"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Pastel de Farinha de Milho do Manezinho de Paraibuna



Este post não tem a receita, mas a dica para quem vai em direção ao litoral norte paulista e passa pela simpática cidade de Paraibuna, rente à Rodovia dos Tamoios,  famosa também pelas "bananinhas de Paraibuna" - doce em barrinhas feito de....banana..

Há anos (sem exagero!)  "tentava" experimentar o famoso Pastel do Manezinho, porém, como são vendidos (e acabam em determinados dias em poucas horas) somente aos sábados e domingos pela manhã, toda vez que eu chegava já haviam terminado....

Até que finalmente consegui conciliar meu horário de volta do litoral com o de funcionamento e matei a minha curiosidade ao saborear os deliciosos pastéis com massa feita de farinha de milho e polvilho doce, com recheios de queijo ou músculo desfiado, fritos na hora, acompanhados de um café ou refrigerante, outra tradição na pequena cidade!
Diferente e massa super-leve!


Tudo começou em 1899 com o Sr. Nicolau Stábile, que chegou a Paraibuna vindo da Itália e fazia os pastéis para sustentar a família. Um de seus filhos, Manuel Stábile, herdou a receita do pai e também deu nome (Pastéis do Manezinho) .

O rancho nos fundos da casa das irmãs Maria de Lourdes e Terezinha torna-se pequeno para a quantidade de pessoas, a maioria moradores da cidade que se acotovelam nas manhãs de sábado e domingo para manter a tradição centenária de tomar café com o pastel.

Hoje, quem se responsabiliza pelo feitio de uma  média de 600 pastéis por final de semana são as filhas do Manezinho, as irmãs Terezinha, Bernadete, Aparecida e Lourdes.

Uma moradora contou-me que aos domingos fica mais movimentado. É que a massa é feita aos sábados e fica mais gostosa no dia seguinte.
Os pastéis tem uma outra particularidade....eles viram sozinhos quando são fritos.



Pastel do Manezinho
R. Pd. Antônio Pires do Prado, 3
Paraibuna - SP
Tel. (12) 3974-0166


Nenhum comentário:

Postar um comentário