"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Por que não existe um freezer rápido como um microondas?


Por Manoel Schlindwein
O sonho de ter na cozinha uma máquina que gele a cerveja na velocidade em que o forno de microondas aquece os alimentos deve continuar distante.
Produzir calor é fácil, basta colocar as coisas em movimento. Conseguir baixas temperaturas é mais complicado e demanda mais tempo.
No microondas, o calor é gerado a partir da ação de um campo eletromagnético que agita as moléculas de água da comida. É sua vibração que aquece as coisas lá dentro. Já a geladeira funciona graças a um pequeno truque termodinâmico: um gás circula constantemente por uma serpentina e, ao passar por um ciclo de compressão e descompressão, “rouba” calor da câmara de refrigeração.
“Em essência, uma geladeira atual não é diferente de uma de 100 anos atrás”, diz o professor João Pimenta, coordenador do Laboratório de Ar Condicionado e Refrigeração da UnB.
Hoje, os refrigeradores mais potentes conseguem transformar água em cubos de gelo em cerca de 15 minutos – e a coisa não deve passar muito disso. Tanto acadêmicos quanto profissionais da indústria são pessimistas quando o assunto é chegar a temperaturas negativas em questão de segundos. “Por mais pesquisas que se façam, não vejo futuro promissor na área”, afirma o físico Marcelo Knobel, da Unicamp. “Um entrave sério para o desenvolvimento de novos produtos é a legislação ambiental, que proíbe o uso de certos gases usados no processo”, explica Claudio Melo, especialista em refrigeração da UFSC. Os estudiosos sugerem que a refrigeração a partir de ímãs ou de som (ou melhor, da potência acústica de uma onda sonora), ainda em desenvolvimento, possa trazer novidades. A chance de esses estudos levarem a uma geladeira instantânea, infelizmente, é remota.

Fonte: Superinteressante - Ed. 235

4 comentários:

  1. Realmente, boa pergunta!! Ainda não inventaram, mas não tarda muito!
    Deixei te um desafio no meu blog.
    Bjinhos.

    ResponderExcluir
  2. Miga, vc nunca assistiu uns dois doidos que passa na Discovery?!
    kkk eles inventaram sim viu hahaha
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe sim ultra congeladores que em 15 minutos lhe dão sua cerveja geladíssima quase sorvete. Atingem muito rapidamente a temperaturas de até - 40 C e levam os produtos por volta de - 18 C.

      Excluir
    2. Existe sim ultra congeladores que em 15 minutos lhe dão sua cerveja geladíssima quase sorvete. Atingem muito rapidamente a temperaturas de até - 40 C e levam os produtos por volta de - 18 C.

      Excluir