"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Carpaccio de Abobrinha - Carpaccio Vegetariano


http://zakuskas.blogspot.com

Minha filha é daquelas jovens típicas da geração hambúrguer e refrigerante (para não citar as marcas!).
Outro dia me aparece pedindo carpaccio vegan. Estranhei o pedido e fui investigar o que era isso.
-  "Mãe, é uma abobrinha fatiada com o mesmo tempero do carpaccio de carne".
-   E fica bom?
-  "Quando tem no almoço na empresa eu faço festa, adoro. Perguntei para a nutricionista e ela me disse que a abobrinha é crua".

Não posso negar que fiquei curiosa e quando encontrei abobrinhas novas, fresquíssimas, lembrei do pedido.
Fiz para experimentar e me surpreendi pelo sabor. A abobrinha crua fatiada finamente e marinada fica deliciosa mesmo.E é um prato que rende bem.
Já entrou no cardápio de casa e agora faço pelo menos uma vez por semana, para alegria da filhota e do marido.

Uma entrada fresca e diferente para os dias de verão que se aproxima.

http://zakuskas.blogspot.com


- Abobrinhas novas (bem durinhas) 

Molho
1/2 xícara de azeite
1 colher de sopa de mostarda (de qualidade - usei Dijon)
1 colher de sopa de suco de limão
3 colheres de sopa de alcaparras (reserve 1 colher para decorar)
1 pitada de açúcar
pimenta rosa (para decorar - opcional)
queijo parmesão ralado grosso

Lave as abobrinhas e fatie bem fininhas (eu uso uma faca bem afiada, acho bem mais prático que o mandolim) e disponha numa travessa ou prato onde vai servir.
Pique na faca bem miudinho as duas colheres de alcaparras. Reserve.
Bata num mixer (ou com garfo) até ficar bem homogeneo, o azeite, a mostarda, o suco de limão e a pitada de açúcar. Junte as alcaparras e misture.
Sobre as fatias de abobrinha espalhe o molho, a pimenta rosa, as alcaparras inteiras reservadas e o queijo ralado.
Cubra com um filme plástico e leve a geladeira por pelo menos uma hora antes de servir.
Não acrescentei sal porque as alcaparras são bem salgadas.



http://zakuskas.blogspot.com



10 comentários:

  1. Tania querida vc tocou no meu ponto fraco: Abobrinhas hehehe. Amo essas danadinhas, tenho uma receita de antepasto de abobrinhas feita com elas cruas, e ficam bem saborosas, mas as suas com esse tempero, ficaram maravilhosas, ainda mais com alcaparras. Claro que vou levar a receita miga. Vc me empresta? heheh. Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que agora todas as vezes que preparo abobrinhas lembro de você, né Josy!
      Aqui não fazia muito sucesso não, era sempre "disfarçada", mas agora comem com prazer.
      Beijinhos

      Excluir
  2. Olá, minha amiga!

    Lá vou eu embarcar também no capaccio de abobrinha (como se eu não fosse a compulsiva das abobrinhas, rsrs). O seu aval e a sua receita já são suficientes, mas a aparência do prato também é muito tentadora, rsrs.

    Um beijo, boa noite e boa quarta-feira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marly querida
      Tô curiosa para saber sua opinião, viu?
      Beijinhos

      Excluir
  3. Mais uma que vai pra minha lista! Nunca tinha visto essa receita, adorei e vou colocar em prática!
    Tânia, manda os parabéns pra filhota pela escolha acertada :o)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Re
      Olha que para uma viciada em fast foods pedir por abobrinha é mesmo algo muito estranho, não? Para ver como fica boa. Vou mandar seus parabéns.
      Beijinhos

      Excluir
  4. Este carpaccio se ve bien delicioso, será también que me gustan mucho los ingredientes que lleva, me parece fabuloso

    ResponderExcluir
  5. Adoro esse carpaccio, mas normalmente dou uma "escaldada" de leve nas abobrinhas ;-)

    ResponderExcluir
  6. Un carpaccio sabroso y sano, qué alegría que a tu hija le gusten estos platos.
    Besos.

    ResponderExcluir