"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

sábado, 4 de outubro de 2008

Por que as grávidas sentem desejo por certos alimentos?




Chamado pelos médicos de malácia, esse fenômeno é causado por três fatores atuando em conjunto.
O primeiro deles é emocional.
"Principalmente na primeira gravidez, a mudança corporal e os ainda desconhecidos papéis social e afetivo que a mulher exerce como mãe fazem com que ela sofra alterações no comportamento.
Muitas gestantes têm regressão psicológica, ficam infantilizadas, e isso também muda hábitos alimentares, dando a vontade de comer certas coisas", afirma o obstetra Abner Lobão Neto, da Universidade Federal de São Paulo.
O segundo fator é hormonal. O HCG (gonadotrofina coriônica humana) e o progesterona, hormônios que regulam as funções da gravidez, alteram o organismo – e o apetite – da mulher grávida.
Para completar, a falta de alguns nutrientes também desperta vontades específicas. "Existem desejos comuns, como comer morango e jaca.
Já vi casos de mulheres que queriam mastigar gelo, comer terra e até beber o sangue do marido, possivelmente por falta de ferro no organismo", diz o obstetra.
Aproveitando o "gancho" do desejo do bolo da minha irmã....
Na minha gravidez tive poucos desejos (felizmente considerados comuns - para sorte do Raul) nenhum absurdo....
Minha sogra descobriu que eu estava grávida até mesmo guardando segredo dela quando peguei um tomate beem verde e abocanhei como se fosse a fruta mais saborosa do planeta.
Depois pedia pro meu marido procurar "Tubaína", lembram ? - um refrigerante vendido em garrafas escuras, tipo de cerveja, tão antigo com sabor de frutas e que não existia mais na cidade grande, mas eu queria, estava com vontade, oras.....
Ah, e maracujá azedo com sal.....partia a fruta ao meio, polvilhava sal e comia quilos.....
Mas sei de grávidas que fizeram cada "auê" para comer coisas absurdas....

8 comentários:

  1. Oi Tania!
    Cheguei aqui por outros foodies, e adorei! Vc tem receitas maravilhosas, e esse texto sobre os desejos na gravidez... ri muito. Quando fiquei grávida da Isabella, não tive nenhum desejo estranho... só comia kgs de danette de doce de leite (não vendem mais)... juro, comprava 6 bandeijinhas (vinham 4 danettes em cada), e ia tudo de uma vez só... rs
    Nem sei como engordei apenas 15kg, pouco mais q o recomendado.
    Beijos e ótimo fim de semana,

    Mari

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse post, pretendo ter mil desejos durante a gravidez, huahuahuahuahua!
    O maridão, aqui do lado, já até revirou os olhos "-Sobrou pra mim!".
    Kisss^^

    ResponderExcluir
  3. Tânia...viajei...kkkk...na gravidez de minha filha Nina gastei uns 3 potes daqueles grandes de vicki vaporoub, não comia...kkkk...mas passava nas mãos e ficava o dia todo cheirando as mãos....cada desejo besta...kkkk

    ResponderExcluir
  4. Tãnia,
    Gosto deste blog e ofereci-te um prémio, para o levantar é só ir ao meu.
    Bjs:-)

    ResponderExcluir
  5. Rá, agora que você me respaudou com tantos motivos, vou aproveitar quando ficar grávida e ficar cheia de vontades e desejos. Hehehe. Bj querida.

    ResponderExcluir
  6. Tânia minha querida...eu nunca fiz calda com frutose ou outro adoçante....só com o açúcar light, mas não custa tentar, se der certo vc me avisa?.....e essa do vicki realmente é o fim da picada, mas comer...kkk...isso não...kkkk

    ResponderExcluir
  7. Do meu filho tive desejo de cerejas em Janeiro, frio de rachar aqui em Macau. Da filha nem me lembro de nenhum desejo em especial.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Não tive vontades absurdas, mas ri a beça com essa da terra e do sangue do marido! rsrs

    bjs

    ResponderExcluir