"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Rösti de Batatas (Batata Suiça)

Trata-se de um dos pratos mais tradicionais e versáteis da culinária suíça. De origem camponesa, pode servir como acompanhamento para carnes, aves e saladas. Se preparada como prato principal, a dica é acrescentar recheios como bacon, alho-poró, cebola ou queijo.
4 batatas grandes
2 colheres de sopa de óleo ou azeite
Cozinhar as batatas por 20 minutos, descasque (tem uma técnica boa aqui) e espere esfriar. Eu cozinho pela manhã e após esfriar deixo na geladeira numa vasilha bem tampada até próximo da hora de preparar. Tem receitas que pedem que se deixe um dia ou uma noite toda, mas nunca vi diferença.Rale num ralo grosso, coloque sal e pimenta a gosto e misture bem.
Numa omeleteira grande com teflon unto com o óleo as duas partes. Espalho metade da batata ralada, queijo mussarela ou provolone ralado, cebola ou alho poró frito, bacon.....por cima a outra metade da batata ralada, apertando e compactando bem. Levo ao fogo baixo até dourar. Viro do outro lado. Sirvo com uma salada verde e só.....

Sobre a batata rostiO nome original desta receita é batata rösti – lê-se râsti – que em suíço-alemão significa crocante e dourado. Antigamente, era um prato consumido nas fazendas, no café-da-manhã, e com leite. Hoje, é difundido por toda a Suíça e é uma refeição presente nas casas, principalmente como acompanhamento de carnes e embutidos ou então como um prato leve para o jantar – quando enriquecido com outros ingredientes como queijo e bacon - ao lado de uma salada. Existem diferentes maneiras de prepará-lo, com batata crua ou cozida, dependendo de cada região do país. Além disso, a tradição manda servi-lo em um prato especial de cerâmica.

11 comentários:

  1. Vixe! Adoro! Matou a pau minha amiga....essa batata é engordante, mas é um estouro...kkkk....estive off-line por motivos alheios a minha vontade (5 dias de pane total) ia e voltava, não dava prá fazer nada....como a gente anda dependente de internet, sabe que eu me assustei? Se ficar sem internet, fico a pé...kkkk....mil beijocas e fica com Deus.....

    ResponderExcluir
  2. Tânia!!!!!

    Batatas Rösti é tudo de bom, adoro!
    Lembro-me bem da primeira vez que vi fazendo, uma menina linda na televisão, fiquei encantada, entendia 'de cozinha', magrinha, linda, com dicas para não deixar a batata 'gorda'...

    Ah, a menina, era - é a Rita Lobo!

    Recebi sim seu email, é que não vim na net estes dias.... obrigada, linda! Vou lá sapear...
    mais tarde vou lá no email e te falo...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Tania, fiquei feliz que a Nathy tenha gostado de mim. Com certeza iremos nos encontrar!!! Tenha um ótimo fim de semana!! Um grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou uma batateira assumida. Adoro batata e se leva queijo ainda melhor :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Tânia, já comi essa batata rosti em Curitiba, no BETO BATATA. Realmente é uma delícia. Já fiz em casa, com recheio de strogonoff. Muito bom mesmo. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. adoro..amo batata Rosti!!!é tudo ..tudo de bom memo..bjus..li

    ResponderExcluir
  7. Olá linda Tânia, estou de regresso acho eu, espero que o pc, agora se aguente, obrigada por não se esquecer de mim amiga agradeço,tem uma receita fabulosa mesmo, e eu confesso que nunca comi ou fiz dessa forma, deve ficar uma delicía concerteza, receita anotada amiga, adorei as fotos com o grupinho lindo, só tenho pena de não estar aí rsrsrs,beijinhos querida.

    ResponderExcluir
  8. querida, é um ótimo prato mesmo.. adoro! adoro tudo que leva batatas..

    bjo grande, glau

    ResponderExcluir
  9. Tânia querida...que ídéia excelente!!Acho que vai ser o nosso jantar de hoje!!
    Voce me permite..????
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu sempre tive vontade de fazer esse prato, não sei porque nunca fiz, hehehehe.
    Adorei!
    Kisss^^

    ResponderExcluir
  11. Querida, adorei essa receita.

    Um beijo e Feliz Natal!

    ResponderExcluir