"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Patê de Berinjela de uma Padaria Italiana Famosa de São Paulo



Existe uma Padaria Italiana em São Paulo, precisamente no bairro da Bela Vista, que faz uns pães divinos, entre outras coisas (mas não digo, o nome dela...hehe).

Uma vez, de passagem por lá, me ofereceram em degustação uma fatia com um patê, para provar.

Fiquei alucinada pelo sabor, mas jamais poderia dizer que era de berinjela.
Comprei 100 gramas para analisar com mais calma tudo que havia naquela mistura mágica (e olha que saiu bem caro!!).
E depois de umas 4 tentativas, consegui reproduzir o bendito.....ou como diz meu Rei, ficou melhor que a original.....

Tenho um sobrinho que odeia berinjela, não come nem amarrado, e ama este patê (e sabe do que é feito!)...

O "segredo" é usar, além de ingredientes de primeira qualidade, um azeite extra-virgem.


A receita, mais ou menos no "olhômetro":


4 a 6 berinjelas pequenas descascadas e cortadas em cubos
(prefiro as menores porque tem menos sementes)
1 1/2 litro de água
500 ml de vinagre branco (ou agrin)


Leve numa panela para ferver a água juntamente com o vinagre. Junte a berinjela e deixe cozinhar por uns 5 minutos. Escorra a água, deixe esfriar e esprema com as mãos para tirar o excesso de água (ela não deve ficar muito cozida).

Corte na faca bem miudinho, ou processe, mas no pulsar, para ficar em minúsculos cubinhos, e não liquidificados. A berinjela não deve virar uma pasta.

Meça a quantidade obtida e coloque a mesma quantidade de azeitonas verdes, sem caroços, também bem picadinhas ( meu patê tem alguns pontinhos vermelhos porque usei as recheadas de pimentão).

Tempere com 1 ou 2 dentes de alho amassados, uma pitada de orégano seco e muito azeite extra-virgem.

Geralmente não coloco sal, pois a azeitona já faz este trabalho, mas se achar necessário, corrija.
Misture bem e sirva com um pãozinho italiano fresco.....


Não sei quanto tempo dura na geladeira.....aqui geralmente acaba em dois ou três dias....

24 comentários:

  1. Tania, estou rindo aqui com sua aventura, o mesmo preço dos 100 g renderam uma receita deliciosa para você e para nós... e com certeza muito mais barata... beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa pasta ! amanhã é aniversário da minha esposa e comprei berinjelas para uma pasta. A minha leva tomate e orégano, mas não vinagre. Me diga uma coisinha: Tito ou mantenho as cascas? Na minha mantenho mas pela sua foto não vo cascas. Vou tentar reproduzir já que fazes tantos elogios...

    Um abraço

    João Mario
    http://picadinhodebacana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que delícia Tânia!!! Adorei o segredo dó patê da padaria famosa! kkkkk

    Amo berinjela, vou fazer!

    Vi você falar no blog da Rachel que congelou alcachofras, como vc faz? Põe direto no freezer? (pode responder aqui mesmo se preferir, eu volto depois).

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Hum... Mais ficou lindo demais! 4 tentativas, mas valeu a pena né! Foi muito bacana da sua parte compartilhar a receita conosco! Bjinhos Tânia

    ResponderExcluir
  5. adoro patê de beringelas..e a daquela padaria é tudo de bom.. a sardela de lá..hummm..eu amo..bjus

    ResponderExcluir
  6. Cris
    Pode ter certeza que com o custo das 100 gramas de lá eu faço tranquilamente 600 gramas.

    João
    As berinjelas são descascadas!E o pulo do gato é deixar ela granuladinha!

    Tati..já respondi por e-mail, viu?

    Paula
    Tem gente que guarda receita como se fosse perder alguma coisa se contasse como é feito, né? Nada como ir testando aqui e alí....para inclusive deixar melhor.

    Li....é uma perdição mesmo...mas a preço de ouro...hehe

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que fácil de fazer e que delícia deve ser! Estou tentada a fazer...

    ResponderExcluir
  8. Falou que tem berinjela, eu, como dizem, 'tô dentro'!. Já tô copiando a receita!
    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  9. E' una delizia il tuo pate', brava Tania.
    Buon week-end Daniela.

    ResponderExcluir
  10. Tania, gostei muitíssimo deste patê! Vou fazer... Uma curiosidade: ele fica com gostinho 'defumado' como babaganuche? Adorei a reflexão também, esta vou copiar para mandar por aí. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Tânia
    Que delícia vou fazer, adoro berinjela
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Amiga isso deve ser bom demais, vou tentar e comer sozinha, já que patê a senhora entende!
    Bjss

    ResponderExcluir
  13. sei bem qual é, preciso fazer, adorei! bjs

    ResponderExcluir
  14. O patê de berinjela é o melhor para mim. Num pãozinho italiano, não precisa mais nada.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Uau!!! Que bom que você descobriu o segredo e pasou pra nós! Já imprimi, como sempre...hehehe. Bjs

    ResponderExcluir
  16. Adoro beringela. Acho que o azeite tem sempre que ser de boa qualidade né? Muito bom :)

    ResponderExcluir
  17. Tânia!
    Que maravilha esse seu clone!
    E o bom é que saiu melhor que o original e bem mais barato, né!
    Maravilha!
    Bom domingo,
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Que delícia ...adoro beringelas!!! Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Tânia,
    Que delícia que deve ser. Adoro pasta de beringela.
    E essa padaria, que acho que sei qual é, tem um pão maravilhoso!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  20. Tania
    Achei o maximo partilhar essa receita.Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Nossa, adoro essa padaria. E, como disse a Iliane, a sardella de lá também é demais. Que bom que vc descobriu o jeito de fazer.

    Bjs

    ResponderExcluir
  22. adorei essa ideia, também tenho um aqui que não come berinjelas de forma nenhuma...Bjinhus!!!

    ResponderExcluir
  23. Ai meu Deus!Isso é um desacato!Principalmente agora que descobri (com a Marly) que pessoas como eu que são amantes das berinjelas se classificam como "berinjelolátras"! Isso parece uma perdição. Achei fácil de fazer e provar com aquele seu pão sueco que ainda não fiz!.ahaha..Mas vou fazer, é questão de tempo!
    Um beijo linda!

    ResponderExcluir
  24. Luciana, não fica com gostinho de defumado não...mas posso te garantir que fica divino!
    Beijinhos

    ResponderExcluir