"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

terça-feira, 9 de junho de 2009

Seco de Frango - Prato Típico Equatoriano



Um dos pratos típicos do interior do Equador é o “Seco”, conforme eu já havia comentado anteriormente. Porém, se você faz parte da turma que odeia coentro, esqueça este prato. Se você ama, vai de deliciar, pois é um ensopado forte e acompanhado de um bom “picante” aquece qualquer tempo ruim.....




SECO DE POLLO (SECO DE FRANGO)
1 Kg de coxas e sobrecoxas (ou peito em cubos)
1 lata de cerveja clara
1 cebola roxa grande
1 maço grande de coentro picado
Óleo de Urucum
1 pimentão verde sem sementes
2 cravos da índia
Sal ou tempero pronto à gosto
1 tomate picado (opcional – eu não usei)
Tempere o frango com sal, alho, óleo de urucum e limão. Reserve por pelo menos umas 2 horas (Se desejar retire as peles).
No liquidificador, coloque a cebola roxa, o pimentão verde e um pouco da cerveja, apenas o suficiente para que liquidifique os ingredientes. Reserve.
Numa panela grande, coloque o azeite de urucum e frite os pedaços de frango até dourarem. Junte o cravo da índia, o líquido batido no liquidificador , o restante da cerveja e todo coentro bem picado. Espere levantar fervura, tampe a panela e deixe em fogo baixo por pelo menos uma hora, mexendo de vez em quando. Retire os cravos da índia, prove o sal e sirva com arroz amarelo.


Bem, depois que voltei de viagem, já fiz esta receita duas vezes....e pode fazer também com pato ou cabrito, considerando o tempo de cozimento de cada um que é maior que do frango.
Como as vezes em que fiz estava na fase da "pane total", recorri a uma foto da Internet, onde os acompanhamentos são o plátano, abacate e rabanete.

11 comentários:

  1. Não sei se gosto mas parece-me muito bom :) Ainda bem que voltaste!

    ResponderExcluir
  2. Taninha meu anjo... eu lovooo coentro demais da conta!! rsrsrs... e também adoro frango... nem preciso dizer o qto vou amar reproduzir esse pratinho, né???
    Que bom que vc voltou com força total, uebaaaaaaaa!! :D:D:D:D:D
    Super beijo,

    Mari

    ResponderExcluir
  3. Mas tá metida heim, cozinha internacional!!! Beijão Tania

    ResponderExcluir
  4. Você acredita que além do coentro até a salsinha o marido e a filha não gostam? Durma-se com um barulho desses! Pode?
    Mas eu não teria restrições para experimentar.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Belo frango seco amiga, nunca fiz, mas é reitinha a experimentar, ficou com óptimo aspecto, beijinho bom feriado.

    ResponderExcluir
  6. que receita boa amiga..eu amei..e..amo coentro!adoro colocar coentro em quase tudo...muito boa essa receita!!e..bom vêr receitas de novo aqui..rss..bjus..li

    ResponderExcluir
  7. Tania, welcome back!
    h assim mesmo, as vezes parece dar td errado. Mas o tempo se encarrega nos colocar nos trilhos de novo.
    Esse prato parece delicioso. Alias sou apreciadora de comidas latinas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Tânia ,Pena que eu não sou chegada a coentro.....mas adorei conhecer este prato!!Tenho muito interesse pela comida latino americana!!
    Bjs
    Valéria
    Papos de Anjo

    ResponderExcluir
  9. Tânia querida, não gosto muito de coentro, mas esse prato está tão apetitoso, e gostando ou não acho que frango e coentro são de uma combinação ímpar. Me parece delicioso!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Hum taninha amiga que delicioso, mas tá bem perto do tempero nordestino amiga!! Minha boca ficou cheia de água! Saudade amiga de ti e das tuas receitas sempre maravilhosas!! Ainda não matei as saudades a verdade é essa!! Beijos

    ResponderExcluir