"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Intercâmbio Culinário - Bacalhau com Broa de Milho





Fiquei feliz quando Susana convidou-me para ser sua parceira do Intercâmbio Culinário Brasil-Portugal! A Susana, assim como eu, é adepta a receitas com moderadas calorias.

Quando comecei a selecionar algumas receitas típicas para que ela escolhesse, é que me dei conta de que como a Cozinha Brasileira é calórica!

Mas nada que não pudéssemos fazer algumas adaptaçõezinhas e cumprir o Desafio.

Trocamos receitas e fiquei tentada a fazer todas (não significa que não as farei) mas para esta publicação optei pelo ingrediente, que é quase um sinônimo de comida portuguesa: o Bacalhau!


Minha única dificuldade foi encontrar uma legítima Broa Portuguesa de Milho. Apesar de peregrinar por dezenas de padarias (sem exageros, pois quem é de São Paulo sabe), a Broa de Milho que aqui encontrei é adocicada, com sementes de erva doce, nada parecido com a Broa de casca rústica que a Susana gentilmente me mandou fotos, na intenção de que eu encontrasse a certa.

Então comprei o que aqui chamamos de "Pão Português", feito com farinha de trigo, casca rústica, durinha e farinha de milho polvilhada por cima....a massa lembra a de pão italiano, meio azedinha.

Bacalhau Assado com Broa
Ingredientes:

Para 4 a 5 pessoas
1 lombo de bacalhau
1 kg de miolo de broa de milho
1 copo e meio de vinho branco
1 folha de louro
5 colheres de sopa de azeite (para a crosta)
2 colheres de sopa de azeite (para assar o bacalhau)
2 dentes de alho
1 cebola
1 colher de sopa (rasa) de colorau
sal
pimenta

Demolha-se muito bem o bacalhau.Depois de escorrido coloca-se num tabuleiro com meio copo de vinho, pimenta, louro e duas colheres de sopa de azeite.Leva-se ao forno só para estalar.Numa tigela, à parte, amassa-se o miolo da broa esfarelada com um copo de vinho branco (não usei-o todo, pois achei que ia ficar muito mole), os alhos picados, a cebola picada, o colorau e o azeite.Tempera-se com sal e pimenta e espalha-se esta pasta sobre o bacalhau, que entretanto se retirou do forno.Introduz-se o bacalhau novamente no forno e deixa-se alourar bem a crosta.Depois desta bem dourada, serve-se o bacalhau com as batatinhas pequenas alouradas em manteiga, margarina ou banha. (servi com Batatinhas Assadas no saco)

Uma taça de delicioso tinto da região do Douro, para acompanhar....

Tin-Tin!

Prato simplesmente delicioso!

Mesmo convivendo há 18 anos com portugueses (marido/sogra/sogro) ainda não havíamos provado Bacalhau feito desta maneira. Talvez por pura falta de oportunidade e comodismo, ficando sempre com as receitas mais tradicionais.

Gostamos muito!

Ah, Adorei participar deste Intercâmbio! Além de conhecer pessoas maravilhosas além-mar ( A Susana é um doce de pessoa!), mesmo que virtualmente, abrir as portas para novos sabores é uma experiência prazeirosa que pretendo repetir outras vezes!


23 comentários:

  1. Oi Taninha, passei só prafalar um oi... Não voucomentar a receita porque não como bacalhau... Preciso aprender a comer peixe meu Deus... Beijos.

    ResponderExcluir
  2. a receita é fantástica e essa foto com o nosso típico Galo de Barcelos ficou de arrasar.

    ResponderExcluir
  3. Tânia, amore!!!
    Ficou tudo divino, maravilhoso!
    Comi as fotos com os olhos hehehe
    Pelo que a Ameixa me fala, é que nem o Brasil, cada lugarzinho um pratinho diferente, não dá para descobrir tudo hehe
    Que bom que adorou fazer e se vocês duas quiserem continuar com o par, eu já coloco uma nova data.
    Na próxima me chama querida, para comer ai kkk
    bjs

    ResponderExcluir
  4. O bacalhau ficou muito bonito, e as fotos estão de arrasar...beijinho

    ResponderExcluir
  5. Tânia,
    o bacalhau ficou bem bonito. E que posta grande. Bem alta! É dos bons. Escolheste muito bem. O Pão que usaste, pela tua descrição, também me parece adequado à receita.
    Eu também já publiquei a minha receita. Ficou excelente. Muito obrigada por participares comigo. Adorei.
    Beijocas.
    Susana B.

    ResponderExcluir
  6. Oi Tânia...fiquei encantada com a posta de bacalhau....e vou te confessar uma coisa...quando vejo a foto de uma receita, assim...linda...com comidinhas que a gente vê que são uma coisa...kkkk....costumo imaginar o perfume que se espalha pela casa....me conta se o aroma não foi ainda melhor do que tudo...só não é melhor do que degustar....

    ResponderExcluir
  7. broa de milho como a deles tb não achei... e já zanzei bastante tb procurando...

    de verdade, não sei o que está mais gostoso: o bacalhau ou as batatas... acho que já sei: o pacote completo!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. E nem o galo de Barcelos faltou nessa mesa :)
    Obrigada pela participação! Bacalhau não é peixe né? Bacalhau é bacalhau e isso basta ;)

    ResponderExcluir
  9. 1 prato tipicamente português :).. E tá com mesmo bom aspecto...
    bjinhus

    ResponderExcluir
  10. Oi minha flor, esse intercâmbio é mesmo uma delícia, não??? E essa tua receita ficou maravilhosa!! As fotos estão dignas de capa de revista... ameiiiiiiiiiiii.. =D
    Super beijo!

    ResponderExcluir
  11. Tânia,
    Meu Deus, que delícias são essas????

    ResponderExcluir
  12. Amiga querida,
    De uma passadinha no Vó Mindoca que tem um presentinho para vc!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro bacalhau, pena que é tão caro, senão comeria com a frequência que os portugueses comem! Que delícia! A foto está maravilhosa!

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Que prato lindo!!! Muito bem executado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Nossa....Tânia que diferente. Quando eu tiver bacalhau, tenho mais esta opção maravilhosa para experimentar. Parabéns! Beijos

    ResponderExcluir
  16. Tânia, amore, adorei nosso encontro. Foi demais, me diverti a bessa e preciso te dizer que me identifiquei muito com a Natália pois eu era igualzinho a ela (ainda sou um pouco). Adorei conhecer você, ela e seu marido. Parabéns pela linda família e espero que possamos nos reunir mais vezes. Um grande beijo e boa semana!!

    ResponderExcluir
  17. Uma receita diferente que merece ser experimentada.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Tania, valeu a pena sua peregrinação. A receita é excelente e me parece que tudo deu muito certo. Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  19. Tânia Uau Adorei este prato menina!!Que delícia !!!Me dando água na boca!!
    Com um vinho pra acompanhar Hummm
    So você .....mesmo!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Querida amiga
    Adorei o bacalhau. É delicioso.
    Para além de ainda não ter computador em casa… tenho andado mt atarefada, mas tou sentindo a falta deste vicio bloguista e de todas as minhas amigas. Até breve. Beijos enormes.

    ResponderExcluir
  21. Querida TÂNIA, ACHO QUE VOLTEI AMIGA, EMBORA AGORA NESTA ALTURA SEM TEMPO NENHUM, MAS VOLTEI ACHO EU RSRSRS, olhe obrigada por não se esquecer de mim agradeço do coração, sabe eu estava tentando comentar do trabalhgo á hora de almoço, mas como sabe é complicado mesmo, pq, a minha filha precisava do portátil dela á noite para trabalhar, a vida é assim.Sabe adoro bacalhau com broa e fez uma linda mesa parabéns amiga, nada falta desde o galo ao vinho, sabe cá a broa, há de milho branco e milho amarelo e são muito bem feitinhas, elegantes , é pena ser tão longe quando aí chegasse ia com bolor, pq a broa é húmida e fica no prazo de 2 dias com bolor, senão eu lhe enviava para ver como é boa, cá em casa só eu gosto, por isso compro de vez em quando, principalmente fim de semana, que namorado de minha filha adora também, querida fica bem, e obrigada, beijinhos.

    ResponderExcluir
  22. Que receita fantástica amiga. Adorei ver voce falar da broa que se acha mais frequentemente no Brasil pois assim vejo que nao estou louca.

    ResponderExcluir