"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Pimentas Recheadas - Rocoto Relleno


Após a minha ida a Feira da Bolívia, "pimentófila" que sou, jamais poderia sair de lá sem algumas delas, de preferência das menos comuns.




A pimenta Rocoto (ou Locoto) - é semelhante a um pequeno pimentão doce (no quesito formato e espessura da casca). E somente essas as semelhanças. Está classificada na Escala de Scoville entre 50.000 e 100.000 SHU, ou seja, numa escala mais popular, de 0 a 10, estaria na 8 no quesito "picante".
Aproveitando o "gancho" sobre as pimentas, a Escala de Scoville é a medida que classifica as pimentas de acordo com sua ardência.
Esta medida, SHU - Scoville Heat Units - significa quantas porções de água deve ser adicionadas à pimenta até que ela não arda mais. Ou seja, para que um Jalapeño não arda, deve-se adicionar entre 2.500 e 8.000 porções de água para cada porção de pimenta. Para a Capsaicina pura, de 15 a 16 milhões de porções...ui..isso deve queimar.
Penso que não deva ser um método muito confiável de avaliação, uma vez que como o teste é feito por humanos, existem diferentes variações de sensibilidade de pessoa para pessoa.
Em casa pimenta boa não é só uma pimenta ardida, mas sim uma pimenta saborosa. E saborosa para mim é insuportável para muita gente.
Bom, a primeira vez que comi esta pimenta recheada foi no Peru (aliás, é um prato típico peruano). Era um restaurante estilo buffet e peguei uma para provar...hummmm adorei...na segunda ida caprichei na quantidade e descobri que nem todas eram saborosas....eram demasiadas ardidas sem que desse para perceber o sabor das misturas de pimenta e recheio.
Tomei o cuidado de pesquisar o pré-preparo delas antes, e o fiz com muito receio, das duas formas que tinha encontrado, para efetivamente não correr riscos, pois não tinha idéia de quanto era forte.
Se não é tão fácil encontrar o rocoto, creio que outras pimentas grandes devam ficar tão boas quanto, até mesmo a nossa americana, cortada no comprimento.

Ingredientes

8 pimentas tipo Rocotos grandes
200 gramas de carne moída
2 dentes de alho
1 cebola picada
1 tomate sem sementes picado
queijo mussarela
1 cubo de caldo de carne
azeite para refogar
Cominho, salsa e cebolinha

Comecei a preparar de véspera.
COLOQUE LUVAS!! Não se deixe enganar pelo jeitinho inocente desta pimenta!
Corte uma tampa e retire cuidadosamente as sementes. Deixe de molho em água fria por pelo menos 12 horas, trocando a água diversas vezes.
Ferva água com sal depois deste tempo e jogue as pimentas. Deixe ferver uns 2 minutos e jogue a água fora. Repita a operação mais uma vez.
Desta forma minhas rocotos ficaram picantes, mas não tão ardidas.
Refogue a carne no azeite. Quando estiver bem dourada, junte a cebola, alho e deixe refogar.
Junte os demais ingredientes (caldo de carne, cominho, tomate) e deixe cozinhar mais um pouco.
Corte os pedaços de mussarela em toletes. Com uma colher pequena, recheie as pimentas, intercalando com a mussarela. Se necessário para que fique em pé, corte um pouco da base do rocoto.
Termine com um pedaço de queijo e leve ao forno até que derreta.
Sirva quente com arroz, pão, torrada, macarrão ou o que desejar.....

Receita adaptada daqui.
Benefícios da Pimenta aqui.


12 comentários:

  1. Ai que boa ideia...nunca pensei em usar estas pimentas(que eu adoro) para fazer recheadas... gostei!

    bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Ai Ta, picância não é comigo, as únicas pimentas que como são a biquinho e a tabasco verde. O resto passo. Ah, xuxu, tem um desafio pra ti lá no Cerejinha, mas sinta-se a vontade se não quiser participar. Grande beijo

    ResponderExcluir
  3. nossa..babei nesse post!!amo pimentas..sou uma viciada mesmo!!!!e..numca pensei em fazer assim..amiga se tem que trabalahr nela de luvas..é porque é de doer mesmo...kkkkk..muito bela dica..bjus

    ResponderExcluir
  4. gosto de pimentas, mas apenas as mais suaves, achei o prato super interessante. bjs

    ResponderExcluir
  5. Muito ardida não gposto, porque não consigo apreciar mais nada a não ser a pimenta mas são lindinhas elas :)

    ResponderExcluir
  6. Não me atrevo com essas pimentas. Comigo só dedinho de moça e pimenta-do-reino... rsrs!
    Já minha filha é chegada nas mais ardidas.
    Com recheio dá uma amenizada na ardência, não é?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Aqui em casa todos gostamos muito de pimentas. Alias estamos na epocas delas, muito frescas. Concordo com voce, pimentas boas tem que ter sabor nao soh ardume. Pimentas recheados eh um prato que meu marido adora.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Amiguinha, tenho duas pimenteiras aqui,carregadinhas de pimentas que se parecem muito com as suas.Mas penso que se lavar tanto assim vai perder o ardorzinho,rsss. Beijos

    ResponderExcluir
  9. eu adoro pimentos recheados, faço muitas vezes.
    esses teus estão lindos... que aspecto fantástico!

    ResponderExcluir
  10. Nossa parece delicioso.

    A receita é de sua autoria?

    ResponderExcluir
  11. Gina...o recheio não ameniza o ardor não, o que deixa ela com sabor mais suave é o ficar de molho e se ainda continuar, umas aferventadas.


    Pimentas

    Sim, esta receita fui eu quem adaptou da original peruana, que vai ovos cozidos, biscoitos doces e outras coisas que não sou muito fã.

    ResponderExcluir
  12. Cambucci recheadas, que ideia inteligente ela é a mais gostosa na minha opinião. Parabéns. Bj da Pri

    ResponderExcluir