Fiquei como criança em loja de brinquedos! Uau...quanta coisa diferente......será que poderia comprar uma de cada e provar???
Ah, não pode....
Algumas não servem para comer in natura, outras estavam literalmente verdes.....tempo eu não tinha para esperar amadurecer...
Mas arrisquei em algumas.....
Que pena que ainda ninguém cultiva "babaco" no Brasil.....
Esta fruta aí em cima, à esquerda.....grande, parecida com um mamão com veios bem salientes.
A polpa é branca, a consistência como de um melão e o sabor perfumado, doce e delicioso.....não lembra nenhuma fruta que eu já tenha comido.....adorei!
Das minhas desconhecidas, há os Taxos (por fora parecem bananinhas) e por dentro muito semelhantes ao nosso maracujá...
Os Tomates dulces, ou Tomates de arbol, ou ainda Tomate Andino ou Tamarillo....diz-se que é uma fruta...provei in natura e não gostei muito do sabor, mas numa salada, temperadinho, ficou delicioso....
Ah, e as Naranjillas.....imagina aqui a esperta com duas na mão....no quarto do hotel, partindo e colocando na boca.....arghhhhh - ácida como limão!!
Descobri um pouco tarde que são deliciosas mesmo, mas para o preparo de sucos, geléias e doces......
Algumas curiosidades do mercado que fui e que adoraria encontrar no meu: lá as cebolas já são vendidas descascadas - sim, eu sei que aqui também tem em pacotes fechados nos bons supermercados - lá não tem outra opção.....são assim ou assim.....
Ah, e os espinafres....são expostas a granel somente as folhas, sem os talos.....e você se serve, colocando a quantidade que deseja num saquinho plástico e compra por peso......diga-se de passagem, muito barato....(quantas vezes desisti de comprar espinafres frescos em pensar no trabalho que teria para escolher, cortar, separar...)
Assim também com milho verde fresco debulhado, ervilhas, feijões frescos.....
Eu particularmente amei esta forma de substituir o colorau - pozinho que não me agrada na apresentação dos pratos nem no gostinho que as vezes deixa pela mistura com o fubá.
Lá este óleo é comercializado já pronto, e a preparação caseira foi me ensinada pela minha anfitriã de Guayaquil, Sarita.
Nada mais é do que o nosso velho e bom Urucum....numa proporção de 1 xícara de óleo de girassol, milho ou canola para 2 colheres de sopa das sementinhas do urucum (ou mesmo o azeite de oliva).
Misture os dois e leve ao fogo até aquecer (sem ferver!!) e o óleo ficar tingido de vermelho. Aguarde esfriar, coe num frasco e use para quase todos pratos salgados que deseje dar uma cor bronzeada.....
Para terminar este post e ao final de minha curta estada em Quito, agora a caminho de Guayaquil, não poderia deixar de passar pelo monumento que marca o ponto em que a linha do Equador corta o mundo:
"La Mitad del Mundo" fica a 10 Km do centro da cidade, um parque temático com um monumento gigante que simboliza a Latitude Zero e onde foi materializada a Linha do Equador.
Registro para a posteridade: um pé em cada hemisfério.....
E...voltando rapidinho para o lado sul....onde, segundo a teoria de Chico Buarque..."Não existe pecado do lado de baixo do Equador"...hehe
Adorava provar essas frutas tão diferentes :) O tamarilho temos por cá! Diz que em doce é muito bom! Um pé no Sul e outro no Norte não é para todos :)
ResponderExcluirTaninha, adorei o post... menina, eu vi mesmo umas alcachofrinhas na prateleira do supermercado? adoro alcachofra! Qta coisa diferente vc viu.. mto bacana!
ResponderExcluirbjos, glau
Eu sou como a ameixa...adoro provar não so frutas mas tudo o que é diferente...posso até não gsotar, mas provo...literlamente um pé lá e outro cá...bjinhus
ResponderExcluirTive que rir com a história das naranjillas!
ResponderExcluirPra nós, esses alimentos diferentes são o máximo. Que interessante a forma como eles vendem os produtos!
Ótimo post!
Bjs.
Tania! Que interessante estas frutas!!! Achei muito legal aquela que parece banana, mas por dentro parece maracujá! O óleo com urucum achei o máximo! Que viagem!
ResponderExcluirAproveite bem!
bjs
Ai minha amiga...que viagem maravilhosa e sem brincadeira...te fez um bem enorme...teu blog está lindo, amei a dica do urucum, vou caçar por aqui, sempre se encontra urucum nos quintais de Minas. Quanto ao doce de laranja da terra, eu encontrei as cascas pré cozidas em supermercados do Rio e daqui também. Um beijo bem grandão e fica com Deus
ResponderExcluirAmiga, quanta coisa boa, né? Infelizmente não podemos trazer certas coisinhas tipo: sementes, queijos, produtos agrícolas e outras tantas mais.
ResponderExcluirBeijinhos
Taninha, uma das coisas que mais gosto em viagem é visitar os supers e conhecer as frutas locais, adorei as dicas. Viajei contigo e fiquei com vontade de provar tudo. Fico aguardando os próximos posts. Bjka, querida.
ResponderExcluiramiga..viajei comvc nêsse post lindo!!!adoro conhecer mercados e feiras quando vou a lugares diferentes..frutas de nomes estranhos a gente aqui..e..azeite de urucum?tudo de bom...vou ficar aqui..esperando o proximo post para continuar esa viagem linda comvc..bjus amiga..li
ResponderExcluirUi, Tania...Não sabia que você estava em viagem...Puxa, que bacana!!! Conte mais heim!!! Um beijão pra ti
ResponderExcluirVisitarei um dia destes :D.
ResponderExcluirBeijinhos.
Susana
Nossa que MARAVILHA! Eu ia ficar desorientada também!
ResponderExcluirQuanta fruta diferente! Lindas!
Quando fui ao Chile, em Santiago visitei dois mercados e quase enloqueci! Mas este aí ainda tem coisas mais diferentes!
Que delícia de viagem!
Beijocas
Amo provar novos sabores, é tão bom né, conhecer novas culturas, enfim.
ResponderExcluirE que lugar lindo hein?!
Beijos
Tania, adoro os blogueiros que participam conosco de suas aventuras, principalmente os mercados e as comidinhas...
ResponderExcluirbjs
Tânia, que saudades de bater um papinho contigo amiga.
ResponderExcluirAdorei tudo, aqui no Brasil, acho nossos supermercados ruins, principalmente questão frutas.
Olha que aqui se encontra de tudo um pouco e ainda falta tudo e muito.
Bjs
Minha querida amiga, tem um selinho para você lá no Plantar. É uma homenagem bem simples, mas é com muito carinho. beijos
ResponderExcluirTânia querida, passeio tudo de bom!
ResponderExcluirMenina quanta coisa boa nesse mercado, e a forma como são vendidos as verduras e legumes muito interessante, bem que aqui podia copiar, rs
beijos
Hey Tania, onde andas? Ainda vijando.
ResponderExcluirBeijos e feliz dia das maes.
que loucura menina!!!!
ResponderExcluirAmiga, cadê você? Um mês sem postar? Está tudo bem? Volta logo, estou com saudades. Bj grande.
ResponderExcluirNossa, este post está demais! Adorei estas informações sobre o mercado em Quito e gostaria também de provar todas estas frutas...
ResponderExcluirBjs
Nos has brindado un bonito post, con fotos espectaculares. Todo un lujo. Besos
ResponderExcluirOlá Tania,
ResponderExcluirEstava pesquisando a net e encontrei seu blog, gostei muito, e mais ainda porque vc fez um curso de finger food. Adoraria que vc me desse dicas, pois estou começando agora nesse pedaço, rsrsr, estou por fora.
Acho tão lindo e apetitoso esse jeitinho das comidinhas.
Mas, não consigo achar uma loja que venda palitos decorados de bom gosto, e não sei o que usar, ou comprar para ser cups.
Queria trocar ideia com vc.
Bjus!!!
Sua mais nova amiga......Tacy!!!!
tania,
ResponderExcluirhe visto en la foto - estantería de supermercado con las hojas de áloe vera. lo utilizan para cocinar?
T^^ania minha amiga k se passa consigo? está de férias? nunca mais soube de si amiga quando regressar diga alguma coisa beijinhossss.
ResponderExcluirOlá!Tem uma surpresinha no meu blog pra vc!
ResponderExcluirabraços e parabéns pelo blog!