"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

E falando em Abóbora....




A abóbora é rica em vitamina A, importante para o bom funcionamento do organismo e elemento essencial para a visão, além do licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e ajuda a proteger contra o câncer.

A hortaliça também possui vitaminas do complexo B; sais minerais, como o Cálcio e o Fósforo; além de ser provida de propriedades laxativas e diuréticas.

A abóbora tem ação fortalecedora sobre os rins, promove o aumento da diurese e age sobre a próstata, diminuindo ou evitando a hipertrofia da mesma.

É de fácil digestão e age regulando a função do intestino, fortalecendo o pâncreas e trabalhando no aumento da produção de insulina

As suas sementes são grande fonte de magnésio e ferro.

Para consumi-las, toste-as no forno e coma-as por inteiro, inclusive com a casca, que é rica em fibras.

4 comentários:

  1. Em Portugal, a abóbora está presente em grande parte das sopas. É um dos alimentos base da nossa alimentação.

    ResponderExcluir
  2. Que lindas fotos Tania.
    Sou grnade fã delas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro abóbora...fica ótima em sopas, escondidinho, risoto! Fora que o legume em si é mto bonito..

    Bjos querida e ótima semana,
    Glau

    ResponderExcluir
  4. E por falar em abóboras...comprei um pedaço lindo, daquelas de pescoço, enooormes...bem cor-de-abóbora...quero fazer uma torta e vai ser light...fica de olho que postarei no plantar...beijocas....

    ResponderExcluir