Vi uma vez no Rainhas do Lar esta mistura de queijo cheddar com cebola frita.
Resultou numa delícia de patê, lembrando o molho que colocam no hamburguer daquela rede famosa de fast-food (e que para mim, particularmente, é a única coisa com algum sabor naqueles lanches).
Bem fácil e rápido, para incrementar o sanduiche ou enriquecer a mesa de Zakuskas!
1 copo de queijo cheddar *
1 cebola picadinha frita na manteiga
1 pitada de sal (se necessário)
Misturar e servir.
* Já comentei em um post que se não prestarmos atenção nos rótulos dos produtos, acabamos levando gato por lebre. É o caso também do Requeijão.
No caso do Cheddar Cremoso comercializado em copos, usei um "de verdade". Mais difícil de encontrar do que a comum "especialidade láctea", ou traduzindo: "mingau de amido, gordura vegetal e corante aromatizado artificialmente sabor cheddar".
(Não sei qual seria o resultado usando este genérico).
"O requeijão é um produto tipicamente brasileiro, que possui, como ingrediente básico, o leite, e o produto só pode ser reconhecido dessa forma se for "obtido pela fusão da massa coalhada, cozida ou não, dessorada e lavada, obtida por coagulação ácida e/ou enzimática do leite opcionalmente adicionada de creme de leite e/ou manteiga e/ou gordura anidra de leite ou butter oil. O produto poderá estar adicionado de condimentos, especiarias e/ou outras substâncias alimentícias."A especialidade láctea à base de requeijão é um produto novo que, até o momento, não possui regulamentação técnica que defina seu padrão de identidade e qualidade. Diferentemente do requeijão, a especialidade láctea utiliza amido e gordura vegetal e algumas chegam até a usar concentrado protéico do soro, mas o que deve ficar claro para o consumidor é que a base não é láctea.
Não é difícil o consumidor se confundir nas gôndolas dos supermercados. Expostas nas geladeiras de requeijão juntamente com o produto original, as especialidades lácteas vêm nos mesmos copinhos de plástico - a embalagem de vidro praticamente desapareceu - e têm apresentação similar à dos requeijões, deixando o creme branco transparecer por trás do rótulo. À primeira vista, tudo parece requeijão.
Não é difícil o consumidor se confundir nas gôndolas dos supermercados. Expostas nas geladeiras de requeijão juntamente com o produto original, as especialidades lácteas vêm nos mesmos copinhos de plástico - a embalagem de vidro praticamente desapareceu - e têm apresentação similar à dos requeijões, deixando o creme branco transparecer por trás do rótulo. À primeira vista, tudo parece requeijão.
As especialidades lácteas não trazem escrito "requeijão" no rótulo. Em destaque, vê-se apenas termos como "cremoso" e "tradicional", por exemplo.
Diferenciar um produto do outro só é possível se o consumidor se der ao trabalho de procurar as letras de tamanho reduzido que trazem a indicação "especialidade láctea".
Fonte e mais informações: Inmetro
Mi piace visitare il tuo blog trovo tante belle ricette che e non conosco e viene subito il desiderio di sperimentarle, brava.
ResponderExcluirCiao Daniela.
Hummm...que delícia este patêzinho, mas confesso que já me enganei usando genérico ao invés do original...aprendi observando preço, geralmente o mais caro é o verdadeiro! Ui!!!Bjs
ResponderExcluirTanita, você sabe que quando era aborrecente e filinha de papai (rsrs) quando minha mãe ia fazer compra do mês no paes mendonça (lembra?) e num mercado que tinha lá no shopping Eldorado eu ia naquelas lojas de importado e comprava potes e potes de batata pringles e uns tubos iguais de tinta de pichar mas era de queijo cheddar. Era uma coisa alucinante, você apertava o pininho e vinha aquele creme de queijo (que devia ser pura química mas era bom demais)e eu comia aquela meleca com as batatas. Acredita que hoje tenho enjoo de cheddar, acho que foi por causa disso!!! Mas a cara to patê tá linda!! Beijão
ResponderExcluirMinha querida... esse paté deve ser divinal. Pena eu não encontrar aqui esse cheddar cremoso... aqui só encontro fatiado :-(
ResponderExcluirHum....o requeijão de verdade faz toda a diferença!!!
ResponderExcluirAdoro esse recheio com cheddar e cebola...
Bjossssss
Tem um aspecto maravilhoso. Adoro queijo e cebola, então está perfeito para mim :)
ResponderExcluirTânia, vc é a rainha do patê amiga rs
ResponderExcluirOlha, nem me fala de requeijão, esse é um tema que terá brigas hehehe falam que catupiry é catupiry e é requeijão, mas é tudo de bom!
Bjss
HOLA MUY BUEN PATÉ Y GRACIAS POR LA ACLARACIÓN, ES VERDAD QUE NOS DAN GATO POR LIEBRE Y HAY QUE TENER MUCHO CUIDADO CUANDO COMPRAMOS, ENCANTADO DE CONOCERTE Y GRACIAS POR SEGUIR MI BLOG, UN SALUDO DE JOSÉ LUIS
ResponderExcluirHOLA DE NUEVO ESTOY BUSCANDO TU SEGUIDORES Y NO LOS VEO DIME LA FORMA DE SEGUIRTE
ResponderExcluirEu também vi a receita no Rainhas e fiquei curiosa, mas não tive essa criatividade de pensar em um patê... adorei!
ResponderExcluirBjs
Concordo com vc, que o que dá paladar naquela rede famosa, é o cheddar... e,se este fica igual, com certeza vou fazer para a minha nora que não vive sem aquele... hehehe
ResponderExcluirBjs
Gostei do seu blog. Receitas ótimas e deliciosas. Voltarei mais aqui. Visite os meus blogs e será bem vinda.
ResponderExcluirwwweunacozinha.blogspot.com
www.arteeefeito.blogspot.com
www.lembrancasecarinho.blogspot.com
Bom domingo,
Ana
Tania, já levei muitos genéricos para casa, depois que leio a embalegem, já era...realmente temos que ficar esperta...o duro ´e que a maioria dos lugares vende genéricos, outro dia aconteceu a mesma coisa, comprei um queijo e era gordura...duro que tinha usado rsrsrsr...quanto ao seu patê...que saboroso, to com uma vontade de pegar e comer com um belo pão hummm,
ResponderExcluirbjão
Paula
Tânia,
ResponderExcluirEste patê já está entrando em minha lista de "a fazer", dado que tenho uma filha que adoora o queijo cheddar. Quanto aos produtos
"genéricos" (se é que se pode chamá-los assim)tornaram-se realmente um problema;aaaffe!
Zazuskas, me encanta este paté, lo voy a hacer para una reunión que tengo con un montón de gente, primero lo probaré en casa. Hasta prontp, un beso
ResponderExcluirHummm... estou vendo este patê do Rainhas em vários blogs... preciso fazer urgente!! Deve ser mto bom! :)
ResponderExcluirQue delícia! Até que ia bem agora no finzinho da noite!
ResponderExcluirAh... eu quero, rs
Beijos
Tânia, adoramos Patês cá em casa, o seu ficou com aspecto delicioso, e pronto a ser anotada a receitinha.Quanto ao seu comentário tem razão, eu digo o mesmo aqui dos membros da Asembeleia da Répúbulica rsrs, k finjem k trabalham apenas, boa semana beijinhos.
ResponderExcluirTânia, que dica lega essa. Você sabe que perdi um workshop sobre rótulos de alimentos, fiquei chateada. É sempre bom a gente ficar atenta.
ResponderExcluirNesse caso, não me preocupo tanto porque uso muito pouco requeijão ou cheddar, mas da próxima vez vou ficar atenta.
Olhe, obrigada pelo questionamento sobre a uva terci. Acabei fazendo uma ressalva no post por causa disso.
Bjs.
Olá, vim retribuir a sua visita ao meu blog. Que bom que gostou das receitas. És sempre bem vinda! Também estou te seguindo para acompanhar as tuas receitas mais de pertinho. Beijos
ResponderExcluirAi, esse patê deve ser uma delicia, mas aqui não há requeijão de verdade...
ResponderExcluirhummm..eu amei êsse patê..deve ter ficado tudo de bom!!!!otima receita..passando..para deixar um beijo e desejar otimo começo de semana..li
ResponderExcluirTânia
ResponderExcluirQue patê delicioso
Muito bom com umas bolachinhas salgadas
Boa semana
Bjs
Muito bom seu post, que alem da receita simples e deliciosa, chama atencao pra algo bem serio. Principalmente pra quem alem de gostar de comer, tambem come pra viver, e bem.
ResponderExcluirPor isso as vezes ate me surpreende quando pessoas falam que aqui nos US temos tantas coisas deliciosas prontas, praticas, etc...Sim, temos mesmo uma imensidao...mas saudaveis, pouquissimas. Por isso ainda acho melhor comprar os ingredientes que escolho e eu mesma prepara-los .
Bjs e uma linda semana pra ti.
Adorei o blog, muitas delícias juntas. Parabéns!
ResponderExcluirhttp://picadinhodebacana.blogspot.com
Ai que isso deve ser o óh de bom hein?!
ResponderExcluirAdorei.
Beijos