"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Limão Siciliano no Sal e Salmão Grelhado



Em épocas em que o limão siciliano é mais em conta que o da variedade Taiti, uso e abuso....inclusive as cascas depois de bem lavadas e secas, são devidamente raladas e congeladas para usos futuros.
Com muitos limões ainda.....
Lembrei de uma conserva de limões do Chef Claude Troisgros:
Corte os limões em 4 pedaços, coloque em um vidro e cubra de sal. Ponha o pote fechado na geladeira por no mínimo um mês e mexa de vez em quando. Após um mês, pegue o limão, retire a polpa, lave bem na água corrente e corte em tirinhas. 
Finalmente depois de um mês elas ficaram prontas....
Já "conservados"
Para provar o resultado, fiz  um salmão grelhado, básico,  temperado com tomilho-limão fresco, sal e o limão em conserva no sal.
Minhas considerações: experimentando uma tirinha dele puro, senti que fica ligeiramente amargo. Mas na receita, não se percebe esse amargor. Gostamos muito do resultado. O sabor da casca do limão siciliano se conserva muito bem no sal.
Ainda hoje, depois de muitos meses, tenho a conserva na geladeira, e o sabor continua inalterado.


12 comentários:

  1. miga..eu já fiz essa conserva..e não postei por não ter gostado do sabor amargo..e numca postei..que bom que você gostou..bjo grande

    ResponderExcluir
  2. Que interessante isso! Vivendo e aprendendo...
    Voltei à net depois de 1 semana!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Tânia, querida,


    Adorei esta dica, ela é econômica e saborosa, né? Vou fazer, com certeza, rsrs.

    Um beijo e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  4. Minha amiga, vim aqui "buscar" a receita do pão, e vejo essa deliciosa ideia! Que bacana!!!! Amei!

    Infelizmente aqui em BH o siciliano é sempre mais caro, e bem mais caro aliás...da última vez comprei a 10,50 o quilo...é mole?

    Abraço,
    Bom findi!

    ResponderExcluir
  5. Minha amiga, vim aqui "buscar" a receita do pão, e vejo essa deliciosa ideia! Que bacana!!!! Amei!

    Infelizmente aqui em BH o siciliano é sempre mais caro, e bem mais caro aliás...da última vez comprei a 10,50 o quilo...é mole?

    Abraço,
    Bom findi!

    ResponderExcluir
  6. Que diferente! Muito interessante! Deve ter caído muito bem com o salmão, que por sinal ficou muito apetitoso.
    bjsss

    ResponderExcluir
  7. Tania, sempre me perguntei como seria o sabor e como usar o limão em conserva e ´taí a explicação! O seu salmão está lindo!

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de obter uma informação, ou seja, como defumar limão.
    As suas receitas são muito interessantes.

    ResponderExcluir
  9. Fatimawine
    Já te respondi por e-mail.

    ResponderExcluir
  10. Afff...bem diferente mesmo mas se fica amargo aiaiaiai ai não sei. bjinhus e bom domingão

    ResponderExcluir
  11. Seu blog é maravilhoso,já estou te seguindo.Se puder e quiser,siga o meu,estou começando aqui e seria um prazer ter você no meu blog. =)

    ResponderExcluir