"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Blogagem Coletiva - “Eu respeito, tu respeitas, ele respeita... será?”


Recebi o convite de uma grande amiga do mundo dos blogs, a Marly do ‘Saboreando a Vida’ pela defesa de uma causa que já me deparei inúmeras vezes e inclusive já deixei registrado em outras postagens no Zakuskas: o desrespeito e o plágio de material alheio, não só nos blogs relacionados à culinária (como a maioria dos meus conhecidos), mas toda a variedade de temas. E por este motivo me solidarizei não só com a Marly, mas com dezenas de amigas e centenas de pessoas que não conheço, mas sei que passam pela mesma falta de respeito e são vítimas de PLÁGIOS que nós.

Vivemos em um mundo inovador, com informações a todo vapor e tecnologias nas mídias sociais a nossa volta. Infelizmente isso deu abertura a alguns indivíduos se acharem no direito de absorver conteúdos alheios alegando esta mesma “praticidade” do mundo moderno (para não dizer a merecida alcunha de plagiador cara de pau). Nesse cenário, vemos inúmeras receitas, fotos, vídeos, postagens na íntegra sendo compartilhados por pessoas que sequer conhecemos a página e o pior: sem os devidos créditos.

Se deparar com uma foto/receita sua em outra página sem seus créditos é ver um livro que você escreveu sendo vendido em uma loja com o nome de outra pessoa na capa. Não importa o tamanho, seja uma frase, um texto ou uma série de dez livros: a menos que você venda os direitos para outra pessoa, ele é seu e de mais ninguém.

Já fui vítima, entre plágios de postagens por inúmeras vezes, de cópias de fotos com outra receita que nada tinha a ver com a original. E o pior é que existem pessoas que acreditam e confiam que aquela foto corresponde fielmente a receita. Um blog ou site que faz isso, merece sua confiança?

Ora, então porque esta falta de respeito sem limites? Se aproveitar da boa vontade das pessoas para se autopromover? Imagino que se tais pessoas apresentam esse tipo de comportamento em um blog, um hobby, como se portam em sociedade no dia-a-dia? Corrompem-se da mesma forma na sociedade, com amigos, vizinhos, familiares? Ou pior, no trabalho?

Nem todos os blogueiros tem sua página com o intuito de ganhar dinheiro, seguidores, fama ou brindes de patrocinadores. Não é errado, é claro, mas também não é errado você alimentar sua página com coisas que você faz com amor e carinho pelo puro prazer de compartilhar uma coisa boa com outras pessoas.

Se você não tem nada bonito ou feito com amor para acrescentar, não roube a ideia de quem tem e ganhe créditos e votos vazios por isso. Ou pelo menos tenha o respeito e peça autorização e credite a origem de fotos, textos, citações ou até mesmo expressões.

Se desde pequenos fomos ensinados que “roubar é feio” (pelo menos nas famílias que ensinam o que é RESPEITO), devemos estender não só para bens materiais como dinheiro ou qualquer outro bem físico, mas também para a arte do próximo, qualquer seja ela.

Participam desta blogagem coletiva:

Saboreando a Vida: http://saborear-saboreandoavida.blogspot.com.br



21 comentários:

  1. Tânia, minha amiga, bom dia!

    É exatamente essa a minha opinião sobre o tema. Esta coisa de surrupiar os conteúdos dos blogs é tão séria, que li, recentemente, que já há programas criados pelos navegadores, que objetivam impedir ou diminuir esta prática nociva. Não é difícil imaginar que se isso continuar os compartilhamentos simplesmente deixarão de ser feitos, não é verdade? Gostei muito do seu post pois a mensagem é direta e clara.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Tania, você está certa o correto seria mesmo dizer que os plagiadores são caras de pau. post perfeito, bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela, nem sempre tenho educação com certos tipos de pessoas. Beijinhos

      Excluir
  3. Já tive várias imagens minhas roubadas por uma tal Chef Edna do "Receitas com amor" reclamei direitos autorais ela nem teve a dignidade de responder. Esse povo não tem o menor respeito com as coisas dos outros, pensam que internet é terra de ninguém.

    Resolvi deixar pra lá, estou sempre produzindo mais e sempre tenho imagens que é fruto do meu trabalho e que faço por prazer, agora elas não, terão sempre que estar roubando o que deve ser super desgastante.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Voltei só para dizer que estarei compartilhando seu post pois assim estarei de alguma forma me solidarizando com você.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Tânia, ótima abordagem. Estamos juntas nesse barco!
    BJsss

    ResponderExcluir
  6. Tânia, não tenho dúvida que o blog é um reflexo de seus administradores na vida particular também. Nada está dissociado.
    Você, desde o início do blog, teve essa preocupação de conceder os créditos.
    Tantas amizades boas fizemos através de nossos blogs, aprendemos juntas, compartilhamos bons momentos.
    Precisávamos mostrar que estamos percebendo essas atitudes. Vamos em frente, porque o blog precisa continuar sendo nossa fonte de prazer.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Gina. Percebemos o caráter (ou a falta dele) nestas atitudes que parecem ser tão inocentes.
      Boa semana prá você também. Beijinhos

      Excluir
  7. Solidarizo com vocês contra o plágio - coisa horripilante.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Alexandre. Vou considerar a sua idéia do ADSENSE.

    ResponderExcluir
  9. Tania, aproveitando para conhecer e seguir seu blog, vindo diretamente do Naco Zinha, tb estou nessa iniciativa. Vamos reclamar e muito!! Por um mundo virtual sem cópias!!!

    Boa semana!!

    ResponderExcluir
  10. Tânia,
    Temos mais 2 adesões à nossa coletiva:
    http://cozinhadoquintal.blogspot.com.br/2013/08/nao-ao-plagio-panelaco-coletivo-contra.html
    http://www.otachodapepa.com/2013/08/remando-contra-mare.html
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Mais uma participação, Tânia:
    http://www.sonhareser.com.br/2013/08/eu-respeito-tu-respeitas-ele-respeita.html
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  12. Menina, sabe que quando posto qualquer receita eu testo antes, por conta de "tomar na cabeça", confiando em site que deu receita errada...

    Quando vi o post da Marly, achei que passou da hora de quem é sério se posicionar.
    Acabar com essa história de gente que não quer se dar o trabalho e só quer os louros dele.

    Adorei teu post também, é isso ai...

    Bjus 1000 e um finde maravilhoso prá ti

    ResponderExcluir
  13. Oi, Tânia,
    Como você está?
    Parabéns pelo post e pela sua participação na luta eterna, mas válida, contra o plágio na net.
    Não sei se aqui no Brasil vai existir algum dia justiça, já que há um desrespeito a tudo e a todos, o qual começa com os nossos governantes. Bom, mas é preciso gritar alto e chamar atenção pela apropriação indébita dos post alheios, especialmente na área de culinária, pois calar é consentir, de alguma forma.

    Bem, amiga, fico feliz de vê-la nesta batalha, e meu respeito por você sempre acaba maior. Parabéns!
    Meu mais afetuoso beijo, Laura Lucia

    ResponderExcluir
  14. Tânia, minha querida amiga,

    Vim expressar a você e aos seus amados, os meus sinceros votos de que este ano seja realmente muito bom para todos. O meu desejo é que - para vocês - este seja um ano recheadinho de coisas boas: saúde, amor, superação de problemas, grandes acontecimentos e muitas alegrias!

    Um beijo

    ResponderExcluir
  15. Tenho blogs e também acho tudo isso terrível.
    Plágio é a criação de seres humanos sem consciência, inteligência e originalidade.
    Seu blog está lindo! Nesta primeira visita só tive dificuldade para encontrar onde comentar rsrsrs
    Parabéns!

    ResponderExcluir