"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

sábado, 22 de maio de 2010

Mini-Berinjela Seca (Antepasto)


As berinjelas estão em plena safra e preços ótimos!
Comprei no Ceagesp mini-berinjelas para conserva a R$ 1,50 o quilo. Normalmente as preparo recheadas com nozes, azeite e alho, uma conserva que aprendi há muitos anos, e duram por até um ano (quanto mais fica curtindo, melhor fica).
Mas como é trabalhosa de preparar e meu tempo para cozinha continua limitado, usei-as para fazer uma receita que minha mãe faz e fica divina para acompanhar um pão italiano ou mesmo com o bom arroz e feijão.

A diferença de fazer com mini-berinjelas é que fica um antepasto mais delicado. Pode-se fazer com berinjelas de tamanho normal, mas aí é preciso deixar as fatias bem distribuidas na assadeira, senão elas cozinham e não secam.

1 Kg de mini-berinjelas
vinagre e sal 
óleo para untar
3 dentes de alho (cru) amassados
azeite extra-virgem
pimenta calabresa seca (opcional)

Lave e corte as berinjelinhas com casca em fatias de aproximadamente 15 mm e vá deixando de molho numa tigela com água, sal e vinagre (a proporção que uso é 1 litro de água, 1 colher se sopa bem cheia de sal e 200 ml de vinagre).
Deixe-as de molho aproximadamente 1 hora e escorra a água, sem lavar.
Deixe no escorredor por algumas horas até que fique livre da água, ou seque com papel toalha.
Coloque numa assadeira (uso de teflon) uma parte das fatias, jogue um fio de óleo por cima, misture bem de forma que não fiquem muito uma sobre as outras e leve ao forno médio, mexendo sempre, até que elas fiquem desidratadas, douradas e inteirinhas.
Coloque numa tigela e junte o alho fresco amassado, a pimenta seca (se desejar) e muito azeite. Não uso mais sal porque ela já absorveu o sal enquanto ficou de molho. Mas prove e verifique se precisa corrigir.
Coloque em vidros, complete com azeite e espere uns dois dias antes de consumir.
Fica maravilhosa!



4 comentários:

  1. adorei a sugestão !!! Adoraria passasse a receita das mini berinjelas recheadas com nozes! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stela! A receita está neste link
      https://zakuskas.blogspot.com.br/2013/04/mini-berinjelas-recheadas-com-nozes-e.html

      Beijinhos :)

      Excluir
  2. Como faço para imprimir sua belas receitas!!! Não consegui!!

    ResponderExcluir