Zakuska, em russo, é o mesmo que tira-gosto, acepipe, aperitivo. Este blog é dedicado a minha família e grandes amigos, fiéis cobaias de minhas aventuras gastronômicas pelas cozinhas do mundo. NASDARÓVIA!!!
"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Esfihas
Receita de Álvaro Rodrigues.
Durante a semana mantemos uma certa disciplina alimentar...mas aos finais....aproveitamos para experimentar coisinhas mais engordativas.....
Afinal de contas, que adianta viver todos os dias passando vontades?
Essa esfiha é maravilhosa, massa macia, recheio úmido.....quase nem deu tempo de fotografar....
Massa
40 g de fermento biológico
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga macia
1 xícara (chá) de água morna
1/3 xícara (chá) de óleo de milho
1 ovo médio - ligeiramente batido
1 colher (sobremesa) de sal
1/2 kg de farinha de trigo - aproximadamente
Modo de Fazer
Dissolva o fermento com o açúcar até que fique líquido. Junte os demais ingredientes e vá acrescentando a farinha de trigo, aos poucos, até obter uma massa que solte da tigela, porém ainda bem grudenta. Em seguida, coloque a massa sobre a bancada e rasgue em movimentos de vai e vem com as mãos até que a mesma esteja lisa e macia. Por último, agregue um pouco mais de farinha de trigo e sove delicadamente até obter uma massa lisa, macia e homogênea.
Recheio
1/2 kg de carne moída - patinho, moído duas vezes
2 dentes de alho socados
1 cebola grande bem picada
2 tomates picados com a pele e sem sementes
2 colheres (sopa) de cheiro verde picado
1 colher (sobremesa) de orégano
1 colher (café) de pimenta síria
1/4 xícara (chá) de suco de limão coado
sal a gosto temperos a gosto
Modo de Fazer
Coloque todos os ingredientes do recheio em uma tigela grande, tempere a gosto e deixe por 30 minutos. Em seguida deixe escorrer em uma peneira grande por 2 horas.
Montagem
Divida a massa em porções médias e boleie cada porção de massa com as mãos. Em seguida, abra as bolinhas sobre a bancada enfarinhada e com auxílio de um rolo pequeno, aplique uma boa colherada do recheio e feche no formato de triângulo. Por último, coloque as esfihas sobre chapas de alumínio sem untar, pincela gema batida e deixe crescer até dobrar de volume. Leve ao forno pré aquecido na temperatura de 200ºC e asse até que estejam bem douradas.
Rendimento: 40 esfihas
Marcadores:
Lanches,
Pães,
Todas as Receitas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
o maior erro que as pessoas cometem quando fazem sfirras é refogar o recheio. Sua receita está perfeita e me deu uma vontade enorme de comer sfirras...kkkk
ResponderExcluirMinha flor, tá ai uma coisa que nunca fiz em casa e morro de vontade: as esfihas!! Vc me inspirou... não sei se nesse fim de semana vou conseguir, mas num próximo (e de preferência bem próximo) essa receita não me escapa!
ResponderExcluirAmeiiii... =D
Super beijoo!
Eu, também falo a mesma coisa que a Mari, nunca fiz em casa, mas fiquei muito inspirada, sua receita parece ser sem complicações e estão maravilhosas!
ResponderExcluirbjão
Ai que delícia de receita!
ResponderExcluirHá tempos não fazemos esfihas por aqui, aliás, mamãe que sempre faz.
Adorooooooooooooooo... e essas receitas do Alvaro são de arrasa!
Kisss^^
Tânia querida, se tem uma coisa que eu não domino são os salgadinho, muito ao contrário de você que fez estas lindas e especiais esfilhas. Eu queria tanto experimentar, manda umazinha aqui pra mim, em Bsb? Hehehe...Bj grande.
ResponderExcluirMinha querida, que receita maravilhosa, e sabe nunca fiz, mas há uma primeira vez para tudo, e creio que vou experimentar, e logo lhe direi.Não sei se terei mão para fazer as esfilhas, mas só vou saber tentado, btijinho querida.
ResponderExcluirFiz esfihas uma vez e achei que dava muito trabalho pois eu gosto de coisas mais despachadas.
ResponderExcluirE o recheio da minha era refogado Acho que gosto mais desta.
Bjs
Tania, a quanto tempo nao como esfihas. Na ultima vez no Brasil, nem sei como pude esquecer. Meu marido nunca experimentou. Acho que com essa receita vou satisfazer a vontade.
ResponderExcluirBeijos e bom fim de semana.
Cresceu me agua na boca. Tenho que experimentar esta receitinha:) Quanto ao bolo mexido com as mãos, eu acho que o mais normal é no liquidificador nao é? Provavelmente alguem nao tinha um em casa e experimentou com as mãos:) Mas com as maos ou pes, ele é de-li-ci-o-so!
ResponderExcluirTânia, fiquei com água na boca! Você faz salgados pra fora?
ResponderExcluirBjs
Lara
ficaram lindas. Que bom que é sábado e vc pode fazer isso, adorei !!!
ResponderExcluirbom fds engordativo rs
bj
Tânia, que lindas que ficaram!!!
ResponderExcluirTambém 'aproveito' o final de semana para satisfazer algumas lombrigas....
Beijinhos
Você acredita que na sexta eu estava justamente acessando os blogs procurando uma receita de esfiha? Fiz à noite... rendeu umas 25 grandonas...fiz com mussarela, gorgonzola, peito de peru e tomate... que massa é essa? Fica até meio folheadinha...não sei..melhor massa que eu já fiz... As meninas que estão pensando em fazer, se joguem nessa receita, que não vai ter erro... Beijão e obrigada por compartilhar conosco.
ResponderExcluirsua esfihas estão lindas...amo esfiha..bjus
ResponderExcluirMAS O MELHOR DE TUDO É ESFIHA ABERTA.....
ResponderExcluir... MAS O MELHOR DE TUDO É A "ESFIHA ABERTA".
ResponderExcluir