"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

sábado, 27 de setembro de 2008

Faz mal comer alimentos guardados em panelas de alumínio?

Há controvérsias!
Diversos nutricionistas e químicos consultados responderam que a questão ainda não foi devidamente estudada pela ciência – e são poucos os que acreditam que o alumínio pode contaminar a comida.
É o caso de Késia Quintaes, do Departamento de Engenharia de Alimentos da Unicamp. "Alimentos mais ácidos, com maior quantidade de água e maior tempo de contato com o metal têm mais chance de se misturar ao alumínio", diz ela.
Mas, na melhor das hipóteses, se não chega a prejudicar a saúde, o procedimento pode alterar o sabor e o odor da comida, pois panelas não são recipientes adequados para conservar alimento na geladeira.
"Como elas não são hermeticamente fechadas, há uma infiltração contínua de oxigênio e de vapor, adulterando os produtos alimentares.
Ficar tirando e colocando a panela na geladeira só piora a situação", afirma Patrícia Cruz, nutricionista da Universidade São Camilo.

4 comentários:

  1. Pelo sim, pelo nao, aqui em casa ja nao usamos mais aluminio. Tambem nao usamos mais potes plasticos, so de vidro. Mas enquanto isso ha outros tantos misterios na agua, ar e tudo mais que nao podemos controlar.

    Otimo post.

    Beijo e bom Domingo

    ResponderExcluir
  2. Oi tânia, bem interessante esta matéria....prá falar a verdade eu não sei se faz mal, mas eu detesto ver uma panela com restos de comida na geladeira ou no forno do fogão, homem é danado prá fazer isso...kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Tânia, eu uso panelas de alumínio mas acredito que não há nenhum problema. Em último caso guardo-as na geladeira. Aí Márcia Regina, é verdade, os homens fazem isso sim. rs. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Odete, se formos realmente analisar tudo, o que vai sobrar prá consumir, né? Concordo com vc. Bj

    Márcia, também sou assim....se tenho pavor de algo é ver panelas na geladeira, sejam qual forem.

    Beto...ainda bem que o homem aqui de casa não sabe nem o que é uma panela..rs Bj

    ResponderExcluir