"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Filé de Frango ao Molho de Alho Poró e Requeijão


O título original desta receita é Filé de Frango Vapt-Vupt e consta como de inúmeras autorias em diversos sites de culinária, por exemplo este.
Bom...eu tinha muito alho poró em casa e resolvi mudar um pouco a preparação, inclusive suprimindo as 2 latas de creme de leite.
O resultado foi muito bom....o filé ficou macio, úmido e o creminho de alho poró muito suave...delicioso acompanhado de batata palha e arroz!
1 Kg de filé de peito de frango temperado à gosto
Coloque num refratário untado com margarina. Reserve.

Em três colheres de sopa de azeite, refogue 2 ou 3 alhos porós fatiados (inclusive a parte verde mais tenra) até ficar macio.
Retire do fogo e acrescente 1 caixinha de creme de soja (ou creme de leite light ou comum mesmo), 1 copo de iogurte natural, 1 copo de requeijão cremoso, 1 colher de sobremesa rasa de farinha de trigo (serve para que o iogurte não "talhe" - se não usar iogurte, não precisa usar)
Corrija o sal, junte noz moscada ralada e pimenta à gosto e espalhar por cima dos filés de frango. Cubra com alumínio e leve ao forno médio/baixo pré-aquecido por aproximadamente 40minutos. Sirva com arroz branco e batata palha.

7 comentários:

  1. Hum... cheguei agora á pouco do trabalho, e vejo uma tentação dessas?? Ai é pra morder a tela, rs!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Hummmmmmmmm e do jeito q eu amo alho poró, encarnava a nossa extinta amiga furacão e comia tudo sozinha num piscar de olhos... amei, florzinha!!!
    Super beijo..

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com água na boca...
    Deve mesmo ter ficado bem mais suave o creminho de alho-porró do que com creme de leite.
    Kisss^^

    ResponderExcluir
  4. Tânia, este franguinho é certeza de sucesso!!
    Tb tenho usado o 'creme de leite de soja', acho que para a alegria dos que tem alergia à lactose substitui bem e é saboroso.

    Tb gosto do iogurte... resumindo, gostei de tudo! Adoro alho-poró!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Ola Tania querida,
    Vim retribuir a visita!! Dei uma boa passeada no seu Zakuskas e adorei as receitas e seus posts. Este file de frango esta maravilhoso, com alho poro e requeijão...hummm....delicia!!!
    Voltarei aqui mais vezes, pois ja vi que tem muitas receitas maravilhosas.
    Muito bom te conhecer!! Seja sempre bem vinda ao Vó Mindoca!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Tânia ,Tânia,Tânia...Esse franguinho é uma covardia !!
    Será que não sobrou nadinha de nada para uma pobre faminta de requeijão cremoso!!sou fanática por requeijão e essa combinação com frango ....brincadeira né!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Uma receita bem ao nosso gosto. Não sabia desta dica - farinha de trigo para o iogurte não talhar - é sempre bom aprender estas coisinhas que fazem diferença na hora de preparar um prato.
    Bjs!

    ResponderExcluir