoro costela assada. Bjuss!!!
    Ótimo fim de semana pra você!!!

    ResponderExcluir
  19. Os dejo a tod@s el mismo comentario o sea, copio y pego..
    Que tengais un buen puente nos vemos a la vuelta.
    Un bexazo.

    ResponderExcluir
  20. Receita ótemaaaa, fica super linda a carne. Eu amo carne! Hihihi... Não consigo ficar sem a bendita! Bjinhos Tânia, um ótimo final de semana ;D

    ResponderExcluir
  21. Fácil demais...e o visual...bem legal! Vou experimentar com costelinhas de porco,já que nao sou muito fã de costela bovina...
    Bom findi, mesmo com um mar de chuva que cai por aqui!

    ResponderExcluir
  22. Tania, ja vi algumas meninas fazendo essa carne na penela de pressão e não vejo a hora de fazer também, o seu ficou tão douradinho, vou seguir as dicas,
    bjinhos
    Paula

    ResponderExcluir
  23. Linda aparencia da costela, ainda não fiz esta receita, bem que fiquei agora palpitando.

    ResponderExcluir
  24. É muito boa mesmo, sempre faço aqui em casa. Faço também com costela e linguicinha.

    ResponderExcluir
  25. estou fazendo vms ver no que vai dar!!! ja ja falo

    ResponderExcluir
  26. estou fazendo no momento vms ver qndo ficar pronta! volto para falar!
    qndo eu for deixar os 20 min tenho q tirar a agua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, não sei de que água você está falando. REPITO QUE NÃO VAI ÁGUA NENHUMA! Alguma coisa não foi feita de acordo com o explicado. Será que você usou costela congelada?
      Eu já fiz várias vezes e em nenhuma vez deu errado.

      Excluir
  27. Fiz e ficou deliciosa, macia e o tempero no ponto! Mas tive medo de queimar, então abri e mexi a cada 10 minutos, pk usei costela magra. Servi com mandioca cozida e fez sucesso! Obrigada pela partilha.

    ResponderExcluir
  28. Fiz hoje, ficou maravilhosa...!!!!

    ResponderExcluir
  29. SENSACIONAL!!! Fiz hoje e ficou muito boa além de muito prática de se fazer.

    ResponderExcluir
  30. Fiz hoje e ficou maravilhosa!!!! Sensacional!!

    ResponderExcluir
  31. Fiz ontem ficou simplesmente maravilhosa obrigada por compartilhar essa receita amei !

    ResponderExcluir
  32. BOM DIA! GOSTARIA DE FAZER PRA 15 PESSOAS QUANTO DE COSTELA TEREI QUE COMPRAR? OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júnior, desculpe pela demora. Mas tudo vai depender do que você vai servir junto com essa costela. O cálculo de carne é entre 300 e 500 gramas por pessoa (só carne, sem os ossos). E para 15 pessoas você teria que fazer várias receitas, pois a panela de pressão doméstica não comporta tanto. :)

      Excluir
  33. pra 15 pessoas quanto devo compra de costela?

    ResponderExcluir