"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Terapia do Elogio


TERAPIA DO ELOGIO
Arthur Nogueira (Psicólogo)

Renomados terapeutas que trabalham com famílias, divulgaram uma recente pesquisa onde se nota que os membros das famílias brasileiras estão cada vez mais frios, não existe mais carinho, não se valoriza mais as qualidades, só se ouve críticas.
As pessoas estão cada vez mais intolerantes e se desgastam valorizando os defeitos dos outros. Por isso, os relacionamentos de hoje não duram.

A ausência de elogio está cada vez mais presente nas famílias de média e alta renda. Não vemos mais homens elogiando suas mulheres ou vice-versa, não vemos chefes elogiando o trabalho de seus subordinados, não vemos mais pais e filhos se elogiando, amigos que fazem elogios.


Só vemos pessoas fúteis valorizando artistas, cantores, pessoas que usam a imagem para ganhar dinheiro e que, por consequência, são pessoas que têm a obrigação de cuidar do corpo, do rosto e sempre se apresentar bem.


Essa ausência de elogio tem afetado muito as famílias. A falta de diálogo nos lares, o excesso de orgulho, impedem que as pessoas digam o que sentem, levando assim essa carência para dentro dos consultórios médicos. Acabam com seu casamento porque procuram em outras pessoas o que não conseguem em casa.

Vamos valorizar nossas famílias, amigos, alunos, mestres, subordinados. Vamos elogiar o bom profissional, a boa atitude, a ética, a beleza de nossos parceiros ou nossas parceiras, a sinceridade, a lealdade, a confiança, o comportamento de nossos filhos.


Vamos observar o que as pessoas gostam. O bom profissional gosta de ser reconhecido, o bom filho gosta de ser reconhecido, o bom pai ou a boa mãe gostam de ser reconhecidos, o bom amigo, a boa dona de casa, a mulher que se cuida, o homem que se cuida, enfim, nós todos vivemos numa sociedade em que um precisa do outro, em que é impossível viver sozinho, e os elogios são a motivação da nossa vida.


Quantas pessoas você poderá fazer feliz hoje, elogiando-as de alguma forma?
Declarando-lhes amor, agradecendo a companhia, elogiando seu trabalho, sua maneira de ser!



****************************************************************


DIGO AGORA AOS (AS) MEUS (MINHAS) AMIGOS (AMIGAS):

FOI , É E SEMPRE SERÁ MUITO BOM CONHECÊ-LOS (LAS)!


Beijos


9 comentários:

  1. otimo texto!é verdade ..as realções familiares estão cada dia mais frias..e..distantes..nimguem mais diz um :eu ti amo!nem se abraçam..nem se beijam!!!..não digo marido e mulher!digo:filhos,pais..irmãos !é triste ver as relações se degastando com o tempo...por isso depois de ter lido tudo..digo aqui:ti amo!amiga de muitos anos e muitos sites juntas!conhecer você é um presente bom...bjus amiga querida..li

    ResponderExcluir
  2. Tânia,
    Conheci seu blog num encontro de blogueiras na casa da Mari (Entre agulhas e panelas) e as meninas falaram tão bem do Zakuskas e de você que tive que vir falar um Oi!
    O texto é muito verdadeiro e sinto tanto por aqueles que não sabem elogiar...muitas pessoas têm dificuldades em fazê-lo e é tão fácil, um sorriso franco e algumas palavras na hora certa fazem maravilhas!
    Adorei o texto, adorei lê-lo hoje (um dia cinzento, frio e triste) e quero agradecê-la por ter tido a idéia de fazer o blog....senão como poderíamos lhe conhecer?
    Um beijo e parabéns!

    ResponderExcluir
  3. foi um prazer ler seu texto, sobretudo num dia como hj, vc esta certa, realmente as pessoas precisam esquentar um pouco mais as relações, eu procuro fazer isto, mas nem sempre a correria nos permite. um beijo para vc e aproveito para elogiar o blog que é maravilhoso e sendo assim só pode vir de alguem mais maravilhoso ainda.

    ResponderExcluir
  4. Querida Tania!
    Sempre aprendemos com você coisas boas. Que privilégio! Vamos evoluindo..
    Bjs,
    Cy

    ResponderExcluir
  5. Tânia, esse texto é muito verdadeiro. O elogio tem um poder tão grande e perder esse efeito é uma pena!
    Mas tudo é exercício. Para quem não tem o hábito ou perdeu o hábito de elogiar, é bom passar a fazê-lo, mas de modo sincero.
    Um vez fiz uma brincadeira que aprendi e achei bem interessante. Consiste em escrever num papel a seguinte frase: o que mais gosto em "fulano" é ... Vale entre amigos, familiares, colegas de trabalho. Pode-se sortear a pessoa de quem se vai falar. Depois, a pessoa recebe o seu recadinho e é surpreendente. O grande objetivo é estimular a valorização do lado positivo, porque criticar é muito fácil e elogiar às vezes exige parar para pensar...
    A flor que você escolheu é linda e a cor do texto ficou uma gracinha assim combinando. Outra coisa, você tem nos mostrado umas receitas tão boas, que já fiz 2 suas. Logo, logo estarão no blog.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Não é só no Brasil, em todo o mundo está a acontecer. Precisamos usar o reforço positivo mais vezes, só assim o panorama vai mudar. Anda tudo deprimido, tudo a precisar de ser elogiado ou, pelo menos, valorizado pelos pequenos gestos do quotidiano :)

    ResponderExcluir
  7. E nem custa nada né amiga???

    bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  8. Tânia,
    Adorei este texto...muita coisa de cada ser humano deve ser revisada, nos dias de hoje é cultuado o fútil mesmo...e isso vem lá do começinho das nossas vidas...o que se prega hoje é sem dúvida as aparências...que pena para quem acredita nisso...deveriamos dar mais valor para o que existe de dentro de cada um.

    bjs querida,
    Paula.

    ResponderExcluir
  9. parabéns pelo blog, adorei, já virei seguidora e fã, beijinhos

    ResponderExcluir