"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Patê de Pimentão Vermelho e Nozes - Muhanmara

 


Receita tradicional na Síria, mas popular também no Líbano e na Turquia.



3 pimentões vermelhos (escolha os mais pesados)
2 dentes de alho
1/2 xícara de nozes (se quise um gosto mais acentuado, use 1 xícara)
2 fatias de pão   (forma)
2 colheres de sopa de suco de limão
Azeite q.b.
1 colher de sopa de melado de romã
Sal e pimenta à gosto.



Colocar os pimentões numa assadeira e levar ao forno até ficarem com a casca escura e a pele começar a se soltar. Retire as peles, as sementes. Pique o pimentão e reserve.
Frite o alho em azeite, junte os pimentões e refogue.
Bata no liquidificador ou processador os pimentões refogados, o melado de romã, o suco de limão, o pão. Se necessário, junte mais azeite para dar liga. Quando estiver bem homogeneo, junte as nozes e pulse para que ainda fiquem pedacinhos perceptíveis.
Corrija o sal, coloque algumas gotinhas de pimenta e leve para gelar antes de servir com pão sírio.

8 comentários:

  1. Hummm!!! este Muhanmara, deve ser muito saboroso, fiquei aqui com água na boca.
    Bjs e Boa Noite

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse patê maravilhoso, sou fã incondicional de pimentão, amoo o sabor. Estou levando essa receita e farei com certeza.
    Já estou te seguindo para acompanhar todas essas delícia.
    Adorei sua cozinha, receitas deliciosas.Parabéns!
    beijkas
    Maísa
    ondas de sabores

    ResponderExcluir
  3. Oi, Tânia,

    Que delícia de patê, rico e diferente, o melado de romã deve dar um toque especial, né?
    Quanto à questão dos abusos na Internet, confesso que no início eu fiquei de queixo caído. E não tanto por causa de comportamento como o que citei, que evidentemente não é ético - mas por coisas como a republicação - sem autorização - de centenas de posts, de vários blogs (meus inclusive), por sites que não visam outra coisa senão fazer uns trocados com o trabalho alheio, afe!

    Beijoca e bom dia, querida!

    ResponderExcluir
  4. Tânia, esta receita é maravilhosa eu não sabia o nome, e tambem fazia sem nozes.Tenho certeza que assim fica especial!!!Delícia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Tânia, esta receita é maravilhosa eu não sabia o nome, e tambem fazia sem nozes.Tenho certeza que assim fica especial!!!Delícia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Tânia,
    Não conhecia esse patê, mas já vou fazer hoje, pois achei bem gostoso.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  7. Tânia..que delicia...deu agua na boca só em vêr...vou comprar pimentões para fazer..amei..bjo

    ResponderExcluir
  8. Oi Tania, amei essa receita já está na lista de testes kkkkk. Bjinhus!!!

    ResponderExcluir