"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)

quinta-feira, 26 de março de 2009

Antepasto - Berinjela Curtida no Vinho




Esta receita é maravilhosa...mas não rende muito depois de pronta.....
Deliciosa com um pãozinho italiano.....uma taça de vinho tinto.....

Descasque pelo menos umas 6 berinjelas grandes. Corte fatias finas no sentido de comprimento e depois no meio da berinjela. Fatie então para obter “fiozinhos”.
Coloque tudo numa bacia de plástico ou louça e jogue muito sal por cima, misture, cubra e deixe assim pelo menos 24 horas. A berinjela vai ficar nadando num caldo escuro que forma, mas é assim mesmo. Vá mexendo de vez em quando.

No dia seguinte, coloque tudo numa peneira, ou escorredor de arroz e deixe debaixo da torneira, lavando vem e espremendo a berinjela com as mãos. Neste processo use luvas. Depois de bem lavadas esprema bem. Aí vc já vai perceber a quantidade pequena que sobrou. Bem, na mesma tigela que ficou, coloque partes iguais de vinho tinto (não precisa ser o melhor, serve o mais baratinho) e vinagre de vinho. Faça uma quantidade suficiente para cobrir as berinjelas(deixe-as bem soltinhas). Deixe agora mais 2 dias. Depois só esprema bem com as mãos (mas esprema muito mesmo – eu tenho um pano de algodão branco que só uso para isso – depois de espremer com as mãos, coloco no pano, enrolo e torço bem).

Depois tempere nas seguintes versões:

01 – Pouquinho sal (ou nenhum), alho espremido, nozes picadas, azeitonas pretas picadas e muito azeite

02 – Pouquinho sal, alho, sementes de mostarda, azeitonas verdes picadas e pimenta vermelha (com critério!) e bastante azeite.

Coloque em potes e deixe então curtir o maior tempo possível, bem fechado, na geladeira.

pode-se comer após uns 3 dias, mas quanto mais ficar, melhor.

10 comentários:

  1. Com os palitos de parmesão deve ficar uma boa combinação :)

    ResponderExcluir
  2. Unhas receitas moi ricas!!! Gustoume moito a dos paliños de parmesano. Un saudiño dende Galicia.

    ResponderExcluir
  3. Tania amiga e eu pensando que o Zakuscas tava em retiro de Páscoa...ah que bom você e essas receitinhas nota 10 aqui de novo... Amiga que sensacional essa receita com vinho...adoro antepasto, mas com vinho... ah deve ficar uma loucura...Estou louca pra experimentar! Que delícia!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Tânia, estas berinjelas devem ser fantásticas!!! Já estou pensando num pão para acompanhar...

    Aliás, fiz seu pão preto hj, delícia!!!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Amiga primeiro obrigada pelo carinho, não querendo ofender ninguem dizendo que gostava tanto do arroz doce feito á Portuga, como aí no seu Brasil, obrigada mesmo é maravilhosa, de seguida rica receita que tem tudo de bom amiga, por acaso tenho Beringela e estava pensando fazer agora fim de semana mas ia fazer recheadas mas vamos a ver a paciência que anda mal, beijinhos grandes e como sempre grande chef que é, posso dizer sim...beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. amiga..faço berinjelas mais ou menos assim..mas..com vinho deve ficar tudo de bom..amei essa nova versão...receita anotada..muito boa mesmo..alias ..maravilhosa..!!!parabens pela receita otima..amo berinjelas..bjus

    ResponderExcluir
  7. AH, mas esta já foi pro caderninho....maravilha de receita dá prá zakuskar que é uma beleza...kkkk....sem brincadeira...adorei. bjcas

    ResponderExcluir
  8. eu já conheciaaaa
    eu já conheciaaa
    rs
    Amiga, deve ser bom demais né.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Uow, caponata chic nos urtimo!!!
    Adorei a sugestao com vinho e eu fico com a opçao numero 1 !!! Adoro a combinaçao com nozes!!!
    Nham..
    bjs
    si

    ResponderExcluir