"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

sexta-feira, 30 de março de 2012

Salmão Pizza na Brasa (ou no Forno)

A confecção desta delícia foi do meu cunhado Cláudio. Já degustei em outras ocasiões feitas no forno convencional e posso afirmar sem sombra de dúvidas que é o melhor salmão que já comi.
A receita vem daqui:
Se você quer surpreender com um prato de salmão fácil e delicioso, é essa a receita.

 
1 Salmão fresco inteiro (aproximadamente 2 kg);
1 Pimentão amarelo;
1 Pimentão verde;
1 Pimentão vermelho;
4 Tomates;
2 Cebolas;
1 Pimenta Dedo-de-moça;
1 Colher de sopa de alcaparras;
Queijo Parmigiano;
Azeite extravirgem;
Vinagre;
Sal.

Abra o salmão ao meio pela barriga utilizando uma faca afiada e remova as vísceras, a espinha central e todas as outras espinhas. Lave em água corrente e tempere com sal. Para o molho, pique todos os ingredientes e acrescente o azeite de oliva, o sal, as alcaparras e o vinagre e tempere como se fosse um vinagrete. Depois cubra uma dessas grelhas utilizadas para churrasco com papel alumínio e coloque o salmão aberto sobre a grelha com o lado do couro virado para baixo (aqui o Cláudio usou aquelas formas descartáveis para assados). Adicione cuidadosamente o molho sobre o peixe – assim como faria numa cobertura de pizza – e, por último, polvilhe o queijo ralado. Leve-o à grelhar numa churrasqueira por aproximadamente 1:20hrs, deixando-o a uma certa altura do braseiro para que não queime ou asse de maneira desigual.


Nota: Se não quiser usar o salmão inteiro, use a metade, cortado pela espinha central, sem espinhas. Digo porque fiz dessa maneira (filé com pele) e ficou igualmente bom.
Apenas se fizer no forno, deixe menos tempo para que o salmão não fique ressecado. Deixe uns 10 minutos após ele mudar de cor e já estará no ponto.Um pouco de coentro picado nesse vinagrete fica muito bom também.

9 comentários:

  1. porque eu nâo vi onem essa receita?fiz salmão ontem!!!!rssss...amei..que delicia de peixe..bjo

    ResponderExcluir
  2. Encantada de conocerte y muchas gracias por tu visita a mi blog, me ha permitido visitar el tuyo, que me ha encantado.Tienes recetas estupendas, como ésta, el salmón de tu cuñado tienen un aspecto estupendo, increiblemente apetecible y sano, asi cocinado al horno.Un saludo!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá. Estive por aqui. Hummmm. Deve estar uma delicia. Apareça por la. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Receita deliciosa. Salmão é um peixe que eu gosto.
    Tenha um bom fim de semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Tânia, estou pensando seriamente em trocar o bacalhau pelo salmão na sexta que vem e esta sugestão me agradou bastante! Não duvido que seja delicioso! Bjss e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  6. Nossa que delícia, nós aqui amamos salmão e é claro que vamos ter de experimentar este, rsrs.

    Beijoca e excelente fim de semana, querida!

    ResponderExcluir
  7. Que espetáculo!!!

    Nunca vi um salmão assim tão gostoso,

    Espetaculoso...rsss

    ResponderExcluir
  8. Se ficou tão bom como o aspecto que tem então estava uma maravilha!!!

    ResponderExcluir
  9. Toda vez que vejo este peixe fico com água na boca, ai! rsrs.

    Tânia, vim te trazer os meus votos de boa Páscoa, junto aos seus queridos. Que felizes acontecimentos estejam em curso para todos!

    Um beijo!

    ResponderExcluir