"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Mini Berinjelas Recheadas com Nozes e Alho, conservadas em Azeite

http://zakuskas.blogspot.com


Há muitos anos uma senhora árabe me ensinou a fazer berinjelinhas recheadas e que conservadas, duravam mais de um ano.
Mas a forma de preparo é muito trabalhosa e precisa  de muitos dias só para esperar as danadas desidratarem.
E como a preguiça (e a falta de tempo) são as mães do progresso, encontrei esta receita aqui  bem prática e o resultado foi aprovadíssimo.


1 kg de mini-berinjelas
50 gr de nozes moídas
5 dentes de alho amassados
quanto baste de azeite
quanto baste de sal

Corte os talos das berinjelas e cozinhe-as durante 10 minutos na água já fervente com sal. Retirar e deixar esfriar. Colocar sobre uma peneira para escorrer, de um dia para o outro (no mínimo umas 05 à 06 horas), elas deverão perder muito liquido. De tempo em tempo, aperte delicadamente com as mãos. Em seguida, faça cortes longitudinais nas cascas das berinjelas. Depois, com uma colher de sobremesa, vá retirando delicadamente a polpa, reservando as cascas, que devem ficar inteiras, sem outros cortes, vá colocando as polpas em uma vasilha. Misture bem esta polpa com as nozes, os dentes de alho e sal à gosto. Recheie delicadamente, sem encher demais, as cascas de berinjela com esse preparado, e vá colocando em uma vasilha, ou vidro de boca bem larga que possa ser bem fechado. Vá formando camadas com as berinjelas recheadas. Finalmente cubra-as com azeite de oliva e tampe bem. Deixe descansar durante 01 semana e está pronta. O azeite deve cobrir totalmente, ficar bem acima do nível das berinjelas.
Essa conserva pode ser servida com pão árabe ou italiano como entrada ou aperitivo.






6 comentários:

  1. Oi, amiga!

    Nossa que coisa chique, não bastasse ser berinjela em conserva, ainda tem recheio de nozes, rsrs.

    Beijo e ótima semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz as mini beringelas recheadas, só que não tinha nozes, nem castanhas, fix o recheio com alho e sementes de girassol....ficaram uma delícia...a beringela desmancha na boa....no quarto dia elas estavam ótimas

      Excluir
  2. Tania e suas descobertas, adoro essa tua cozinha que sempre surpreende com novidades. Esta sentindo sua falta.

    ResponderExcluir
  3. Estamos sempre fazendo essa receita em casa, é uma delícia. Costumamos chamar de "Batingenus", porém a forma correta de se escrever não sei.. kkkkkk Jurava que eramos os unicos que conheciam essa receita árabe. A unica diferença é que colocamos mostarda na hora de misturar a nozes e alho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a sua dica da mostarda!!! Vou experimentar na próxima vez que fizer. Obrigada por partilhar!

      Excluir
  4. recheio tbem c amendoim e romã, delicia


    ResponderExcluir