Zakuska, em russo, é o mesmo que tira-gosto, acepipe, aperitivo. Este blog é dedicado a minha família e grandes amigos, fiéis cobaias de minhas aventuras gastronômicas pelas cozinhas do mundo. NASDARÓVIA!!!
"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
Fresella - Salada Mediterrânea na Torrada
Desde o dia em que assistimos a um programa na TV (mais precisamente o Globo Repórter), sobre a milagrosa Dieta Mediterrânea, não ficamos em paz enquanto não fiz a salada mostrada na reportagem (aqui para quem quiser ver).
Obviamente à risca não foi possível reproduzir (aqui não existem tomates do Vesúvio!!), mas o "clone" ficou tão bom, mas tão bom que pelo menos uma vez por semana tem repeteco.
Receita típica do Sul da Itália, Nápoles
torrada de pão amanhecido (usei pão italiano)
tomate maduro (na falta do tipo Sorrento, usei tomates cereja)
cebola (pouca)
rúcula
aipo (não usei)
azeitonas verdes (usei pretas chilenas)
orégano
azeite extra-virgem de oliva
sal
manjericão fresco
Mussarela de búfala bolinha (este não está na receita - foi "invenção" minha!)
Modo de Fazer:
Cortar o tomate em cubos ou metades. Picar a cebola, o aipo e as azeitonas. Temperar com sal e muito azeite extra-virgem. Misturar bem. Completar acrescentando folhas de manjericão picadas e cobrir, com essa mistura, as fatias de pão.
Marcadores:
Acompanhamentos,
Azeitonas,
Manjericão,
Rúcula,
Saladas,
Todas as Receitas,
Tomate
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Adoro essa salada!
ResponderExcluirQue bela refeição!
E a invenção, eu adoro!
Bjs
Aqui seguimos a dieta mediterrâncica. Esta salada tem uma cara super saudável e deliciosa. Adorei as bolinhas de queijo :)
ResponderExcluirsalada é tudo de bom..e..essa sua ..com êsse pão italiano e o azeite ao lado..tudo de bom!asssiti êsse globo reporter maravilhoso..bjus
ResponderExcluirAdorei seu blog e ficou difivil não comentar.
ResponderExcluirIsto é uma delicia! anotei!!
boa semana
Olá Tânia, como vai amiga? espero que bem, obrigada pelos comentários e já estou de regresso graças a Deus. Bela saladinha, e que prato tão bem posto, sabe adoro saladas, agora cá é Inverno mas mesmo assim não dispensamos uma bela salada leve, claro que de Verão sabe bem melhor, mas tb, a faço agora, amiga beijinho boa semana.
ResponderExcluirTânia, minha querida, essa salada é perfeita (também não gosto de aipo). Ela vai ficar ainda mais perfeita com o meu manjericão colhido na hora. Hoje no almoço eu estava com pressa e resolvi fazer um espaguette alho e óleo, utilizei um azeite muito bom, bastante alho e muuuuito manjericão. Nem preciso dizer que os comensais pediram biz....amo tudo o que vai manjericão....Ah! mais uma coisa....estava morrendo de saudades....1.000.000 de beijocas
ResponderExcluirAmiga querida, amei esta salada mediterrânea e como é colorida, né? Bjka.
ResponderExcluirTania amei o nome do seu blog! Hoje resolvi dar uma passadinha por aqui e fiquei maravilhada com tanta coisa gostosa que vc tem aqui menina!
ResponderExcluirAdoro a culinária mediterrânea e esta saladinha está uma beleza. Colorida e apetitosa. Adoro azeite em tudo. Vou passar sempre por aqui!
Um beijo grande e fique com Deus!
Marlene
Eu também sigo a dieta mediterrânica. Aliás, em Portugal, não se sabe cozinhar de outra maneira. O único problema é quando abusamos dos enchidos e dos fritos.
ResponderExcluirAdorei a salada. Excelente para os dias de calor que teremos brevemente.
Beijocas.
Susana
Tânia, não assisti ao programa... mas esta saladinha a la Tânia, hummmmm, boa demais!
ResponderExcluirAdoro queijo na salada!
Beijinhos
Tânia querida, amo saladas de folhas. A única coisa que tiraria seria a azeitona.
ResponderExcluirFiquei com água na boca literalmente.
Bjus querida