Assistindo um dia destes ao Globo Rural, me apeteceu uma receita de casquinhas de laranja cristalizadas, feitas por uma produtora rural. Habitualmente compro prontas (diga-se de passagem bem carinhas!), mas fazer um doce com a casca, que iria para o lixo, aproveitando integralmente um alimento, chamou-me mais atenção ainda.
Tinha em casa bastante limões cravo, aquele vermelho....estavam lindos......deu-me pena jogar as cascas fora......
Usei a mesma técnica da receita fornecida pelo programa, trocando apenas pelas de limão cravo e deixando duas opções: em calda e cristalizado.
Adorei o resultado!!
O sabor do limão cravo é marcante, lembrando a tangerina....
Para repetir....
Lavar bem os limões. Esprema o suco e aproveite em outra preparação ou refresco.
Corte cada metade ao meio e retire cuidadosamente a parte branca e fatie
Leve ao fogo as casquinhas com água o suficiente para cobrir até ferver. Jogue fora a água e repita a operação por mais duas ou três vezes, até que saia todo o amargo.
Misture o açúcar com a água e leve ao fogo até formar uma calda em ponto de fio. Junte as casquinhas e deixe mais alguns minutos até a calda engrossar.
Está pronto.
Para cristalizar passe as casquinhas em açúcar refinado, espalhe numa assadeira, espere secar bem e guarde em saquinhos.....
Se não quiser passar no açúcar, espalhe numa assadeira depois da calda escorrida e espere secar por alguns dias....
querida, vc sabe que este domingo acordei cedo e fiquei assistindo Globo Rural.. que programa gostoso, né
ResponderExcluire esta sua receita deve ser uma delícia!
bjao querida e obrigada pela participação no Quitandoca!
Glau
Tania, vc sabe que sempre que vou no Santa Luzia vejo a banca de frutas cristalizadas e me da uma vontade, são tão lindas, mas não tenho coragem de pagar, quando vou lá é só pra fuçar a trazer alguma novidade (e que seja com preço de gente comum!!!) mas adorei a receita e com certeza vou testar. Grande beijo !
ResponderExcluirAcho que aqui não tem limão cravo, eu nunca vi! Também nunca provei essas casquinhas mas devem ser bem docinhas :)
ResponderExcluirTânia, já fiz muitas vezes as casquinhas de cítricos cristalizadas (laranja e mexirica). Tentei com limão tahiti e não gostei do resultado, mas o cravo deve ficar bom.
ResponderExcluirVeja o post:
http://nacozinhabrasil-gina.blogspot.com/2008/12/dia-dos-meus-vizinhos.html
Bjs.
Tania,
ResponderExcluiradoro esse docinho!!! Conheci quando morava em Juiz de Fora e sempre comprava numa casa de coisas tradicionais mineiras bem na entrada da cidade...era meio carinho...resolvemos fazer e deu super certo! Nunca experimentei com limão cravo! No cafezinho fica delicioso!
Beijos e ótimo final de semana!
Tania, concordo contigo, temos que usar tudo e dizer adeus a comida no lixo amiga, vou fazer com certeza.
ResponderExcluirEsses doces duram uma eternidade tb.
Bjss
Tania, adorei essa ideia, pois alem da limonada e pingado nas saladas, o limao cravo eh o meu limao favorito, sempre. Por sorte na regiao que meus pais moram acho que sao nativos, pois estao por toda parte. Quem sabe da proxima vez que estiver por la eu tente essa receita.
ResponderExcluirBjs
Tânia, aqui acho k esse limão não há mesmo, mas eu tenho o hábito de crestalizar tb mas casquinhas de laranja,e tb fica muito bom,depois dá para guardar e dura bastante tempo mesmo, as suas ficaram lindas e o gosto deve ter ficado maravilhoso, beijinhos querida passa bem.
ResponderExcluirTânia, tb gosto muito de cristalizar as cascas de laranja, faço muito já minha mãe fazia muito e eu quando faço me lembro sempre até do cheirinho k elas deitavam mesmo quando minha mãe as fazia...recordações muito boas as suas casquinhas de limão ficaram lindas e de certo saborosas,mas aqui creio k esse limão por isso se faz com outros citrinosnão há beijinhos querida.
ResponderExcluirmiga..sempre vejo globo rural e vi nesse dia tambem...só que não fiquei atenta a receita..amei ter a sua aqui..bjus..e..ficou linda a cor..bjus
ResponderExcluir