"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Feira da Bolívia em São Paulo



Uma das minhas (várias) manias é anotar numa pasta (no PC ou numa agenda na bolsa) restaurantes e lugares que quero conhecer, ou comidinhas que quero experimentar, nas minhas andanças pela Net ou comentários em revistas. E naqueles dias raros em que não temos nenhuma programação corro na agendinha para ver o que podemos eliminar daquela lista que de tão grande vou precisar de uns bons anos para atualizar.
Bom, ontem foi um destes dias.....apesar do domingo com frio e garoa convidarem para um filme, poltrona e pipocas dentro de casa, apeteceu-me comer Saltenhas tradicionais e picantes.Bom, depois de convencer apenas um membro da minha Corte a me acompanhar....hehe....fui conhecer a Feira da Bolívia.


E nestes momentos é que percebo como São Paulo é gigante, um colo de mãe que abriga tantas culturas, tantos povos.
No bairro do Pari, bem próximo a Avenida Cruzeiro do Sul, me senti como em La Paz ou Cochabamba. É uma feira livre em duas ruas que cercam uma praça, com cerca de 80 barracas, ponto de encontro aos domingos de centenas (ou milhares??) de bolivianos que moram na cidade.
Nas barraquinhas, é possível comprar artesanatos coloridos, produtos alimentícios (milho, quinoa, batatas de variedades curiosas, chá de coca, pimentas, pães e uma infinidade de outros itens.
Um som ambiente mescla grupos folclóricos com música ao vivo e som de alto falantes com CDs de músicas típicas.

 Encontrei até o lendário refrigerante Inka Kola!!!



Esta é a barraca da D.Francisca Esperanza.....onde encontramos a Pimenta Rocoto, nativa também dos Andes e própria para fazer recheada ( Rocoto Relleno - um prato típico do Perú), além de vários tipos de tubérculos.

Hoca - um tipo de mandioquinha adocicada, que segundo a filha de D. Esperanza, se prepara assada.....vou experimentar.
Apesar da aparência ser de beterraba, não é...
São "Papas Negras", ou batatas pretas (só a casca). Nativas dos Andes.
Papas Huayco - uma outra variedade de batata que come-se cozida.

São tantas variedades de cereais que mesmo eu já estar habituada com alguns alimentos latino-americanos, para mim são novidade.

E espiga com o milho negro, usado para fazer uma bebida doce chamada "Chincha". Vendem também o milho já triturado, em pó, prontinho prá fazer a bebida....



Iliane...lá encontrei o Leite Evaporado.....o sumido de nossas prateleiras.


Outras barracas com pães de leite, integrais, torradas....(Sarnita, Chamillo, Kankitas)




As comidas típicas são uma atração à parte: torresmos, peixes fritos, frangos churrasqueados...

Um dos pratos exóticos vendidos por lá é o "Anticucho". Não provei (e certamente não provarei). A barraca ainda estava sendo montada e não deu para fotografar desta vez. É um churrasco de pedacinhos de coração de boi, servidos com batata cozida e molho de amendoim picante.....


E...as famosas Saltenhas.....motivo maior de eu ter saído de casa.....e não me arrependi.
Don Carlos faz uma das saltenhas mais deliciosas que já provei.



Pedi uma de Pollo Loco...recheada com filé de frango, batata, ervilha, cebola, azeitona chilena, ovo cozido, uva passa, aji (pimenta), salsinha, cebolinha e temperos. Há de se comer devagar, com todo cuidado.....além de muito quente, vem com um caldo delicioso, razão de vir acompanhada de uma colher. Preço? R$ 4,00.

E outra pedida não tão tradicional, mas igualmente deliciosa.....recheada fartamente com queijo.


E este é o Carlos Filho, uma simpatia em detalhar sobre as Saltenhas. Pensei em levar congeladas para assar em casa, mas ele explicou que eu só conseguiria se fosse em forno elétrico (que não tenho!), uma vez que a temperatura deve ser bem elevada para assar rapidamente sem que estoure e vaze o caldo.

Mais uma fornada....

Para beber, "Mocochinche".....uma bebida fria, feita à base de pêssegos desidratados, cravo e canela (sem álcool!).

É um passeio cultural-gastronômico muito interessante para conhecer hábitos de um povo tão próximo.

A feira acontece todos os domingos, das 11:00 às 19:00 horas
Praça Kantuta - entre as ruas Pedro Vicente, Carnot e das Olarias, Pari








10 comentários:

  1. Bela dica, Tânia, pena que estou tão longe!
    Aqui temos algumas feiras típicas noturnas, que pretendo mostrar no blog.
    Conte pra gente como é a mandioquinha doce, deve ser muito boa.
    Essas saltenhas estão com uma aparência muito boa.
    Feliz Dia do Amigo!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho esta vossa miscigenação de culturas o máximo. Quem me dera que fosse assim por aqui. Só mesmo através dos blogs é que conseguimos conhecer estes produtos e pratos típicos :)

    ResponderExcluir
  3. kkkk você não existe, amiga estou com saudades de vc no msn sabia?!
    Olha, na próxima me chamaaaaa!!!
    Eu vou, com mto carinho.
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Tania, adorei a "viagem", grata por compartilhar conosco. beijos.

    ResponderExcluir
  5. Tania querida..que viagemmmmm..eu amei vêr..alias..já tinha ouvido falar muito dessa feira no "antena paulista"!!!...!!e..sempre tive curiosidade!!amei ver tudo..adorei saber que lá encontra-se o leite evaporado!obrigado!!..o que antichuco?não entendi..e..me fala..fiquei curiosa..belas fotos..belo paseio..bjus...

    ResponderExcluir
  6. O companheira, quando a corte lhe abandona, não esqueça as amigas né..Liga aqui que to dentro, sempre!!! Agora, vc sabe que quando estava no colegial, na cantina da escola tinham vários salgados, mas as saltenhas, eram motivo de briga, eram as que acabavam mais rápido e até saíamos 5 minutos antes do sinal só pra comprar a saltenha antes de todo mundo. Nunca me esqueci daquelas saltenhas, imagina a vontade que deu!! Beijão

    ResponderExcluir
  7. Tânia,
    que feira espectacular! Adorei! Ou melhor, adoraria ter tido oportunidade de a visitar, que maravilha!

    Sabe que eu tb tenho o hábito de anotar lugares (e restaurantes) que gostava de visitar? Espero conseguir visitar realmente alguns deles...

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Que envidia sana, me encantan estas ferias....
    Un beso

    ResponderExcluir
  9. Oi Tania, td bem amiga? Adorei a dica, não conhecia, me encantei! Indo a Sampa hei de conferir! Aproveito para parabenizá-la pelo blog, está show! O bolo de leite condensado já foi anotado, farei em breve!
    Abraço pra vc

    ResponderExcluir
  10. OLá....
    ` Lá tb existe uma pimenta em pó chamada aji ( colorado- vermelho e amarillo- amarelo), existem nas duas cores...Minha mãe frita com aji as costelinhas de porco bem cortadinhas junto com as batatas desidratadas e frita num panelão até a costelinha ficar bem seca...
    E o Locoto ela faz em conserva com cebolinhas.... bjs

    ResponderExcluir