O termo foi criado por uma Associação que organizou vários Produtores Rurais dos 10 municípios que compõe o Circuito (Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu (o segundo melhor clima do mundo segundo a Unesco!), Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, a fim de explorar o Turismo Rural.
Além de produtores de frutas da região (uvas, pêssegos, figos, caquis) entram na Rota vários Restaurantes, Adegas, Apiários, Herbários, Pesqueiros, Orquidários, Produtos típicos, Artesanato e Hospedagem.
Bom, não é nenhum segredo que eu amo fazer Turismo Rural.
Já visitei várias destas propriedades e vou postar aos poucos as minhas impressões, fotos e dicas desta região tão linda, tão rica e tão pouco conhecida. Como são muitas, ainda tenho que voltar para conhecer as poucas que faltam .
A primeira delas é a Cogumelos Mazzei. Ou como todos conhecem pela região, os Cogumelos do Gian. Fomos super bem recebidos por ele próprio e sua esposa, Miriam.
Eles produzem 9 tipos diferentes de cogumelos (Champignon de Paris, Porto Belo, Shiitake, Pleurotus, Pleurotus Eryngii, Hericium Erinaceus, Flammulina Velutipes, Pholiota Nameko e Maitake - alguns eu nem sabia da existência!!)
Para uma apaixonada por cogumelos como eu, foi como entrar num parque de diversões...
O Gian e a Miriam esbanjam simpatia ao mesmo tempo em que explicam e mostram com toda paciência os detalhes da produção.
Ah, os preços são de produtor mesmo!
Eles ainda fornecem os variados tipos de cogumelos para os Empórios classe AAA de Sampa (aqueles mesmos com nomes de Santa que vocês estão pensando!).
Recomendo, vale a pena visitar!
Tânia adoro essas dicas! Principalmente por serem locais não tão longe daqui e posso ir!
ResponderExcluirEsse local deve ser maravilhoso! Adorei os cogumelinhos na estufa! Eu também sou louca por cogumelos...
Já anotei o endereço, um fim de semana qualquer apareço lá com toda certeza!!!
Bjs
Tânia,
ResponderExcluirMais um dica boa. Espero, um dia, poder ir até lá. Também sou fã de cogumelos.
Beijo.
Aiiii, que sofrimento! Adoro cogumelos e estou tão longe daí... Que visão magnífica :)
ResponderExcluirTaninha, que show. Você sabe que conheci pela net mesmo um produtor de shimeji lá em Serra Negra e a gente sempre se fala, ele ficou todo interessado por causa do blog e vive me convidando pra ir lá conhecer o cultivo, já me mandou várias fotos, e disse que tem uma cesta cheia deles me esperando de brinde. Ainda não consegui ir lá. Não vejo a hora. Adorei as fotos, que passeio mais bacana. Beijo enorme!
ResponderExcluirAmiga querida, você tem sorte de ter esse lugar aí tão próximo de você. Esse lugar é realmente mágico!!!
ResponderExcluirOs cogumelos são tão limpinhos... Adorei!
Grande beijo
Show, bela dica, vc está se tornando repórter investigativo-gastronômico e nos brinda sempre com uma ótima matéria.
ResponderExcluirBjks
Tânia,
ResponderExcluirGosto muito desse tipo de passeio, que além de espairecer, ainda instrui a gente! E ainda mais quando se trata de conhecer o cultivo/produção de produtos ligados à culinária/bebidas. E esses cogumelos frescos? tentação pura!
Beijinho
Que bacana!
ResponderExcluirAdorei a dica.
Sabe que eu adoro ir nessas festas do circuito das frutas.
Esse fds quero ir na da alcachofra!
Beijos
Não sei apreciar cogumelos, mas também nunca provei os seus, rsss. Adorei o passeio.
ResponderExcluirO danadinha....como é que me diz isso só agora...entre julho e agosto creio que passei umas 6 vezes por Jarinú (aliás tenho uma tia e primos que moram lá) e não conhecia essa maravilha. Já anotei. AH! E já anotei a receita também....não gosto de gorgonzola, mas penso que dá para substituir numa boa. Na primeira oportunidade vou fazer.....beijos e saudades....
ResponderExcluirTemos o mesmo gosto pelos passeios. Turismo rural, ver como se produz vários alimentos, visitar lugares e pessoas simpáticas...
ResponderExcluirAqui também tem muito turismo rural. Já fiz o circuito italiano, o polonês e pretendo fazer o alemão.
Outro dia comentava com meu marido sobre uma produção de cogumelos que há aqui, gostaria muito de conhecer.
Amo tudo isso!
Bjs.
Adorei esse passeio!! e fiquei morrendo de inveja pois nao tem nada parecido aqui por perto do Rio... :)
ResponderExcluirTânia, que escândalo!!! Adorei tudo!!!
ResponderExcluirBjo
Amiga, que festa hein? Eu também ia me deliciar num lugar assim. Hum...cogumelos in natura....fresquinhos. O sabor é outro. E como tu amo o turismo rural. Na oportunidade que aparece, estou lá. Que pena que moro tão longe. Adorei tudo que li e tudo que vi.
ResponderExcluirAqui na cidade onde moro encontro cogumelos variados in natura. Não são daqui, vou ver de onde vem, quem sabe poderão ser deste endereço.
Um grande abraço.
Adorei a postagem, adorei mesmo. Incrível e eu sou louca por cogumelos!
ResponderExcluirBj,
C.
Dica maravilhosa! Esse lugar nem parece Brasil, fiquei fascinada, adoro cogumelos de qualquer tipo!
ResponderExcluirPintando uma oportunidade,lá vou eu!
Que matéria linda Tânia! Escolhi essa pra comentar primeiro por que sou simplesmente apaixonada por cogumelos!!!
ResponderExcluirE depois por que me deu tanta saudade... Sabe, eu morei ai bem pertinho de Jarinu, (tinha amigos nessa cidade) na Serra da Cantareira em Mairiporã! E por causa dos cogumelos de Jarinu Maravilhosos) fiz um prato com frango, cogumelos e mais um arroz que chamo de " à moda da serra" pra nunca esquecer que morei bem pertinho dessas delícias...
Cogumelo fresco que se acha por aqui é o Shitake apenas, bem em conta por sinal, de produção local.
Os teus ficaram de perder o juízo!..ahahahah...
As receitas venho pegar depois assim é sempre mais uma razão pra voltar!(com calma...)
beijo!