"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Bacon Bits de Soja


Aqui em casa não somos radicais, mas podendo substituir a carne vermelha por outra (peixe, frango) estamos trocando....
Leite eu não tomo há muitos anos, e desde então nunca mais tive enxaquecas, uma constante em toda minha vida.
O substituto é o leite de soja.....no começo foi difícil acostumar com o sabor, mas hoje não tenho problema algum (claro que não de qualquer marca, pois no mercado há alguns horríveis!).
Acostumei por necessidade e é a maior prova de que tudo em nossa vida são hábitos, bons ou ruins, que podem sim ser mudados, depende da força de vontade.
Proteína de soja ainda não tinha entrado aqui nas receitas por absoluto medo de testar coisas novas devido a experiências anteriores não muito felizes...hehe.
Decidi experimentar esta "Farofa" de proteína de soja.....
Quando marido viu o pacote no carrinho do supermercado olhou com cara de nojo....
- "Quem vai comer isso, você né?" - Pergunta resposta numa mesma frase.....
- Sim, EU vou comer....
E deixei os dias passarem até que ele se esquecesse da compra.
Numa refeição, coloquei na mesa, como uma farofa qualquer....
Quer saber o que aconteceu?
Adorou, comeu e repetiu.......e ficou espantado em saber que era Proteína de Soja....

A receita vi no blog From Our Home To Yours, da talentosa Cris.

A receita, copiada de lá:

1 xícara de proteína de soja média
1 colher (sopa) de azeite de oliva + 1 pouco de óleo
alho em flocos ou alho triturado
sal a gosto

Leve tudo ao fogo médio em uma frigideira e mexa até dourar. Sirva como substituto de bacon em saladas, carnes etc ou no preparo de farofa.Se usar alho fresco, refogue um pouco no azeite até que solte o aroma e só então adicione os outros ingredientes para dourar.
De vez em quando eu acrescento também linhaça triturada.


22 comentários:

  1. Minhas experiências com a soja também não foram muito boas. Mas, como vc mesma disse, tudo são hábitos. Vou experimentar essa sua "farofa". Vamos ver o que o povo aqui de casa acha.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Tânia, eu nunca cozinhei soja, só uso mesmo o molho.
    Tb tenho vontade de experimentar o leite, mas como já sei que tem um sabor "esquisito", estou sempre com medo. E em termos de cálcio, será que o leite de soja é equivalente?
    O seu marido já caiu na esparrela... é engraçado quando provamos uma comida e gostamos muito, sem saber o que estamos a comer...
    qdo sabemos que tem algo de que "não gostamos" ficamos de pé atrás, mas assim resulta!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Bacana! Essa receita salvou meu almoço de hoje, eu estava sem idéias e com preguiça, fiz essa farofa e comi com tomates! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro essas substituições de sucesso! Eu faço quibe de soja e ninguém nota a diferença...qualquer dia coloco a receita no blog.

    Adorei sua idéia!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Tânia,
    Também vi esta receita no blog da Cris. Eu tenho muitos pés atrás com a soja que consumimos no Brasil...a esmagadora maioria é transgênica e isso me assusta...sem entrar em grandes discussões...sei que a soja não-transgênica faz bem e com certeza experimentaria essa farofa sem pestanejar, mas não consigo pois não temos a certeza de ser a verdadeira...
    Meu pai é um grande estudioso (por conta própria) do que os alimentos fazem com nosso corpo, para o bem e para o mal, e com os resultados das leituras, conversas, palestras e outras cositas que ele nos manda e ensina tenho tentado melhorar nossa alimentação também. Já começamos a usar o sal rosa do Himalaia sem as porcarias que eles colocam no sal nacional, que é o que realmente faz mal, diminuímos carne vermelha, chocolate, gorduras, é difícil, mas um dia chegamos lá.
    O leite te dá dor de cabeça? Conheço várias pessoas que sentem o mesmo...dizem que só precisamos dele até os 7 anos de vida para a formação completa do nosso organismo, então...no problem.
    Beijos e sorry pelo longo comentário!
    Verena

    ResponderExcluir
  6. tambem fiquei com vontade de fazer, agora mais ainda.preciso comer mais soja.
    bem, queria te contar que postei uma das suas receitas, bjs

    ResponderExcluir
  7. Muito legal essa receita!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Tânia
    Uso a proteina de soja sempre mas em molhos e ja esperimentei fazer quibe de soja
    Mas é muito difícil mudar os hábitos alimentares
    Eu já não fico sem leite e precisa ser aquele de saquinho e fervido gosto de leite gordinho rsrs
    Vou esperimentar essa farofa sua qualquer hora desta.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Cláudia, o de soja natural não é igual ao leite comum - porisso geralmente os industrializados são acrescidos de vitaminas e cálcio.
    Uma nutricionista disse-me uma vez que o leite de vaca não é a única fonte de cálcio, assim como não devemos nos prender num alimento só para suprir todas as vitaminas e minerais que nosso corpo necessita. Há muitos vegetais que possuem cálcio - brócolis, espinafres, couves (no geral vegetais de folhas verdes escuras),feijões, aveia, por exemplo.
    Eu tomo o leite de soja como tomaria o leite de vaca (apenas uma vez por dia, com café) e acho que consigo suprir o restante com os outros alimentos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Tânia, a soja você hidrata ou não?
    Adorei a receita.
    Beijos
    Fla

    ResponderExcluir
  11. Adoro la soia. grazie per la ricetta.
    Ciao Daniela.

    ResponderExcluir
  12. Fla..não deve hidratar não, senão não vai ficar crocante....é só abrir o pacote e fazer...
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Tânia, uso o leite de soja, a farinha de soja no pão e, muito raramente, algum prato com a proteína. Ainda não caiu no gosto da turminha aqui.
    Mas é engraçado esse negócio de fazer cara feia para ingredientes desconhecidos e acabar comendo sem saber...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Tânia,
    Vou levar o seu link para o meu blog roll, certo?
    Minha vida de blogueira tem sido atípica, por causa da minha tremenda falta de tempo (manter um blog culinário chega a ser um
    contra senso, de minha parte!).
    Mas vou tentar acompanhar as novidades daqui!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  15. Oi Tânia, vim te visitar e gostei muito daqui, já escolhi duas receitas que farei em breve. Áproveito para convidá-la a conhecer meu cantinho ok? Bjuss!!!

    http://nabiroskinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Menina que coisa boa...há tempos atrás eu ia de vez em quando em restaurantes vegetarianos (pena que são poucos) e as comidas eram ótimas...é uma condição bem mais saudável comer soja...mas por falta de costume agente acaba mesmo na carne vermelha...e olha que eu tento comprar coisas diferentes hein...mas ainda assim é pouco...mas valeu pela dica, já visitei o site da Cris, adorei tambem...to louca para comprar esta soja e fazer o meu baconzitos sem ter culpa de comer hahahah...vamos nos acabar, eu e meus pimpolhos que adoramos...
    bjão
    Paula

    ResponderExcluir
  17. Tânia, publiquei o post do 1° aniversário do blog e seu nome aparece lá como a campeã do n° de receitas que já reproduzi.
    Bom domingo!

    ResponderExcluir
  18. Também vi lá e vou fazer um dia destes :) Aqui também torcem o nariz, só eu e a minha mãe é que somos fãs de soja :)

    ResponderExcluir
  19. Tania, eu aprendi a comer soja, linhaça, aveia depois do colesterol não baixar por nada...tbém só como carne vermelha uma vez por semana! Minha tia ensinou uma receita parecida com a sua, mas é prático para deixar sempre à mão... Triturar: PTS, aveia, linhaça, temperados com alho seco, sal e um pouco de ajinomoto. Faço um potão e como todos os dias com feijão.

    ResponderExcluir
  20. Tânia, obrigada pelos seus esclarecimentos. Eu tb não gosto muito do sabor do leite "normal", bebo sempre com café (esse sim, eu adoro!)
    Claro que podemos tb consumir cálcio noutros alimentos, é isso que eu tento fazer, pq leite só tomo de manhã. E falei nisso pq aqui somos "bombardeados" com campanhas para bebermos pelo menos 3 copos de leite por dia :( por causa do cálcio e para prevenir a osteoporose. Mas 3 copos para mim é um sacrifício, prefiro comer queijo, e esse eu como quase todos os dias.
    Desculpe, distrai-me a escrever... pensei que era um e-mail :)
    bjs

    ResponderExcluir
  21. eeeeeee gostei de ver!!! Que bom que vocês gostaram, ah fala sério, dá vontade de comer puro não é mesmo. Fiquei feliz, dei risada com a sua façanha. Eu também não tomo leite... Bjs!

    ResponderExcluir
  22. Nham nham nahammmm!!!!!
    Acabei de fazer e acabou de acabar!..ahahahah
    Ai que delícia de receita! Fácil e muito gostosa! Um receita apenas foi pouco! Acabou tudinho!
    Eu vou fazer outra vez e caprichar mais na produção pra por lá no Cozinha! Daí te aviso linda ta.
    Um beijo!
    Cherry

    ResponderExcluir