"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Peru - Cuzco, Vale Sagrado e Machu Picchu


Cuzco foi capital do império Inca, chamada de "Qosqo" na língua Quéchua (que significa umbigo do mundo) e considerada Patrimônio Cultural da Humanidade e Capital Arqueológica das Américas. É o ponto de partida para todos os pontos turísticos, sítios arqueológicos e Machu Picchu.O movimento de turistas é impressionante.
Uma observação sobre a bandeira Arco-íris que está hasteada na "Plaza de Armas" juntamente com a bandeira do Peru: Muito embora seja associada e utilizada em manifestações Gays desde os anos 80, é a bandeira do Império Inca. Chama-se Whipala e tem origem das palavras "aymaras": Wiphay que é uma expressão de alegria e Phalax que é o sonho produzido por conduzir uma bandeira.


O mate de coca é servido nas recepções de hotéis, restaurantes e passeios,e, ao contrário do que se pensa, é benéfico para enfrentar o mal das alturas, o "Soroche", as náuseas e mal estar, além de digestivo.
Há de se convir que a 3.400 metros acima do nível do mar, fica tudo parado no estômago....nada digere normalmente.....
Portanto, por razões lógicas, nas alturas não tenho muito a dizer sobre gastronomia....
Voltando a folha de coca.... é a própria identidade das culturas indigenas dos Andes, que as mascam desde 3.000 A.C. para diminuir a sensação de fome e, segundo eles, sem prejuízo para sua saúde. Além disso, tem todo um significado religioso que atravessa gerações, pois ainda é usada em oferendas de agradecimentos a "Pacha Mama" (Mãe Terra).
Proibida a venda em qualquer outro lugar que não seja os Andes, os comerciantes de Cuzco divulgam o slogan " A Hoja de Coca No És Droga, No És Cocaína" até em camisetas.

Quase todos os hotéis têm uma Praça interna.......esta é do que ficamos.



Igreja da Companhia de Jesus, uma das maiores de Cuzco. Repleta de Ouro e Prata.
Nota-se no discurso dos guias turísticos (descendentes Incas) uma ligeira mágoa pela imposição da colonização espanhola que sucumbiu as tradições e crenças dos indígenas, além da exploração dos metais.Os colonizadores, representados por Francisco Pizarro, destruíram templos antigos e ergueram sobre eles igrejas e palácios cristãos.

Trajes tipicamente peruanos....A Alpaca, a Vicunha e a Lhama......(e eu achava que todas eram Lhaminhas.......)

Tivemos a oportunidade de estar lá na Sexta-Feira Santa. Das diversas Igrejas saiam imagens para a tradicional procissão, escoltadas por soldados do exército, armados, seguidos das autoridades eclesiásticas e banda do exército. Na foto não é possível ver a quantidade de ouro que adorna a urna com a imagem de Jesus.


Por tradição, após a missa e procissão, todos DEVEM ir à Praça comer os "doces".



E pães......



Suspiros e biscoitos feitos de Fécula de Batata...

Saindo de Cuzco, fomos conhecer o "Vale Sagrado".
Foi considerado sagrado pelo povo Inca pelas qualidades climáticas e fertilidade das margens do Rio Urubamba, que corta diversas cidades. É onde se produz 80 (oitenta!!) das 300 variedades de milho existentes no mundo.

Uma das poucas coisas que eu arriscava comer, para não passar mal e perder a viagem....Maiz com queso.....


Uma espiga tão pequena, para um grão tão imenso.....lindo, não?? Esta variedade só no altiplano.....


Um dos pratos bem difundidos em Cuzco e Vale Sagrado é o Cuy Assado.... Trata-se de um porquinho-da-Índia preparado inteiro.....
Deu para perceber o porquê de eu não ter comido muita coisa por lá??



Chinchero

Chinchero - casas novas sobre bases de construções Incas....

Chinchero e sua feira de artesanato


Chinchero
Uma tradição religiosa encontrada em diversas cidades do Vale Sagrado e que rotula uma casa como cristã: Por sobre o telhado, uma cruz ao lado de dois touros simbolizando a fertilidade, e uma garrafinha contendo água benta, para proteção dos seus habitantes.
Chinchero fica a quase 4.000 metros acima do nível do mar, uma paisagem simplesmente incrível.....de culturas de batata, quinoa, coca, milho e cevada, intercaladas pelas lagoas Piuray y Huaypo.
Mesclando entre a Cordilheira dos Andes, com seus picos brancos de neve, se erguem imponentes montanhas nevadas como Salcantay, Verónica e Soray.
Das 3.000 variedades de Batatas cultivadas no mundo, somente 300 são nativas e cultivadas em Chinchero. As 2.700 restantes são geneticamente modificadas....






Ollantaytambo





Ao visitar os vários sítios arqueológicos (este de Ollantaytambo), fomos informados pelo Guia sobre construções imensas de muralhas, centros astronômicos e templos religiosos. Essa montanha, especificamente, dizem ter o perfil de um rosto....
As contruções em sua encosta, estratégicamente calculadas para receberem correntes frias de vento, serviam de depósito para alimentos.

As sobreposições de pedras gigantes que chegam a toneladas de peso e que eram carregadas ao alto das montanhas por "homens normais", com a ajuda somente de "couro de lhama", impressiona. (Desculpem, mas ainda não fui convencida desta história.....)


Sacsayhuaman
As pedras têm um encaixe perfeito (esta, especificamente, tem o peso calculado em 240 toneladas, segundo o guia e nem coube inteira na foto!) foram cortadas e lixadas de forma minuciosa para aderir perfeitamente umas nas outras. Não passa uma agulha entre as pedras e não foi usado nenhum tipo de argamassa.E nenhum dos terremotos que já aconteceram por lá abalaram qualquer construção.....




E finalmente.......Machu Picchu!!!!!

A partir da cidade de Cuzco (Poroy), a viagem de trem, por paisagens maravilhosas, leva em média 3 horas e meia, até chegar ao povoado de Águas Calientes (ou Machu Picchu Pueblo). A partir daí tem que se pegar um micro-ônibus para chegar a Machu Picchu.

Outra forma de se chegar lá, e por certo muito interessante para quem está bem preparado fisicamente é pela famosa Trilha Inca (na verdade um dos vários caminhos abertos pelos antigos povos da região), num percurso a pé de cerca de 50 km, que dura de 3 a 4 dias passando por diversos sítios astro-arqueológicos, tais como Llactapata, Wayllabamba, Runkuraqay, Warmiwanusca, Sayacmarca, Phuyupatamarca e Winaywayna.

E chegando a Machu Picchu, chega de mordomias......é caminhar...caminhar e caminhar......


Machu Picchu, a cidade perdida dos incas, eleita uma das sete maravilhas do mundo moderno.
Diz a lenda que a capital do Império Inca, Cuzco, foi fundada por Manco Cápac y Mama Ocllo, filhos do deus Sol, que sairam do Lago Titicaca com a missão de buscar um lugar que fosse o centro de um grande reinado. Já sobre Machu Picchu, numa visão menos "lúdica", há suposições de que tenha sido criada para conquistar a floresta ou proteger o império de quem viesse dela, isso no século XV e sua construção se atribui ao inca Pachacutec. Em 1911 o professor americano Hiram Bingham redescobriu a maravilha peruana.

A 2400 metros de altitude, Machu Picchu está situada no alto de uma montanha, cercada por outras montanhas e circundada pelo rio Urubamba. Acredita-se que por motivo de ser estrategicamente segura, foi escolhida pela civilização Inca.


Curiosamente nada é mencionado nas crônicas dos conquistadores espanhóis sobre a cidade Inca. Conta-se que a cidade foi poupada porque não sabiam de sua existência. Por isso ela durou ainda uns séculos mais.
Acredita-se que Machu Picchu foi um grande centro de estudos, onde se ensinava Astronomia, Agronomia, Medicina e Arquitetura. Por isso, é considerada a primeira Universidade das Américas.
Muitos esqueletos foram encontrados, sendo 80% de mulheres. Uma recente teoria diz que era a cidade das mulheres escolhidas dos Incas e que já estava vazia quando os espanhóis chegaram na região. Isto explica porque não foi mencionada pelos conquistadores.




3 comentários:

  1. Tânia, ontem tentei comentar, mas não estava liberado.
    Há anos venho planejando visitar Machu Pichu. Minha cunhada esteve lá recentemente e ficou encantada. Disse que realmente sentiu algo diferente naquele lugar. Mas ela e o filho passaram mal.
    Você tomou o chá de coca? Acho que não tem como deixar de tomar pra aguentar a altitude.
    Belas imagens!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Gina....
    Machu Picchu é bem interessante, mas aquele negócio de "energia" não senti não....Senti sim no Vale Sagrado, que é encantador!
    Tomei muito chá de coca....para ser sincera é horrível, mas para ajudar a digestão é necessário. O segredo é não arriscar comidas diferentes e fortes. Ah, "Soroche Phil" é um comprimido que todo mundo toma por lá para não passar mal. Tomei dois dias. E foi ótimo. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Tal como a Gina eu também quis comentar mas não dava :)
    Confesso que eu também não comeria os porquinhos da índia, tadinhos! Mas os pães e doces têm óptimo aspecto. Acho que eu era bem capaz de choarar quando chegasse a Machu Picchu :)

    ResponderExcluir