Fazia já um bom tempo que eu não comia uma boa casquinha de siri, que adoro. Tive algumas experiências frustantes em alguns restaurantes, que de má fé, para baratear o prato, usam o peixe cação ao invés de siri (trabalhoso para tirar a carne e de pouco rendimento).
O cação tem fibras idênticas a carne de siri se forem cortadas pequenas e desfiadas, e pelo fato do peixe não ter um sabor característico, é usado para este fim sem levantar suspeitas.
Não é que ficam ruins, pelo contrário, eu mesma já fiz, e ficaram igualmente deliciosas, mas uma coisa é siri, outra coisa é cação.
A última vez que fui para o litoral, passei por uma peixaria de lá para comprar algumas coisas para trazer para casa.....e achei estranho que anunciavam um quilo de carne de siri bem baratinho. Desconfiada ainda perguntei para a atendente se não era cação, o que foi imediatamente negado. Mas vi pelo pacote, mesmo congelado, resquícios da pele cinza do peixe.
Que dava vontade de chamar a polícia por enganar o consumidor, isso dava, mas numa cidade que não conta nem com policiais para prender criminosos; comerciantes desonestos eram o mal menos pior e irrelevante.
E eu sou ainda do tempo que honestidade não era só uma virtude, mas sim uma obrigação.
Mas a receita é a mesma....escolha siri legítimo ou cação......mas só quem conhece vai saber o sabor final.
500g de carne de siri (ou a parte mais clara do cação, cortada em cubos, cozido e desfiado)
1 limão
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
2 colheres de sopa de azeite
2 tomates
1 limão
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
2 colheres de sopa de azeite
2 tomates
1/2 pimentão verde
2 fatias de pão de forma sem casca demolhadas em 1/2 xícara de leite
Sal e Pimenta
Salsa ou coentro
1 xícara de queijo parmesão ralado grosso para polvilhar
2 fatias de pão de forma sem casca demolhadas em 1/2 xícara de leite
Sal e Pimenta
Salsa ou coentro
1 xícara de queijo parmesão ralado grosso para polvilhar
Lave a carne de siri numa peneira, escorra bem e tempere com o suco de limão. Reserve.
Bata no liquidificador os tomates e o pimentão. Reserve
Numa panela, coloque umas 3 colheres de sopa de óleo ou azeite e refogue a cebola e o alho. Junte os tomates e pimentão triturados no liquidificador e deixe levantar fervura. Acrescente a carne de siri, o pão demolhado e cozinhe mexendo de vez em quando até que fique cremoso.
Coloque sal e pimenta á gosto, junte salsa ou coentro picadinho e distribua nas cascas de vieira.
Salpique o queijo ralado por cima e leve ao forno para gratinar ou só derreter o queijo.
Sirva como entrada, com fatias de limão....
Tb não suporto quando me passam a perna, seja em restaurante ou boteco (tb ja comi muitas ruins) ou quando compramos a carne congelada.
ResponderExcluirEm casa temos uma receita que usamos bacalhau em lascas, as aparas tb, e bem temperadinha passa muito bem camuflada como carne de siri.
Bjs
Siri ou cação... eu não dizia que não he he
ResponderExcluirDeve ser muito bom!
Tânia, provei casquinha de siri num restaurante brasileiro aqui em Lisboa, chamado "Sabor a Brasil". Confesso que as minhas expectativas sairam bastante frustradas, e agora talvez perceba o motivo :) Adorava experimentar o verdadeiro siri!
ResponderExcluirTania:
ResponderExcluirTambém já fomos "sacaneados" num restaurante super "fino" em Ubatuba...Pagamos pelo siri e comemos cação...foi frustrante.
Teu prato tá lindo!
Também sou do tempo em que a honestidade era obrigação e não merecia toda essa deferência, nem espoucar de foguetes! Mas, nesse momento, eu aceitaria com prazer uma casquinha de siri ou de cação!
ResponderExcluirhum adoro frutos do mar...
ResponderExcluirnada melhor que nossa comida preparada em casa, sabemos o que estamos comendo, eu volto revoltada qdo aconteçe isso em restaurante, o pior é que é comun.
hum adoro frutos do mar...
ResponderExcluirnada melhor que nossa comida preparada em casa, sabemos o que estamos comendo, eu volto revoltada qdo aconteçe isso em restaurante, o pior é que é comun.
Criatura, eu adoro casquinha de siri....só perde pra empadinha que eu amo mais ainda!!!!
ResponderExcluirEssa sua deve de ter ficado uma dilicia, heim????? Nossa perai que vou pegar o babador e ja volto...
inté.
Tânia, "neguinho é fogo", como se diz, já soube que misturavam até bucho, tripa, dobradinha ou seja lá que nome tenha este negócio em cada região no Brasil, ralado e misturado na carne de siri para aumentar a quantidade, mas as sua estão ótimas.
ResponderExcluirBjs
Tânia querida eu tb adoro casquinha de Siri!!Não sabia que substituiam por cação.Bem no Brasil se come muitos pratos de cação mas aqui no Japão o cação só é utilizado pra fazer kamaboku(paste de peixe assado).Quando disse que no Brasil se comia muito cação o pessoal achou uma heresia porque na verdade parece que é um tipo de tubarão.E a carne de tubarão não é considerada comestível pelo seu odor e sabores não atraentes.
ResponderExcluirBjs
Valéria
papos de Anjo
Tânia! cada x k venho ao seu blog, eu fico babandoooo rsrsrs, belo prato amiga como sempre claro, sabe aqui não há por x os ingredientes k aí usam, e tenho muita pena pq já anotei receitas só k no encontro os ingredientes k levam. O seu prato ficou lindão amiga. Beijinhossss.
ResponderExcluiré horrivel mesmo êsse tipo de atitude que o ser humano tem!!enganar é terrivel..emfim...mas..adoro casquinha de siri..é tudo de bom..e..essas suas amiga..ficaram demais..bjus
ResponderExcluirAfff, eu odeio quando me enganam também. Acho um absurdo isso!
ResponderExcluirEu nunca comi casquinha de siri, qualquer dia vou experimentar. Adorei a receita.
Beijos
Apesar de que eu talvez não saiba distinguir pelo paladar o que é siri ou cação, numa casquinha, esta é uma entrada que eu adoro! Quando meus pais moravam na Ilhabela, eles até me compraram uma dúzia das casquinhas, para eu fazer em casa,de tanto que eu gosto. Vou estreiar agora com a sua receita... mas, com a carne de siri...
ResponderExcluirBjs
Tem razão, Tânia, a honestidade devia ser uma obrigação, mas infelizmente parece que está "fora de moda"... :(
ResponderExcluirOlha, não conheço o siri, nunca tinha ouvido falar, (só ouvi a expressão boca de siri, não é assim? ou será outro siri??)
... mas pelo que vc mostra, deve ser uma delícia :))
bjs
Mamma mia assaggerei piu' che volentieri questa ricetta, è certamente squisita.
ResponderExcluirCiao Daniela.
Tânia
ResponderExcluirEu acho que já devo ter comido muuuitas casquinhas de cação sem saber...kkkkk.
Eu amo casquinha de siri, mas só uma vez fiz em casa...faz teeempo! Fiz aquela receita que vai num refratário grande (não nas casquinhas)...será que fiz com cação? Vou morrer sem saber kkkkkk
Só vou a restaurantes de confiança... desde que trabalhei num fiquei com má impressão.
ResponderExcluirOdeio quando nos fazem de trouxas :-(
Bjokas***
Maravilhosas suas casquinhas Tânia, Parabéns!!! Enche os olhos e a boca de àgua...rs! Mas voce tem razão, casquinha de cação não dá né, isso é um ultraje! Bjuss!!!
ResponderExcluirTânia
ResponderExcluirOdeio quando me enganam
Mas honestidade esta fora de moda
Sua caquinha de Siri tá de babar
Bjs
Oi comadre
ResponderExcluirVamos falar a verdade...casquinha de siri tem que ser de siri.....comer gato por lebre é que não dá.....estou louquinha para voltar a Laguna, primeiro para conhecer o Manuel Otavio e depois para comer as casquinhas de siri lá na praia do GI.....ai meu pai......você me encheu a boca d'água agora minha comadre.....Cação? Bem.....é o mesmo que comer merlusa de olhos fechados sonhando com bacalhau.....kkkkkkkkk
Oi!Adorei sua receita. A minha leva leite de côco no lugar do leite comum, tb fica uma delícia. Confere lá no picadinho de bacana.
ResponderExcluirAbraços.
Eu nunca provei. Morro de vontade!
ResponderExcluirTania, querida....amo carne de siri...exagerada ná??? Mas sou mesmo hehehhe, fazer o que minha mãe falou para me casar com um pescador...nunca fiz casquinha em casa, prefiro fazer um refogado com carne de siri e comer purinho sem ter de por na casca...parabens receita maravilhosa,
ResponderExcluirbjs
Paula
Não conheçia sobre a questão do paladar serem iguais....entre siri e cacão...eu tb gosto demais de siri. Ficaram muito bonitas Tânia, parabens!
ResponderExcluir