"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

terça-feira, 2 de setembro de 2008

“A amizade é um amor que nunca morre”. Mário Quintana

Na minha infância/juventude, sonhava em ter uma ótima profissão, encontrar minha alma gêmea, ter minha casa, meus filhos, estabilidade financeira...enfim...ser uma adulta feliz.

Consegui realizar a maioria dos meus sonhos, mas olhando para atrás, o que mais me deixa realizada hoje é também ter conservado os amigos daquela época.....uma turma que nos anos 80 não “pensava” muito, éramos “normais”, não tinhamos condições financeiras, isso é verdade, tudo era meio complicado, mas nos divertíamos mais do que muitos adolescentes de hoje, com acesso a melhores condições, tecnologia e opções.

Tínhamos o contato físico, vivíamos a realidade. Fico triste quando percebo que hoje a maioria das diversões e contatos dos jovens são virtuais.
As pessoas costumam ser extrovertidas diante de um monitor, mas não conseguem expressar seus sentimentos cara-a-cara.
Acampamentos, excursões, rodízios de pizzas e bailes de formatura eram os programas que tínhamos na época.


Como é prazeiroso reencontrar pessoas que fizeram parte do meu dia-a-dia de quase 30 anos atrás (vocês prestaram atenção nisso? – quase três décadas!!), sentar e recordar tantas histórias, fases, fatos, alegrias e também tristezas.....

Hoje com suas famílias, alguns no segundo casamento, com filhos, trabalham no que gostam e são felizes.


Eu tenho muito ORGULHO de ainda tê-los em meu círculo de amizades.
Já ouvi muitas pessoas dizerem que não tem nenhum amigo de infância/adolescencia que tenha perdurado, as amizades não resistiram ao tempo....ou será que não eram mesmo amigos?

Amizades são cultivadas.....nutridas com companheirismo, respeito, compreensão, cumplicidade, sem cobranças, sem crises de ciúmes, sem abusos, traições, mentiras...e principalmente com Reciprocidade.

Nem todas as pessoas que conviveram conosco se esforçam em querer a reaproximação. Fico triste, mas não vou julgar os motivos, respeito as opções e prioridades de cada um....

Mas este final de semana foi muito especial.... para matar as saudades de um membro desta turma que andava sumido.

Foi tanto tempo de ausências que no abraço longo, apertado e afetuoso parece que o tempo parou, e as imagens de coisas muito boas vividas vieram à tona.

Por isso parei tudo que estava fazendo para escrever, registrar e tornar público o quanto vocês são valiosos em minha vida.


São tesouros que o dinheiro não compra, o tempo não apaga.

Meus amigos insuperáveis e verdadeiros.

A amizade, diferentemente do amor, não faz exigências.


Compreender isso talvez seja a chave para dizer com Orgulho:
- Eu tenho AMIGOS !!!



“Duas pessoas não podem ser amigas muito tempo se não souberem perdoar os defeitos uma da outra.”
Jean de La Bruyère



"Amigo é aquele que sabe tudo a seu respeito, e, mesmo assim, ainda gosta de você"
Kim Hubbard


* Meus amigos mais recentes não se sintam excluídos, pois terão um post em breve.....

6 comentários:

  1. Tânia... adorei este post...

    Concordo com tudo o que dizes sobre a amizade! Estou a ver que estamos em sintonia!

    Muitos parabéns pelas tuas amizades de vida!

    ****

    ResponderExcluir
  2. Tânia, vim aqui te visitar depois da indicação da Tina do Trem Bom.Dica dela é lei. Ela já colocou o meu em um post e eu fiquei toda, toda. É bom ser lembrada por alguém tão querida como ela.
    Adorei seu blog, seu perfil, seu astral! As receitas, então, nem se fala.
    Eu penso igualzinho a você, também tenho amigos de 30 anos, na verdade são irmãos. Não saberia viver sem eles.Voltarei sempre. Bj querida.

    ResponderExcluir
  3. Tânia querida, como é bom ser restituida de tudo aquilo, ou q se perdeu, ou q foi tomado....a sua amizade é uma restituição!!!!
    Palavras sábias as suas, apenas quero acrescentar, se posso...que há tempo pra todas as coisas....inclusive de espera, onde Deus, na sua grandeza nos uni novamente pra juntas ver-mos os frutos, de família, de filhos e de conquistas...mesmo com toda a nossa loucura...podemos olhar e ver: "Valeu a pena"!!!!
    Obrigada pelo carinho, Deus te abençoe!!!! beijo

    ResponderExcluir
  4. Taninha,


    Tenho orgulho e alegria em fazer parte desse grupo de amigos e ter Você, Raul e Nati por perto.

    São esses valores que tentamos passar aos nossos filhos, apesar da Net, do Ficar, do Lula e de tudo aquilo que os “novos tempos” trazem.

    Faço votos que esse grupo de amigos aumente cada vez mais, resgatando alguns do passado e agregando muitos novos.

    Saiba que grande parte dessa união, deve-se ao seu forte espírito e habilidade em agregar e estreitar as relações entre as pessoas; desde o tempo do Chimané.



    Beijos,



    Newton

    ResponderExcluir
  5. Lindo Tã. Me senti super homenageada, obrigada pelo carinho.
    Tenha certeza que é recíproco, também te amamos muito, afinal, tudo o que passamos devemos muito à você, pois para nós você era a "cabeça" da turma. O nosso Porto Seguro, o nosso aconchego. Sempre que pintava algum problema, sabíamos o endereço certo onde recorrer. Além do que, era o local do nosso ponto de partida para muitas noitadas, né? Obrigada por você ser nossa amiga, obrigada por tudo que você nos proporcionou, e, para não ser injusta agradeça também o seu Nicola pelas batidinhas de incentivo que sempre estava lá nos esperando.
    Bjs, seja sempre esta pessoa maravilhosa.

    Valéria

    ResponderExcluir
  6. Gostei do texto. e a foto principal está muito bonita. Amigos são realmente muito importantes. Com todas as minhas mudanças perdi contato com muita gent. mas as memórias morrerão comigo.

    ResponderExcluir