"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Truques (e Sacanagens) de (alguns) Chefs e Cozinheiros








Receitas e Ingredientes alternativos para fazer em casa para a família, amigos é uma coisa......agora, enganar um consumidor num Restaurante carérrimo dizendo que é Coelho e servir Frango é demais.....
Vou postar coisas que vi, que li, que me contaram.....mas não vou poder dizer o nome do Restaurante.....mas prestem atenção, pois nem tudo é o que parece ser......e alguns truques podem ser ótimos, entretanto use de honestidade para dizer o que está servindo!!

- Uma delas é a que citei acima mesmo.....servir Coelho com pouco ou nenhum coelho.....só Frango! (Ainda bem que não como e não gosto de Coelho)


- Hambúrger de picanha só é de picanha se foi cortadinho na ponta da faca na sua frente. Ou se você ver moer a picanha. A grande maioria das lanchonetes apenas usa uma quantidade de gordura muito grande (60% do total) em qualquer tipo de carne, geralmente de segunda ou terceira (menos picanha). É um truque sacana....

- Esta eu já caí....para fazer casquinha de siri com carne de siri “genérica” basta cortar postas de cação em tamanhos cujas fibras fiquem mais ou menos do mesmo tamanho das fibras da carne de siri. Bem temperado, só os mais atentos percebem que não é siri de verdade. Barzinhos de praia geralmente usam este “truque”, e para dar mais “veracidade” ao prato, colocam umas “casquinhas” do crustáceo...
Não que seja ruim, muito pelo contrário, ficam deliciosas....mas deveriam vender como “Casquinha de Cação”.... muito mais honesto.

- Esta eu li de um Aprendiz de Cozinha numa Churrascaria....sabe aquela salada de legumes com maionese que ficou no Buffet o dia todo e sobrou? Nada como uma boa “lavagem” e estará com o ar de “fresquinha” de novo.... (arghhhh!)

- Ainda em Churrascaria, o Cupim merece lugar de destaque (no braseiro, claro). Sempre vai ficar por cima de outros cortes, derretendo a gordura e pingando em cima delas e da brasa, “aromatizando” o ambiente e dando um “gostinho” naquela carne que já foi congelada, recongelada, lavada....imagina a quantidade e qualidade de gordura que vc está ingerindo.....

- Um outro famoso Restaurante servia Filé Mignon como se fosse Vitela.....como? Deixando de molho no leite por algumas horas.

- Quibe Cru Vermelhinho?? Ou a carne é moída na hora ou é adicionado nitrito de sódio.....quanto mais o tempo passar, mais vermelhinha a carne fica, com aspecto de fresca (só aspecto!).
Alguns supermercados usam muuuiito este artifício. Se for comprar, peça para moer na hora, é mais seguro.

- Molho madeira? Sabe qual a receita mais usada? Óbvio que sem o vinho madeira, sem o tempo longo de fogo apurando o molho tradicional...usa-se apenas vinho tinto seco (nenhum francês, pode acreditar!), caldo de carne, sal, molho inglês, shoyo e amido de milho para engrossar....rapidinho.

- Ainda com o vinho....Filé ao Prosecco, sem Prosecco, feito com o vinho mais barato da prateleira do supermercado.....e o pior é que ninguém reclama!!

- Muito comum também é o Restaurante/Barzinho ter apenas 1 tipo de peixe no frezzer e no cardápio ter 6 nomes diferentes, das entradas ao prato principal....isso sim é servir "gato por lebre", dando uma achatadinha no peixe ou fazendo cortes diferentes. Depois que tirou a pele, só Deus sabe que peixe é aquele (garçons depois do expediente contam cada uma!!)

- Pizzarias mal intencionadas insistem em vender pizza de Chicharro dizendo que é Atum.....a aparência é igual, mas o sabor muito diferente....e tem gente que não reclama!!!!

- Outro dia pedi num restaurante bonito na Rua Pamplona um Filé ao Catupiry.....e me veio um Filé ao Molho Branco.....reclamei e o garçon disse que era isso mesmo....só o nome do prato no Cardápio ia Catupiry. Eu mereço tanta cara de pau!!!

- Aliás esta do Catupiry é outra.....hoje nos atacadistas o que mais se vê são aquelas bisnagas de quase 2 quilos de uma massa branca, feita com gordura e amido, que chamam de "requeijão composto".....mas para quem conhece o sabor, não dá para comparar.

2 comentários: