"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Casarecce à Putanesca



Um dos molhos que mais gosto para acompanhar uma massinha fresca, de preferência fusilli al dente, é "À Putanesca" (Meu prato preferido na imbatível Cantina Don Pepe Di Napoli do grande Chef Allan Villa Espejo). E muito embora digam que não é preciso queijo porque os sabores já são fortes, gosto de colocar parmesão ralado grosso...

O nome deste molho tem uma estória um tanto curiosa:

Conta-se que as mulheres saiam durante o dia para "passear" enquanto os maridos trabalhavam e chegavam já tarde em casa, e, com pressa inventaram o tal molho, rápido e com ingredientes que sempre tinham na geladeira, feito quase que ao mesmo tempo do cozimento do macarrão. O sentido do nome do molho é o óbvio - já que os italianos chamam as "mulheres da vida" da mesma forma que os brasileiros.

Estórias e lendas à parte, é um molho forte e muito saboroso. Bom para um dia frio, com uma taça de bom vinho tinto.....

Não encontrei o fusilli fresco, então substituí pelo Casarecce, uma massa mais curta.


1 pacote de massa à seu gosto cozida al dente (500 grs)

Molho:

Em 5 colheres de sopa de azeite, doure 2 dentes de alho amassados, 1 cebola batidinha.
Junte 2 latas de tomate pelado amassado (ou purê de tomate, ou molho ao sugo), 100 gramas de aliche amassado, 100 gramas de azeitonas pretas sem caroço cortadas pelo meio, 100 gramas de alcaparras, manjericão ou orégano à gosto. Prove o sal (normalmente não é necessário). Deixe os ingredientes tomarem gosto apurando por uns 10 minutos e sirva sobre a massa.




Um comentário:

  1. Amiga, gosto muito deste molho também. pratico de preparar e cheio de flavours. uma delícia.

    ResponderExcluir