"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Queijo Butirro



Se você já foi ao Mercado Municipal de São Paulo e não conhece a barraca de queijos do Roni, deixou de saborear queijos com verdadeiro sabor de queijo, feitos ainda de forma artesanal em São Sebastião da Grama, uma cidade no interior de São Paulo, quase divisa com Minas Gerais.
O Queijo Butirro produzido por ele é simplesmente delicioso.
Em razão dos meus cobaias habituais me perguntarem o que é e de onde vem é que resolvi postar sobre ele - Um Caccio Cavalo recheado com manteiga de primeiríssima qualidade, que fatiado, num pão francês crocante fresquíssimo, já me deixa feliz – sem precisar de qualquer outro acompanhamento!
A pequena barraca tem quase tudo relacionado a queijos de primeira linha. Mesmo com tantas variedades, a Mussarela é a mais vendida. Algumas das pizzarias mais conceituadas de São Paulo, como a Braz e a Veridiana, usam produtos Roni em suas redondas. Os restaurantes de Walter Mancini, na Rua Avanhandava, idem. "A pizza de Mussarela é o cartão de visita de toda casa. Se ela for boa, o resto do cardápio também é."
Além da Mussarela, o Minas Frescal e a Ricota também são de altíssima qualidade, tanto que esta última, é a preferida entre vários chefs de cozinha que buscam no Mercadão, matéria prima para suas criações.
Deu vontade?

Rua D n° 2- Mercado Municipal
São Paulo - SP
Tel:(11) 3326-1488.


Querida (o)s que me acompanham no Zakuskas: Desculpem a ausência cada vez mais espaçada, é o trabalho que toma também o tempo que amo dedicar a minha cozinha e aos blogs amigos.

20 comentários:

  1. Che belli questi formaggi, li proverei tutti sono talmente golosa...
    Ciao Daniela.

    ResponderExcluir
  2. Tãnia, meu pai foi vendedor de queijos por muitos anos. Ele trazia de Minas um queijo cavalo, muito apreciado por nós, mas comercialmente inviável. Fazia parte apenas do nosso consumo. Outro dia, comprei aqui em Ctba para matar a saudade, mas não conhecia assim com recheio.
    São Paulo, como megalópole, tem mercado para tudo. Matéria-prima de qualidade é reconhecida por quem quer agregar valor aos seus produtos.
    Já comentei lá no Naco sobre os animais, mas quero ressaltar que gostei de ver seu gesto em ajudar os animais, apesar de não poder tê-los em casa.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. vou tanto lá..enão conhecia essa barraca..e..nem o queijo..end..anotado...tambem ando como você..sem tempo para postar..bjus

    ResponderExcluir
  4. Já está mais que anotado!
    Quero ver se consigo passar lá no domingo de manhã!
    =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Nossa que maravilha de queijo! Nunca fui ao mercado municipal de São Paulo, mas moro de vontade de conhecer! Sobre seu trabalho! O meu ta me matando! Tô com tudo atrasado! Não sei como vou cuidar de tudo! Bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Tânia, nunca na minha vida tinha ouvido falar no queijo Butirro, mas pode ter a certeza que fiquei com imensa vontade de o provar... :)) que aspecto!!

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Tô planejando no próximo mês ir ao mercadão...anotada a dica!!! Esse queijo com a manteguinha no meio me deixou aguada!!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Tânia querida
    Que delícia de queijo, tbm não conhecia com recheio
    Deve ser uma tentação esta barraca do Roni, pena que está tão longe
    E desculpas aceitas mas não suma rsrs

    ResponderExcluir
  9. Que rico. Nunca lo he probado pero sabiendo los ingredientes que lleva tiene que ser delicioso.

    Besos

    ResponderExcluir
  10. Tania, não conhecia esse variedade de queijo, fico boquiaberta com as variedades do mercado de São Paulo

    ResponderExcluir
  11. Tânia....acho que vou ter que ir ao Mercadão rapidinho!!!! Nunca vi essa banca lá...fico meio perdida com tanta coisa que tem...!
    Amei esse queijo!
    Um beijo e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  12. Amiga, eu e meu esposo gostamos muito de queijos. Quando viajamos para uma cidade diferente já vamos logo ver se o queijo é bom. Acho que o melhor que já comi na vida foi o queijo minas lá do mercado de Belo Horizonte e um queijo um pouco mole lá em Porto.
    Fiquei com água na boca para experimentar esse queijo aí.
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  13. Tânia, obrigada pela dica. Sexta acho que vou dar um pulo no centro, se eu conseguir passo la.Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Tânia,
    Que ótima informação. Quando estiver em São Paulo, e tiver a chance de ir ao Mercado (passeio que adoro), vou procurar esses queijos.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Que lugar perdição!!!
    adorei,bj

    ResponderExcluir
  16. Olá pessoal: Adoro queijos!!!! O queijo BUTIRRO que compramos aqui em Viçosa-MG (Zona da Mata) não vem com a bola de manteiga.... Então não o Butirro? O Queijo Cavalo lá do vale do Jequitinhonha, o melhor é la de Itaobim-MG, também não tem a manteiga!!! Fiquei confuso quanto à designação deste tipo de queijo. Pergunta: O que é que caracteriza mesmo este tipo de queijo chamado BUTIRRO?

    ResponderExcluir
  17. Sempre vou ao mercadão, compro sempre queijo lá, desta fez comprei, tudo ali é maravilhoso, só que levem dinheiro não aceita outro tipo de pagamento. kkk

    ResponderExcluir
  18. Sempre vou ao mercadão, compro sempre queijo lá, desta fez comprei, tudo ali é maravilhoso, só que levem dinheiro não aceita outro tipo de pagamento. kkk

    ResponderExcluir