"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Montecristi - A verdadeira origem do Chapéu Panamá!

Poucas pessoas sabem que o verdadeiro chapéu Panamá não é feito no Panamá, e sim no Equador, numa cidade do interior chamada MONTECRISTI.
E há chapéus para todos os bolsos.....alguns com preços de verdadeiras jóias....
Não me admiraria, pelo trabalho minucioso e artesanal.
Mas são lindos.....


História do Chapéu Panamá
A matéria-prima para a fabricação dos famosos chapéus do Panamá é a folha de palma (cardulovica Palmata), conhecida pelo nome de "Paja Toquilla".
Essa planta se cultiva principalmente nas partes montanhosas da Costa e do Oriente equatorianos, nas províncias de Manabí, Guayas, Esmeraldas e Morona Santiago.
Quando os conquistadores espanhóis chegaram ao que hoje em dia são as províncias de Guayas e Manabi na costa equatoriana, registraram nativos (indígenas) usando chapéus de palha que cobriam suas orelhas e pescoços. Esses chapéus pareciam Toucas, como as utilizadas pelas freiras ou pelas viúvas na Europa, então chamaram a esses chapéus de “Toquillas” e a palha, com a qual são feitos, de “Paja Toquilla”.

Segundo a lenda, esse chapéu dos nativos conseguiu seu nome simbólico quando Teddy Roosevelt participou da inauguração do Canal do Panamá (1913) e recebeu como obséquio um chapéu de palha equatoriano e, sem saber sua verdadeira procedência, agradeceu o presente referindo-se a ele como Chapéu Panamá.
No período entre 1800 e 1900 o chapéu de palha obteve grandes desenvolvimentos e sua presença, em nível mundial, foi cada vez mais notória, já que esteve presente em eventos como a febre do ouro da Califórnia e a exposição de Paris em 1900.
Sabemos hoje que o "Chapéu Panamá" é feito no Equador. Os segredos para a fabricação desse chapéu são passados de geração em geração e, mesmo atualmente, segue sendo totalmente manufaturado principalmente em Cuenca e Montecristi.
Cada chapéu é único, totalmente artesanal, e por isso deve ser cuidado com muito esmero.




9 comentários:

  1. Taninha, e eu jurava que os chapelitos eram feitos no Panamá... hahaha, vivendo e aprendendo!!! Tambem não sabia a razão de serem caros, e agora, não só entendo, como dou toda razão a quem cobra caro por eles... rs
    Super beijo,

    Mari

    ResponderExcluir
  2. Tania,seu blog sempre recheado de preciosas informações!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ôba, aprendi mais uma!
    Conhecimento não se guarda, para que outras pessoas tenham oportunidade de apreciar as curiosidades.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Adorei ver o post assim como as fotos do artesanato de chapéus, olha já respondi a pergunta do "bolao" Aqui

    ResponderExcluir
  5. Tania, essa viagem foi o luxo amiga!
    Poderosaaaaa, quero ver qual será a próxima, Chile?!
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. que interessante amiga..adorei ler o texto todo!e..com toda razão..é por isso que eles são caros!mais lindos..obrigado pelo show de informação..bjus

    ResponderExcluir
  7. Chapéu é um charme, seja no inverno ou no verão. Estes, Panamá, são especiais. Lindos!!!

    ResponderExcluir
  8. Querida, obrigada por sua visitinha...amei seu cantinho que além de culinária, oferece informações fantásticas como essa dos chapéus!!! Apareça sempre que quiser, estarei por aqui também...beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Minha amiga...que saudade e que viagem maravilhosa tu fizeste. Também adoro viajar, conhecer novas culturas, por enquanto me atenho ao Brasil, que já possui uma diversidade incrível, mas conhecer os paises latinos também é um sonho que acalento a muito tempo. Adorei as receitas e adorei as histórias. Beijocas de montão....

    ResponderExcluir