"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Café Cremoso

Esta receita apareceu há um tempo atrás em várias comunidades de Culinária do Orkut, por isso não sei a quem dar os devidos créditos de tão maravilhosa "invenção".
A primeira vez que a testei, na companhia de Pães de Queijo quentinhos, foi na ocasião da visita da minha querida Vera Costa, do Bolos da Tia, que faz Bolos Artísticos maravilhosos, mas só para os privilegiados de Salvador - Bahia.
Bom, o clima hoje em São Paulo está gelado....nada como um cafezinho cremoso para aquecer....

Numa Batedeira coloque:
1 Sachê (50 gramas) de Café Soluvel (Uso Nescafé Tradicional)
A mesma medida do Sachê de água fervente
3 xícaras de Açúcar (se gostar mais doce coloque 4 - senão faça como eu - 2 xícaras de açúcar e 1 xícara de adoçante Tal e Qual.
Bata por aproximadamente 15 minutos em velocidade alta. A mistura vai se transformar num creme parecido com sorvete.
Guarde num pote (inclusive pode ser o pote de sorvete mesmo - a mistura rende bastante) e conserve no freezer (ou congelador).
Quando quiser um café cremoso, coloque 1 ou 2 colheres numa xícara, leite, água ou leite de soja bem quente e misture até dissolver.
Posso garantir que isso fica muito bom......

Li que algumas pessoas colocaram chocolate em pó na "massa", mas o resultado não foi satisfatório. Melhor colocar o chocolate na ocasião da preparação, transformando o Café num "Capuccino" delicioso!

10 comentários:

  1. Tania, adorei sua visita, volte sempre que quizer será um grande prazer. Mas.... minina, quanta coisa em 2 meses.... que delícia seu blog! Ando meio desligada, então preciso que me chamem atenção ao que está acontecendo de bom nesta blogsfera. Muito prazer.

    ResponderExcluir
  2. Tania, essa receita é bem velhinha. Faz muitos anos chegou a mim num pedacinho de papel, rs, nem imaginava que um dia ia ter blog de culinária rs. Adorei por vc ter postado aqui no teu blog, me reavivou a memória. Vou fazer e guardar, como vc sugeriu.
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Olha amiga, esse café ficou inesquecível! Tanto por ele,que já faz parte da minha geladeira, como pelos minutinhos de felicidade que passei em sua companhia. "Paroano" tem mais, rsss

    ResponderExcluir
  4. Tania, que cafe diferente, e pratico tambem.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Tânia
    Vim aqui deixar um beijinho e avisar que também eu te deixei um miminho para ti lá na minha casinha da blogoesfera.
    Um abraço.
    Susana B

    ResponderExcluir
  6. fica bom mesmo!!!
    tenho sempre em casa.
    e também prefiro polvilhar com chocolate em pó antes de beber.

    ResponderExcluir
  7. nossa Tânia ..que pratico e bonito êsse café..amei a ideia..e..tenho certeza que a Vera amou...bjus

    ResponderExcluir
  8. Oi tânia....Esse café é da hora não é mesmo? Sabe como eu gosto?, ralo um pedacinho de chocolate meio amargo, misturo com 2 colherinhas de rum (tudo na xícara) aí sim, coloco 2 colheres bem cheias do café batido, junto o leite fervente, misturo tudo e polvilho com casca de laranja ralada, experimenta prá você ver, coisa de louco...kkkkk....mil beijocas e fica com Deus.....

    ResponderExcluir
  9. menina, adorei a praticidade. farei e guardarei. agora que o outono chegou a gente sempre quer destas coisas para esquentar.

    ResponderExcluir