"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Peras Assadas com Gorgonzola

http://zakuskas.blogspot.com



Esta, definitivamente, é a única forma do meu marido consumir peras. Ele não come (não comia) nem por recomendação médica e hoje quando vê peras já sugere a compra.....mas.....somente assadas com queijo azul!

A sugestão vem do Blog do Ráscal, um restaurante que adoramos. Alterei a receita original trocando o mel por um creme de aceto balsâmico. Ele é adocicado e tem de vários sabores. Usei o de trufas brancas e as peras ficaram simplesmente maravilhosas.


http://zakuskas.blogspot.com

Desde então fiz várias vezes, desde o forno convencional até no microondas e vou dizer que este último, além de muito mais rápido e prático, fica com o resultado melhor. As peras desidratam mais rapidamente sem desmancharem.  Algumas vezes incluí nozes também.
As peras podem ser de qualquer variedade, desde que maduras e firmes. Se muito maduras ou muito verdes não ficam boas.

Para meus convidados "gourmet"  foi e é a glória, acompanhados de uma taça de vinho e uma ciabatta crocante e quentinha.


http://zakuskas.blogspot.com


Peras
suco de limão


Corte as peras ao meio, se possível mantendo os cabinhos. Com uma colher pequena retire o miolo e coloque numa tigela com pouca água e suco de limão para não escurecerem. Depois de todas as peras cortadas, seque bem com um papel toalha, disponha num prato com a casca para baixo e pincele o creme de aceto balsâmico (ou o próprio aceto ou uma redução de balsâmico ou ainda como na receita original, mel misturado com suco de laranja).
Leve ao microondas na potência alta até que fiquem meio desidratadas, porém assadas e firmes. Se necessário, vá escorrendo a água que ela solta e pincelando mais aceto.

Recheio
Queijo Azul (gorgonzola, roquefort ou bergarder)
Cream Cheese ou requeijão, apenas para dar a liga
Opcional: Nozes

Depois de assadas (isso pode ser feito com antecedência e deixar para terminar no momento de servir) coloque uma colher do recheio e volte ao microondas apenas para derreter o queijo.
Eu ainda complementei as bordas das peras com mais creme de aceto.

Pode servir quentes, mornas ou frias.....

É dos Deuses!!!!

  http://zakuskas.blogspot.com


5 comentários:

  1. Tania, o Rascal tem um ponto no Iguatemi, nao tem? Se for este comi otimas refeicoes la . Achei bem nteressante usar a pera assim. Deve ficar um contraste interessante com o queijo de sabor bem forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valentina querida, é esse mesmo. Tem uma unidade no Iguatemi também, apesar de frequentarmos outra mais próxima de casa!
      Beijinhos

      Excluir
  2. Tânia, minha amiga, espera aí, que estou tirando meu chapéu!!! Que coisa mais maravilhosa esta pera!! Mais uma para minha coleção de receitas do Zakuskas pra experimentar rs

    ResponderExcluir
  3. Minha filha, vim aqui atrás de alguma sugestão legal pra servir numa noitinha de vinho em casa logo mais, e dou de cara com essas peras...fiquei louca, claro, você me conhece...rsss...pronto, achei o que eu queria, genial amiga, mil vezes obrigada, mal posso esperar!

    Tudo bem?
    grande abraço,
    Re

    ResponderExcluir