"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Ratatouille







Sou fã de alguns filmes infantis.....e amei assistir há algum tempo atrás, Ratatouille, a estória de um rato que sonha ser um grande chef francês, principalmente com a mensagem de seu herói culinário, Gusteau, que insiste na frase de que qualquer um pode cozinhar (até mesmo um rato!!).
Um dos pratos mostrados no filme é justamente o Ratatouille, prato tipicamente camponês da França, hoje popular no país todo.

Pode ser servida como entrada ou acompanhamento, fria ou quente. Aqui em casa, vai também com um arroz e feijão fresquinho....hummmmm
Engraçado é que até os meus sobrinhos, de 4 e 5 anos comem, para espanto da mãe, que não acredita que eles comeram berinjela e abobrinhas!!!


Ingredientes
2 berinjelas médias
1 pimentão vermelho grande
1 pimentão verde
2 abobrinhas médias
1 alho poro (ou 1 cebola)
3 dentes de alho
azeite de oliva
manjericão ou orégano
sal e pimenta-do-reino


As berinjelas, picadas em tamanhos pequenos com a casca, ficam de molho em água salgada por 30 minutos. Espremer bem para tirar toda água. Reservar.
Cortar todos os outros ingredientes também em pedaços pequenos e reservar em separado cada um deles.
Numa frigideira grande e bem quente, coloque um fio de azeite e vá refogando rapidamente um por um dos ingredientes. Primeiro a cebola ou alho poro, depois as abobrinhas, pimentões e berinjela. Vá salgando aos poucos, assim não tem como errar a quantidade. Após cada refogada, retirar e ir colocando numa travessa. O importante é não deixar tempo demais, apenas o suficiente para que soltem a água natural, não fiquem crus e mantenham uma certa crocância (à exceção da berinjela).
Por último, frite os dentes de alho picados grosseiramente, junte todos os legumes já refogados, misture bem, coloque o manjericão ou orégano e voilà......
Simples e Surpreendente....

5 comentários:

  1. Eu também adorei o filme e amei essa sua receita!

    ResponderExcluir
  2. Nunca comi ratatouille. Acredita? A sua ficou com uma carinha ótima!

    Bjo, Glau

    ResponderExcluir
  3. eu adoro ratatouille.... é uma maravilha.
    o teu ficou bem bonito e colorido.

    ResponderExcluir
  4. miga ..eu amo de paixão ratatouille..é bom demais..o seu tá lindo!!tambem vi o filme..muito bom..bjus..li

    ResponderExcluir
  5. Eliana,Risonha e Li...que bom ter a opinião de vcs aqui! Obrigada!

    Glau
    Experimente...vc vai virar fã...
    Beijão

    ResponderExcluir