"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

sábado, 19 de maio de 2012

Tomates Assados com Pão Italiano, Manjericão e Azeitonas


Em noites mais frias, gosto de fazer esta receita que vi no Eternos Prazeres, da Renata, que por sua vez viu no blog da Lylia.
Já fiz tantas vezes, mas tantas vezes, que estranho que o marido não tenha enjoado. Ele avisa ainda que se eu fizer estes tomates todos os dias de inverno com uma taça de vinho, ele fica feliz (ele além de exagerado, não é nada chegado a uma boa sopa!).
Mudei um pouquinho a forma de fazer da receita original, e asseguro que é absolutamente deliciosa. Eu jamais poderia imaginar que ingredientes tão simples resultassem num prato tão saboroso.

Corto pão italiano em cubinhos e frito em fogo forte com azeite até que fiquem bem douradinhos (gosto do pão italiano pelo sabor e consistência).



Faço uma "salada" com tomates sem sementes picadinhos (ou mini tomates cortados em 4 com as sementes), folhas de manjericão fresco picadas (caprichado!), alho fresco picado, azeitonas pretas sem caroço, algumas alcaparras, tomilho fresco. Tempero tudo com um bom azeite, sal e pimenta do reino (não uso vinagre nem limão).
 


Em tigelinhas refratárias, coloco uma camada de saladinha, outra camada de cubos de pão, pedaços de queijo (já usei mussarela, gorgonzola, parmesão, ementhal - qualquer um fica ótimo), depois outra camada de saladinha, cubos de pão e finalizei com queijo ralado.
Levo ao forno pré-aquecido, em temperatura máxima, apenas para derreter o queijo e aquecer os tomates. 
 
Jogo mais um fio de azeite e parto pro abraço, com uma taça de vinho.....

Não precisa mais nada. Delícia!
 




7 comentários:

  1. Que receta tan sabrosa. Me la guardo, que me encanta la mezcla de todos esos ingredientes.
    Besos,
    Vero

    ResponderExcluir
  2. Veo que es una receta muy exquisita, me gusta con tanto tomate.....

    ResponderExcluir
  3. No me extraña que le guste tanto a tu marido., se ve deliciosa y no tengo la menor duda de que está riquísima.

    Un abrazo

    ResponderExcluir
  4. Hummm!!! Muito bom mesmo, pra se comer nestas noites frias. Salivei.
    Bjs e Bom Domingo

    ResponderExcluir
  5. Que rico¡¡¡¡ se ve deliciosa, me ha encantado, me la llevo.
    besos

    ResponderExcluir
  6. Suas sugestões são sempre tentadoras. Ainda bem que temos você de volta!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir