"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

NÃO DEIXE QUE LHE TIREM ATÉ O SEU CACHORRO-QUENTE

Uma luta contra o baixo-astral


Um homem vivia na beira da estrada e vendia cachorro-quentes. Não tinha rádio e, por deficiência de vista, não podia ler jornais, mas, em compensação, vendia bons cachorro-quentes.

Colocou um cartaz na beira da estrada , anunciando a mercadoria, e ficou por ali, gritando quando alguém passava:

- Olha o cachorro-quente especial!!!

E as pessoas compravam.

Com isso, aumentou os pedidos de pão e salsichas, e acabou construindo uma boa mercearia.

Então, mandou buscar o filho, que estudava na universidade, para ajudá-lo a tocar o negócio, e alguma coisa aconteceu.

O filho veio e disse:

- Papai, o senhor não tem ouvido rádio? Não tem lido jornais? Há uma crise muito séria, e a situação internacional é perigosíssima !

Diante disso, o pai pensou:

- Meu filho estudou na universidade!

Ouve rádio e lê jornais, portanto deve saber o que está dizendo! E então reduziu os pedidos de pão e salsichas, tirou o cartaz da beira da estrada, e não ficou por ali, apregoando os seus cachorro-quentes.

As vendas caíram do dia para a noite, e ele disse ao filho, convencido:

- Você tinha razão, meu filho, a crise é muito séria!


Não permita que tirem até o seu cachorro-quente!

Não permita jamais que apaguem os seus sonhos.


Hoje estava no trânsito a caminho de compromissos e ouvia no rádio sobre a crise mundial, a quebra do sistema financeiro, a dança dos juros.....

Inevitável lembrar deste texto, de quem desconheço a autoria, e que vi pela primeira vez há pelo menos 20 anos atrás.....

Não se deixar influenciar pelos "entendidos especialistas", continuar acreditando nos sonhos e lutar por eles dia após dia....para garantir o nosso cachorro quente, sempre....

12 comentários:

  1. Adorei!

    Tânia estes teus posts são uma inspiração para mim!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Amiga, adorei seu post... esse texto é maravilhoso. Eu não conhecia, e gostei muito, muito mesmo!!! É importantíssimo sempre mantermos o pensamento positivo e acreditar com muita fé naquilo que fazemos, no que queremos, e batalharmos por nossos sonhos e ideais.
    Beijos, querida!!

    ResponderExcluir
  3. Tania,

    adorei!
    Hoje tb falaram sobre a crise, para se preocupar bla bla bla...
    Até falaram para tirar o dinheiro do banco (mas que dinheiro minha senhora?! kkk)
    Sinceramente, nem estava acompanhando por questões pessoais.
    Menina, seu texto foi perfeito!
    Encaixou nesse momento critico.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tânia,
    Você está certíssima. Eu já não perco meu tempo com noticiários, televisivos ou não (e olha que somos assinantes de várias publicações). O tempo me ensinou que o que tiver de ser, será e a mim o que cabe é continuar fazendo
    o melhor.
    Um abraço.
    Marly

    ResponderExcluir
  5. Tânia, cá estou amiga,olhe tem razäo, a crise é mundial mesmo, nós cá por acaso temos estado á vista de outros países claro, muito bem,mas neste momento estamos ficando assustados isto está "pegando fogo" mau em todos os aspectos, falta de trabalho, tudo muito caro e agora até os próprios bancos, onde guardamos nosso dinheiros, estäo mal. A auto estima esta baixa embora näo se ligue a tudo que se ouve, mas está se a ver as consequencias o que é mau amiga. Me desculpe agora näo me calava täo depressa, mas nosso país era um Paraíso e entäo...Beijos querida e fique bem eu tb, tento embora com a crise ficar bem rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  6. Amei!!
    Já tou tão farta da crise. nem imaginas. Não consigo ver tv, nem ouvir rádio sem que se fale disso. Já sabemos que as coisas estão menos boas, mas para quê repetir tanto. Isso até trai coisas "menos boas". :)
    Nós aqui vamos andando, empurrando com a barriga para o carro andar para a frente. E é assim que tem que ser. O caminho faz-se a andar...para a frente.
    Post espectacular. Sonhe sempre.
    Beijinhos.
    Susana.

    ResponderExcluir
  7. Adorei! Conheço muita gente que precisa ler este texto!
    Eu não aguento mais ouvir falar em crise. Desde que me conheço por gente é a mesma história e eu não assisto ou ouço notícias. Não quero saber de nada. Me deixem em paz...
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  8. LINDO TEXTO! É para fazer pensar mesmo. O que mais me impressiona é como damos mais ouvidos a quem estudou do que para quem é auto-didata, e aí tudo o que o "dr" fala é lei. Aff...Bj grande querida.

    ResponderExcluir
  9. Que a crise existe eveio dos EUA sim, indiscutível. Por isso nós todos devemos encarar de frente... "agarrar os bois pelos cornos" e ir em frente.

    ResponderExcluir
  10. Tânia....amei seu post...penso da mesma forma...quando comecei minha horta não recebi incentivo algum, pelo contrário, algumas pessoas disseram que plantas em apartamentos não dá certo, não vai prá frente, dá muita praga ...bem esses foram só alguns dos comentários, mas eu não desisti e não vou desistir...jamais vou deixar que me tirem o meu cachorro-quente.....

    ResponderExcluir
  11. Isso prova que muitas noticias que circulam nos meios de comunicações são tendenciosas, querem fazer-nos robôs, e quando alguém faz algo que está fora de todas as estatisticas é considerado louco. Temos talentos, e quando os colocamos em prática, tudo conspira ao nosso favor. Já passei por muitos momentos de pessimismo, mas quando volto ao foco, eu conssigo superá-los. Sempre devemos acreditar que se os nossos objetivos são baseados dentro da ética, e as nossas intenções são nobres, não há o que temer, "o UNIVERSO conspira a seu favor".

    ResponderExcluir
  12. Olá Tania!
    Que texto lindo!!!! Quantas pessoas abortam seus sonhos porque tem que fazer concurso público, porque têm que viver de acordo com as regras da boa sociedade, da boa educação ou por pessoas que não saem do passado e se intitulam educadas, justas e muito boas.
    Isso tudo me lembra, e principalmente o texto acima, daquela historinha "O velho, o menino e o burro"...
    Resumindo: o texto acima me faz refletir sobre a minha própria vida.
    Obrigada pela bela postagem. Obrigada mesmo. Bjs

    ResponderExcluir