Nasci numa casa onde o alho e a cebola predominavam. Daí meu gosto por eles até hoje.
Meu pai tem 75 anos e uma saúde e disposição invejáveis. Quem o conhece não diz a idade que tem, pois aparenta muito menos. Ele atribui a vitalidade dele a cebolas, alhos, mel de abelhas, limão e caipirinhas (a bebida!).....
Caipirinhas à parte, a verdade é que o alho tem fama de inúmeras propriedades medicinais, muitas delas já comprovadas através de pesquisas.
Entre os seus benefícios, pode se considerar um ótimo bactericida, usado desde o tempo de nossas bisavós para tratamento de gripes e resfriados.
Além disso, tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres, reduz o colesterol e a pressão arterial, reduz as chances de infarto do miocárdio por evitar a aderência de plaquetas
nas artérias, além de ser um poderoso anticancerígeno.
Diante de tanta coisa boa a favor (vou deixar os contra de lado pois são poucos e com aromas não tão agradáveis assim), não foi por acaso que vi no Blog Comidinhas do Bem, da Laila, esta receita de Alho Confit.
Adorei!
Os dentes ficam com um creminho dentro, sem o sabor forte, conservados em óleo ou azeite por muito tempo.
1 kg de alho roxo
900 ml de óleo de girassol (aproximadamente)
1 raminho de alecrim
Separe os dentes das cabeças de alho, retirando a pelinha branca que os envolve mas mantendo a casca. Coloque todos os alhos numa panela e cubra com o óleo, coloque o alecrim e leve ao fogo bem baixinho para cozer por cerca de 1 hora. Se ameaçar ferver, retire do fogo espere uns 5 minutos e depois volte ao calor.
900 ml de óleo de girassol (aproximadamente)
1 raminho de alecrim
Separe os dentes das cabeças de alho, retirando a pelinha branca que os envolve mas mantendo a casca. Coloque todos os alhos numa panela e cubra com o óleo, coloque o alecrim e leve ao fogo bem baixinho para cozer por cerca de 1 hora. Se ameaçar ferver, retire do fogo espere uns 5 minutos e depois volte ao calor.
(Eu coloquei sobre uma chapa de banho-maria). Estará pronto quando apertar um dente e sair um purezinho.
Conforme texto da própria Laila:
"Espere esfriar e guarde com todo o óleo num recipiente tampado em geladeira. Use o alho para temperar frangos(para isso esfregue bem, para ter um pure) e carnes, o óleo voce pode usar para regar batatinhas e assá-las, ou fazer uma conserva de pimenta, temperar saladas .. use e abuse deste confit!
O óleo fica aromatizado com um sabor suave e o alho faz uma pasta super delicada, um alho que permanece agradavel ao paladar, nada medonho, adocicado..."
O óleo fica aromatizado com um sabor suave e o alho faz uma pasta super delicada, um alho que permanece agradavel ao paladar, nada medonho, adocicado..."
Gente.....esse creminho numa fatia de pão italiano fresquíssimo fica divino!!!
O Zakuskas é um dos meus blogs preferidos!
ResponderExcluirTodos os dias estou olhando as novidades e aprendendo sempre um pouquinho a mais!
Adorei o confit de alho, com certeza vou fazer essa conserva para aproveitar melhor minhas torradas! Beijos, Dani Corrêa!
Também adoro alho e cebola. Alho até como crú em azeite :) Assim deve ficar super especial!
ResponderExcluirOlá Tania sempre uma maneira de ter pronto alho. Eu nunca fiz isso, siga sua receita. Obrigado
ResponderExcluirBexinos
Alho e cebola são indispensáveis na minha cozinha. Nunca provei dessa forma, mas tenho certeza que vou gostar. Mais uma receitinha boa pra lista do seu blog...
ResponderExcluirA pizza ao alho e óleo é tudo de bom. Quando faço batatas assadas com alecrim e sálvia, os dentes de alho vão juntos tornar o prato ainda mais rico.
Bjs.
Olá, Tanita,
ResponderExcluirJá de cara, você me fez rir com o esclarecimento do gênero de caipirinha apreciada pelo seu pai, rsrs.
Eu também sou uma amante de alho e gostei dessa receita, tanto que vou levá-la.
Beijinho e boa tarde.
oi amiga..é uma maravilha mesmo!!!eu fiz o meu tambem a semana passada e ainda não postei..já tirei fotos e tudo!!!muito bom né..eu sabia que você iria fazer tambem!!rssss..bjus...li
ResponderExcluirParabéns pelo pai forte e saudável...ele tem razão tudo que ele usa faz bem pra saúde, até a caipirinha usada com moderação não traz prejuíso para a saúde.
ResponderExcluirBem ammooooooo alho, aqui em casa tenho que moderar o uso porque meu marido não gosta muito, mas vou esperimentar fazer deste modo, e usar para temperar carnes, deve fivar uma delicia.
Bjs
Cá em casa tb se gosta e muito, o meu marido chega a fazer sandes.
ResponderExcluirbjsss
Eu faço os alhos no forno: tempero as cabeças com bastante azeite, sal e alecrim, com casca e tudo, embrulho no papel aluminio e levo ao forno. Fica divino, bem parecido: os dentes se transformam um creminho tb. Mto bom!
ResponderExcluirTania, mais uma receitinha que já roubei kkkk
ResponderExcluirBjinhus!!!
Rose
NUNCA FIZ MAS AINDA É TEMPO AINDA MAIS AGORA COM ESSA RECEITA!!!
ResponderExcluirTânia,
ResponderExcluirRealmente uma ótima receita. Adoro alho em tudo. Só não gosto cru. Acho-o indispensável em qualquer cozinha.
Esta idéia de guardá-los prontos para uso é excelente. Devem ficar ótimos como tira-gosto, como você falou.
Bjks
Tânia que bela dica, amei.
ResponderExcluirBeijinhos querida
Minha amiga, você descobre umas coisas tão boas...tudo que eu gosto...já fico pensando nesse alho, um pão italiano e boa garrafa de vinho...
ResponderExcluirVai ser uma alegria total...
Eu também adoro alho e cebola! Meu avô tem 76 anos e já vi ele derrubando árvore a facão sem cansar. Ele diz que é por causa do alho. Quando eu era pequena, sempre que ficava gripada ele me dava um chá à base de alho, mel, limão e açúcar. Era tiro e queda.
ResponderExcluirAdorei sua pastinha! Com umas torradinhas devem ficar o must! Beijos
quando nos casamos, o bonitão não gostava de tempero nenhum, mas como minha família também já era adepta dos alhos e cebolas da vida, aos poucos ele foi se acostumando e agora até em churrasco, as cabeças de alho são presença obrigatória. essa sua preparação é uma delícia e vou segui-la à risca. boa semana
ResponderExcluirAdorei a idèia !!! Bjim e otimo começo de semana.
ResponderExcluirTânia, eu já tinha visto essa receita lá na Laila e também me aticei... As fotos estão lindas e super apetitosas!
ResponderExcluirUm beijo grande!
Ai Tânia eu sou apaixonada por alho, o problema é meu pai que não gosta muito, mais vou fazer essa receita e deixar o potinho guardado pra mim, rsrsrsr... Bjinhos e uma semana iluminada minha linda!
ResponderExcluirNossa... mas isso deve ser bom demais!!! A minha família toda adora alho!! Vou experimentar... bjs
ResponderExcluirOi Tania, bom dia
ResponderExcluirAntes de sair correndo, deixa eu te responder:
Eu nao reduzi o balsamico dos meus figos. Coloquei uma quantidade de balsamcico que cobrisse os figos numa pequena frigideira. E deixei que os figos cozinhassem ali, ao mesmo tempo o balsamico reduziu e ficou quase um xarope.
Aproveita os ultimos figos da estação e faz...depois me fala se nao é uma delicia!
Bom dia querida!
Ai Tânia, bem que eu queria dizer que tinha uma fatia do bolo, mais fiz no sábado a tarde, e de noite quando meu noivo chegou já não tinha nada, mais pode vir quando quiser que faço para vc! Bjinhos
ResponderExcluirTânia, sabe o que eu faço? Cozinho uma cabeça de alho inteira junto com o feijão, aí separo os dentes depois e fica esse purezinho. Experimente, é divino também.
ResponderExcluirBjs
Pois é Tânia, apesar de ter tirado umas 30 fotos para uma não sair tremida, tô me virando bem. Hahaha!
ResponderExcluirBjs querida!
Olá, adoro seu blog e sempre acompanho as receitas, amei essa também por sinal, acabei de montar um blog, www.emcasaeassim.blogspot.com, dá uma espiadinha e espero que goste. Beijos Elaine
ResponderExcluirAnch'io l'ho provato, è davvero squisito. Ciao Daniela.
ResponderExcluirTânia,em primeiro lugar muito obrigado pela visita ao meu blog e por seres uma seguidora.
ResponderExcluirGostei muito do teu blog, receitas simples, faceis e práticas.
O alho assim deve ficar bem diferente.
Bjs
Tânia,
ResponderExcluirBela dica!
Vou testar aqui em casa, mas vou fazer metade da receita.
Estou numa fase light( mais ou menos, né?) e é muito bom, colher informações e receitinhas aliadas a saúde.
bjs
Yo uso mucho ajo en las comidas , pero así nunca lo he probado .
ResponderExcluirAnoto la receta se ven ricos .
Un beso , cuidate .
Nancy
Que aula, que show. Parabens
ResponderExcluirOlá Tania,
ResponderExcluirSaudades! Tbém amo alho e esta receita da Laila já vai para minha cozinha...Vc conheçe a pasta de alho feita com leite? Faço há anos na Casinha. Leve 1/2 copo de leite ao freezer. Quando estiver bem gelado, leve ao liquidificador com um dente pequeno de alho, pitada de sal e vá batendo como maionese, regando óleo (canola, girassol) até engrossar. Pode usar azeite, se quiser.
bjs