"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

domingo, 14 de junho de 2009

Salinas, Punta Carnero, Manta e o famoso Ceviche Equatoriano




Salinas é o balneário mais famoso e procurado doEquador. De praias calmas e mar de águas verdes e cristalinas..


Barcos Pesqueiros de Atum em Salinas.



Punta Carnero - uns 15 km de Salinas, onde ficamos hospedados na casa de amigos...


Algumas pessoas dizem que o por-do-sol em Punta Carnero, na linha do Equador, é o mais bonito do mundo....

Manta é uma cidade portuária, cujo porto, defronte ao mar aberto do Pacífico, não tem canais de entrada, e como sendo o de maior profundidade nas Américas, é muito movimentado por navios cargueiros e de cruzeiros turísticos.

A maior frota pesqueira do Equador também está em Manta, sendo considerada a Capital do Atum (pesca e industrialização).

E claro, em qualquer barraca de praia, peixes recém pescados, preparados à gosto do freguês, sempre acompanhados dos "verdes" fritos....(este peixe é o Camotillo - na aparência nada semelhante que eu conheça)....delicioso....

E eis aqui o legítimo Ceviche Equatoriano, de pescado, de camarões, polvo e lulas....feito pela D. Sarita, cuja receita passo, conforme me foi ensinado:
A principal diferença entre o Ceviche Equatoriano e o Peruano, é a acidez. O Peruano é muito mais ácido, com o peixe ou frutos do mar cozidos apenas no limão. O Equatoriano, segundo a D. Sarita, é mais suave (para mim o mais saboroso, uma vez que você consegue sentir o sabor do peixe e não só o sabor do cítrico).

Ingredientes do Ceviche de Pescado
- Peixe Branco, de carne firme, sem gordura (linguado, corvina e robalo são ótimos), cortados em cubinhos, sem espinhas e sem peles. Coloque num recipiente fundo e reserve.

- Coloque numa panela água (o suficiente para cobrir a metade do peixe, não muita) e tempere com sal, sazón, folha de louro, 1 cebola em fatias, um ou dois dentes de alho, meio pimentão verde picado. Leve ao fogo para ferver e o sabor dos temperos passar para a água, por aproximadamente uns 10/15 minutos.
Coe e espere amornar. Jogue a água temperada sobre o peixe reservado e acrescente azeite, coentro picadinho, cebola roxa em fatias finas, pimenta vermelha picada sem as sementes e suco de limão (numa proporção de 1 parte de água temperada para 1/2 de suco) preferenciamente limão galego (aquele pequenino), que é o mais parecido com o limão criollo que eles usam. Na falta use o tahiti mesmo. Deixe marinar uns 20 minutos ou até a carne se tornar opaca.

Ceviche de Camarão
Limpe os camarões, inclusive a tripa escura que possuem. É imprescindível que esteja absolutamente fresco.
Ao contrário do Ceviche de pescado, use a água temperada ainda quente, não fervente, e deixe a água esfriar com o camarão. Tempere da mesma forma, substituindo o coentro por salsa, finamente picada e a cebola roxa em fatias por cebola roxa picada pré-curtida no suco de limão.

Ceviche de Lula
Depois de limpas e cortadas em anéis, jogar na água temperada fervente por 3 minutos, retirar e resfriar para estancar o cozimento, para que não fique "borrachuda". Depois tempere da mesma forma que o de pescado.

Ceviche de Polvo
É necessário cozinhar o polvo antes. Depois de frio, fatie e faça como o de pescado.

Para acompanhar os Ceviches, Maiz Tostado e Chulpi (também feitos em casa!!). São grãos de milho secos de duas variedades diferentes, fritos em azeite com um toque de alho.

E Chifles (plátanos verdes fritos) caseiros......


10 comentários:

  1. Amiga, só tem coisa boa nesse post. Dos lugares à culinária. Esses ceviches estão um espetáculo.
    Adoro post cultural.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Amiga querida, eu viajei com você vendo essas fotos e todas as explicações que você escreveu. Obrigada!
    Lembrei de Punta Del Leste vendo as fotos do Balneário.

    Muitos beijos para você

    ResponderExcluir
  3. ~Tânia, k rico passeio amiga, k bem nos faz á alma e claro ao corpo, são sítios muito bonitos e com lindas fotos k tirou,a culinária é sempre um prato a provar, sempre sabores diferentes e feitos de outras maneiras, adorei amiga, boa semana beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Ai que sonho amiga, na próxima vez leva eu hahahaha
    Eu sou loucaaaaaaaa para conhecer esse cantinho do mundo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Taninha querida, que delícia de post!! Os lugares são maravilhosos, e esses ceviches me deixaram com água na boca!!!! Aiaiai, terei de conhecer o Equador assim que puder... =D
    Super beijo,

    Mari

    ResponderExcluir
  6. menina:eu conheço êsse casal de algum lugar?é artista da Globo??rsss..amei a foto de vocês.!!!.e amiga..quanta coisa saborosa num post só...hum..êsse ceviche dve ser maravilhso!!!fotos incriveis..bjus..li

    ResponderExcluir
  7. Taninha que fantático amiga! Minha vontade era entrar na tela do pc pra petiscar essas delícias. Adoro conhecer a culinária de outros lugares, outros costumes, isso é tão enrriquecedor, Adoro peixes amiga estou aqui me babando toda!! As fotos tão lindas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Tudo otimo, o lugar e a comida. Tao bom poder vivenciar culturas diferentes. Sorte sua.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Adorava provar essa comida. Ceviche deve ser um espectáculo :)

    ResponderExcluir
  10. Tania, que delicia! ceviche equatoriano deve ser melhor que o peruano, com certeza
    bjs

    ResponderExcluir