"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Bolo de Melado de Cana e Frutas

 


Eu amo bolos ricos em frutas secas. Estava organizando umas fotos e lembrei de um bolo hungaro delicioso que comemos em Visconde de Mauá, em uma de nossas viagens. Obviamente esta não é a receita do bolo hungaro, pois tem muiiiito mais frutas do que o  original.
Me orientei pela receita do Bolo Alemão de Maçãs que aprendi com a Tia Tamara e fiz uma versão nova, com melado de cana (riquíssimo em ferro!) e mega recheado de frutas secas e frescas.
Gente, ficou muito, mas muito bom.

3 ovos
1/2 xícara de manteiga ou margarina
1 1/2 xícara de melado de cana
2 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
3 xícaras de frutas secas picadas (Misturei figos secos, damascos, uvas passas, amendoas, nozes e castanhas do pará)
1 maçã picada com a casca, sem as sementes
2 bananas pequenas, picadinhas
1 colher de chá de essência de laranja
raspas de limão siciliano
1 colher de chá de canela em pó

Num bowl coloque todas as frutas picadas e as raspas de limão. Reserve
No liquidificador bata os ovos, o melado, a manteiga, a essência de laranja e a canela. Despeje essa mistura nas frutas e acrescente o fermento e a farinha, misturando bem até que fique homogeneo.
Coloque numa assadeira com buraco no meio untada e polvilhada e asse em forno médio pré-aquecido até que enfiando um palito ele saia seco. Desenforme morno e polvilhe açúcar com canela.

 


11 comentários:

  1. Un postre delicioso, me encanta creoq ue en el interior observo unas uvas pasas que me encnatan.....

    ResponderExcluir
  2. Tania, que delícia... fica parecido com o bolo de melado, que fazem na Ilha da Madeira, e que, um sobrinho que mora lá me trouxe no ano passado... aquele, também, de se comer de joelhos, rezando, pedindo para não acabar... ele é bem trabalhoso, mas, maravilhoso! E, este seu, vou guardar com muito carinho! Eu amo bolo com frutas secas...

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Tbm adoro bolos com frutas.
    Nunca pensei em colocar melado em bolos, qualquer dia vou experimentar esta receita.
    Bjs e Boa Tarde

    ResponderExcluir
  4. Tânia,
    Você nem imagina o tanto que apreciei a sua nova versão do bolo de Frutas! Faço um sucesso imenso com seu Bolo Alemão de Maçãs. Meu dentista se baba todo por ele, e foi assim que eu consegui um modo todo especial de dizer "muito obrigada" pelos seus cuidados para com meus dentes.

    A receita já foi pro arquivo de Receitas Urgentes para eu experimentar assim que puder, já que fiquei enfeitiçada pela textura e cor lindas de morrer da nova versão. Obrigada mesmo.

    Um grande beijo e uma semana de muitas alegrias e conquistas, Laura Lucia

    ResponderExcluir
  5. Tânia, fiz esta delícia dia desses e todos adoraram!!!! Já estou pensando em repetir a receita essa semana...Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tâmara!
      Fico feliz que tenha gostado e voltado aqui para registrar a sua opinião.
      Esse bolo é especial para mim, amo de paixão.
      Beijinhos

      Excluir
  6. Oi Tânia!!!
    Bem do jeito que eu gosto... Eu estava procurando a receita do Bolo Húngaro e achei esta delícia...
    Já tenho algumas receitas e logo poderei postar a receita do Bolo Húngaro... fica lindo e gostoso!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu amo cozinha, eu ja conhecia alguns bolos feitos com açúcar mascavo e amei, eu fiz este bolo e aqui em casa todos aprovamos, e me encantaria traduzir ap espanhol e colocá-lo no meu blog e também colocá-lo num grupo do facebook e algumas redes sociais da qual participo. Vocês me permitem

    De antemão muito obrigada e que Deus os abençoe hoje é sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Tardes Charito! Desculpe a demora em responder. Fique a vontade para divulgar a receita! Um abraço

      Excluir
  8. Tânia, te conto que fiz o bolo na casa de uma amiga minha, mais tive que fazer uma pequena modificação na tua receita, minha amiga é intolerante ao glúten, por esse motivo no lugar da farinha de trigo, utilizei a farinha de trigo sarraceno, e ficou mais do que delicioso.

    Ps.- As farinhas sem glutem que eu gosto de utilizar para fazer bolos, são a farinha Teff, e a farinha de trigo sarraceno, pelo simples motivo que o resultado que obtenho de estas é maravilhoso

    Obrigada por compartilhar a receita

    ResponderExcluir