"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

domingo, 10 de agosto de 2008

Costelinha de Porco Pururuca








Quando vi esta receita no Blog da minha querida Iliane, fiquei salivando.....Dia dos Pais foi a oportunidade para fazê-la, pois meu pai ama pururuca....e apesar da dieta...poxa, é domingo......
Como não tenho recursos chiques como da minha amiga (ainda!), ao invés de usar o maçarico, "pururuquei" a pele no broiler do forno....ficou perfeito. Acima as fotos do meu resultado, abaixo a receita original com as adaptações que fiz:


Costelinha de Porco Pururuca

3 kilos de costela de porco com a pele (a minha pesou 3.850 Kg)2 limões espremidos (usei 3 grandes)sal; pimenta do reino; louro,
6 dentes de alho esmagado
molho inglês (não tinha - usei mostarda escura - 3 colheres sopa)1 taça de vinho branco sêco (usei 2 taças de tinto seco)
(usei também alecrim - 1 colher de chá da erva seca)
lave bem a carne(essa costela é grande..larga) misture os temperos e espalhe sobre a carne..deixe tomar gosto de um dia para o outro (temperei sexta à noite para assar domingo - deixei num grande saco plástico bem fechado e este dentro de um recipiente que vedava bem, para não "perfumar" minha geladeira - e de vez em quando ia mexendo a carne)..cedo..coloque numa assadeira com os tempêros..cubra com papel de aluminio.. e coloque no fôrno..por mais ou menos 1 hora..vá furando a carne para que os liquidos escorram e sequem..depois desse tempo retire o papel e deixe assar por mais 1 hora ou que você perceba que a carne está cozida..desligue o fôrno..
(Deixei a minha 1 h e 45 min com alumínio, depois acendi o broiler e deixei do lado dos ossos até ficar bem douradinho....depois virei e deixei o lado do couro - ficou maravilhoso!!)

3 comentários:

  1. miga..ficou maravilhosa a sua..não posso vêr isso..salivei de vontade..rsssssss

    ResponderExcluir
  2. Amiga, vim saber do seu blog atrav;es da iliane. Poxa, nem para me avisar.

    ResponderExcluir
  3. Tânia do céu!!!! Esse blog é um atentado!!! A gente fica com fome só de olhar...amo comida mexicana...e vou ter que pegar suas receitinhas!!!
    Que fotos!!!
    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir