"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Filé de Tambaqui com Alho-Poró e Bechamel de Laranja

Não...a receita não é minha.....
Mas já a vi em tantos blogs (e são muitos que não serei injusta em citar apenas uma fonte, e pesquisar o verdadeiro autor é uma missão danada nessa altura do campeonato!) feitas com os mais diversos tipos de peixes (pescada, salmão, corvina) que fiquei tentada a experimentar, mais pela combinação exótica da fruta com o Tambaqui, que era o que tinha no frezzer.
Mudei só uma coisinha na receita - que foi refogar antes o alho-poró no azeite.
Ficou delicioso!


1Kg de filé de peixe (Tambaqui, Pescada, Salmão, Corvina...) temperados à gosto.
1 ou 2 alhos-poró finamente fatiados, refogados ligeiramente em azeite e com uma pitada de sal

Espalhe o alho poró num refratário e por cima coloque os filés de peixe. Leve ao forno enquanto prepara o bechamel.

Refogue 1 cebola bem picada em 2 colheres de manteiga. Junte 1 colher de sopa bem cheia de farinha e no fogo baixo, mexa até que a farinha se incorpore a manteiga e cozinhe um pouco.
Tire do fogo e junte duas xícaras de suco de laranja. Mexa bem para eliminar eventuais grumos e volte ao fogo para que engrosse e cozinhe por alguns minutos. Salgue.
Retire o peixe do forno (que a esta altura já deve estar cozido) e coloque o bechamel sobre ele.
Volte ao forno apenas para que os sabores de incorporem (se desejar gratine) e sirva..


20 comentários:

  1. Alho-poró com qualquer peixe p/ mim é uma combinação que sempre dá certo! Adorei!!!

    ResponderExcluir
  2. Tânia,
    Ainda não conhecia essa receita.
    Como costumo fazer peixe com frequência, vou fazê-la. Deve ser muito boa, mesmo.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. hummmdeve ter ficado mesmoooo..peixe..alho poró..tudo de bom..bjus amiga..li

    ResponderExcluir
  4. Ottima la combinazione degli ingredienti, eccellente il risultato finale.
    Ciao Daniela.

    ResponderExcluir
  5. Estamos em sintonia, peixe com fruta aqui e lá!
    O tambaqui é um dos peixes mais gostosos que já comi. Minha sogra é amazonense e conheci há bastante tempo. Além disso, os demais ingredientes formam uma combinação muito boa. Alho-poró é bom demais!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Hummm, deve ficar super bom :) Esse bechamel de laranja é mesmo muito conhecido!

    ResponderExcluir
  7. Tânia:
    Peixe e bechamel são uma combinação mais do que perfeita!
    Ah, obrigada pelo carinho, incentivo e pela força!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Como se diz aqui:
    "Rapáááá, isso deve tá muito bom."
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu que ando sem tempo até pra respirar (exagero!!), não estava sabendo dessa receita! Vou já copiá-la pois a combinação do alho-poró (que adoro!) com peixe deve ficar delicioso mais o sabor cítrico da laranja...huumm!

    ResponderExcluir
  10. Peixe não é o meu forte... mas, tenho um pouco, congelado, que meu filho mais novo comprou, e cismou com o peixe - disse que não foi com a cara dele! Pode? Vou fazer esta receita. E, aproveitar a dica da Ana Maria Braga, de hoje, que disse para descongelar o peixe no leite.

    Muito bom...

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Tânia querida
    Sabe que fiz hoje o strognof de salsicha, aqui em casa todos adoraram
    Quase não comemos salsicha, mas esta é muito boa mesmo
    Passe no meu blog que tem uns selinhos lá para vc
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá minha Querida Tãnia!mais um prato fabuloso e com tudo do k gosto, desde o peixinho ao alho-poró ficou magnifico amiga e com tudo de bom, já bem o provava pq estou a entrar na minha hora de almoço ;) beijoquinhassss.

    ResponderExcluir
  13. Hummmm, adorei esta sugestão...estamos numa fase de menos carne vermelha e estou pesquisando novas receitas de peixe...esta me pareceu tão saborosa!!! Com um arroz e salada verde deve ser tudo de bom!
    Nunca experimentei Tambaqui...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Pra mim, qualquer coisa com alho-poro é maravilhoso!!!
    Adorei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Tânia, se ve delicioso, el pescado de este modo me apetece mucho.
    Me llevo tu receta.
    ô brigado!

    ResponderExcluir
  16. sabe que não me lembro de ter visto em outros blogs, de qualquer forma, adorei a receita. bjs

    ResponderExcluir
  17. Bem diferente e deve ficar uma delicia. Otima pra variar os peixinhos que faco por aqui.

    bjs e bfds

    ResponderExcluir
  18. Adorei esta ideia porque estou tentando comer mais peixe, mas sempre acabo fazendo no forno ou frito.
    Bjs
    Fla

    ResponderExcluir
  19. Tambaqui?Comi muito quando morei no Amazonas, aqui em Salvador não sei onde achar. Deve ser uma delícia com qualquer peixe.

    ResponderExcluir