"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Peru - Lima, Pisco Sour e Angostura



Uma viagem de apenas 12 dias para dois países diferentes, com 380 fotos, filmagens, realmente fica trabalhoso registrar tudo aqui....mas creio que o objetivo de guardar as melhores recordações foi alcançado.....
E, encerrando, hora de arrumar as malas, e dar uma passadinha rápida por Lima, antes de voltar a minha doce rotina de neurose paulistana.
Lima, a capital, fica à beira-mar.....e não tivemos muito tempo para conhecer todos os encantos da cidade.
O principal ponto-turístico-gastronômico é o famoso restaurante "La Rosa Náutica"....
Um lugar especialmente lindo, sobre as ondas, com pratos caprichados e serviço impecável.



Ah, não poderia ir embora sem brindar a viagem-perfeita com ele...a bebida tipica, o Pisco Sour. Pisco é uma aguardente destilada de uvas moscatel.

Retirei da "Desciclopédia" alguns comentários a respeito:


Ah, é docinho!!!
Turista brasileiro, provando o primeiro pisco sour
Ah... acho que esse vinho que estou tomando é meio forte... não, não é o pisco que está me deixando bêbado não...
Turista brasileiro, provando o segundo pisco sour
VIVAAAA CHIIIIILE!!! JO AMO EL CHIIIIILEEEE!!!! DÁ ACÁ UN BESITO, MUCHACHA!!!
Turista brasileiro, provando o terceiro pisco sour


Peruanos e Chilenos reinvindicam a criação do pisco sour. O pisco chileno é diferente do peruano - eles usam limão siciliano no lugar do taiti e lá não leva Angostura.

O que é Angostura? É um remédio contra a flatulência que acabou se transformando em ingrediente essencial na preparação de drinks. O cirurgião alemão Dr. Johann Gottlieb Benjamin Siegert criou esse tônico quando trabalhava no exército de Simon Bolivar, na cidade de Angostura (atualmente Ciudad Bolivar, na Venezuela), para aplacar as cólicas estomacais dos soldados.


Porém, sem similar em qualquer lugar, por ser uma bebida amarga, aromática e sabor muito característico, acabou parando nas mãos dos bartenders e chefs do mundo inteiro, que usam gotas dela para dar gosto nos drinks, sobremesas e frutos do mar. Siegert morreu em 1870, mas não antes de partilhar a fórmula secreta com seus filhos, que hoje o fabricam em Port-of-Spain em Trinidad.


A verdade é que O pisco Sour (quase uma caipirinha!) é uma bebida doce, saborosa e, se não controlarmos a quantidade.... "sobe" rapidinho......


1 parte de pisco
1/2 parte suco de limão (No Brasil o galego é perfeito!)
1/4 clara de ovo
açúcar a gosto
gelo

Bater no liquidificador ou coqueteleira e coar.
Sirva com uma pitada de canela por cima, ou duas gotas de Angostura.




Entrada no Rosa Náutica: Langostinos Encamisados.....(a massa que envolve, ao contrário do que parece, não é macarrão, mas uma massa fresca e frita)

Ceviche Peruano.....


Prato do Dia: Parrillada de Mariscos
Com este visual ao fundo, existe almoço mais romântico??


Litoral de Lima, visto à partir do Rosa Náutica.....na parte de cima, um dos bairros classe AA de Lima, Miraflores, onde fica também o badalado Shopping Larcomar.....


Vista do Larcomar

Note que existe uma neblina....isso é uma constante na maioria dos dias, devido a umidade relativa do ar ser muito elevada. Em Lima raramente chove! A média anual é de 7 mm.
É a metrópole que menos chove no mundo!

Ficheiro:Catedral de lima.jpg


Catedral de Lima



Aproveitando o assunto sobre o Peru - é um país que passei a prestar mais atenção há alguns anos quando li "A Profecia Celestina", de James Redfield. Muitos já devem ter o lido. Na ficção, nas florestas peruanas são descobertos 9 manuscritos que revelam segredos, ou "visões".
O best seller virou filme onde suspense, aventura e principalmente misticismo levam a refletir sobre o que você pode mudar na sua vida mudando pensamentos e energias.
Ler o livro e refletir sobre as visões certamente é um exercício evolutivo!
Acredita-se também (sem ficções) que antigas civilizações peruanas simplesmente desapareceram (?!) ao compreender todas as visões. Para se pensar....será que só os Espanhóis conseguiriam dizimar todo povo Inca, por exemplo???


6 comentários:

  1. Taninha minha flor, ontem tentei comentar aqui, mas os comentários tinham sumido... vai entender!! A cada postagem sua, mais vontade me dá de conhecer o Equador... menina, sem comentários para a maravilha que é este lugar!!! =D
    Super beijo,

    Mari

    ResponderExcluir
  2. Com esses posts sobre o Peru aumentou a minha vontade conhecê-lo.
    Provei o pisco sour em Viña del Mar, mas não passei do primeiro...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse post. Voce concentrou bem as boas coisas de Lima. Ah e sua pergunta. Faz pensar, e muito!

    Beijos e obrigada por dividir sua linda viagem com a gente.

    ResponderExcluir
  4. Oie!! Passando pra deixar um beijo e dizer que estou adorando viajar nos seus post.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a "anedota" do turista brasileiro he he
    A paisagem é de facto linda e romântica mas eu adoro uma chuvinha :)

    ResponderExcluir